CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

POLITÍCA MT

Servidores expõem talentos em gastronomia e artesanato na primeira edição do “Prata da Casa” de 2025

Publicados

POLITÍCA MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) abriu, nesta segunda-feira (5), a primeira edição do ano do projeto “Prata da Casa”. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL), oferece aos servidores e seus familiares a oportunidade de apresentar seus talentos nas áreas de gastronomia e artesanato. A exposição é alusiva ao dia das Mães e acontece até quarta-feira (7), das 8h às 17h, no saguão principal e também nas entradas dos auditórios da Casa.

Com o objetivo de valorizar as habilidades artísticas e empreendedoras dos servidores do Legislativo estadual e familiares, o projeto chega com novidades nesta edição. Entre elas, estão a ampliação do número de expositores e a setorização dos produtos expostos – como itens artesanais menores, roupas e alimentos. Ao todo, 42 expositores participam do evento.

“Além de servir à instituição e à sociedade, muitos servidores também se dedicam, por paixão ou como complemento de renda, a trabalhos manuais. Este é um espaço criado para divulgar esses talentos”, destacou a superintendente do IMPL, Gabriela Torres. Segundo ela, todos os inscritos foram contemplados nesta edição, sem necessidade de sorteio. “Queremos tornar o projeto ainda mais abrangente e acessível, tanto para os participantes quanto para o público visitante”, afirmou.

Leia Também:  Municípios discutem na ALMT alternativas para ampliar Teste do Pezinho

A variedade de produtos chama a atenção. Entre os itens disponíveis estão louças artesanais, acessórios, roupas, oratórios, objetos de decoração e complementos para casa. A servidora Moema Figueiredo, da Escola do Legislativo, é uma das expositoras. Ela apresenta louças e cerâmicas produzidas manualmente, com detalhes únicos. “Cada peça é feita com muito carinho e tem um toque especial. É gratificante poder mostrar esse trabalho aqui”, afirma.

A área gastronômica também oferece diversas opções para os visitantes. Do café da manhã ao almoço, há salgados, doces, queijos, pratos prontos e lanches saudáveis. A servidora Adriane Maia, do gabinete do deputado Carlos Avalone, participa com um cardápio leve e nutritivo. “Trouxe opções como saladas, sanduíches naturais, fricassê, sucos e salada de frutas. É uma forma de unir sabor e saúde”, conta.

Pela primeira vez no Prata da Casa, Cláudia Valério, familiar de servidor, apresenta uma linha de vestuário feminino. “Estou muito feliz pela oportunidade. É um espaço que valoriza e ajuda a divulgar o nosso trabalho”, disse.

Leia Também:  Comissão de Indústria, Comércio e Turismo aprova proposta que limita meia entrada a 40%

Todos os servidores estão convidados a prestigiar e apoiar os colegas que, além de desempenharem funções essenciais no dia a dia da Casa, também se destacam pela criatividade e talento.

Fonte: ALMT – MT

Propaganda

POLITÍCA MT

Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental

Publicados

em

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 533/2026, que institui o Fundo Estadual de Saúde Mental em Mato Grosso. A proposta tem como objetivo garantir recursos permanentes para o financiamento de políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado em saúde mental em todo o estado.

De acordo com o texto do projeto, o fundo será destinado ao custeio de ações estratégicas na área, incluindo a implantação e manutenção de serviços especializados, capacitação de profissionais, financiamento de projetos municipais, campanhas educativas e aquisição de equipamentos e insumos.

Para o parlamentar, o fortalecimento da rede de atenção psicossocial exige investimento contínuo e planejamento de longo prazo. “A saúde mental deixou de ser um tema secundário. Hoje, milhares de famílias convivem diariamente com ansiedade, depressão, sofrimento psíquico e dependência química sem acesso adequado ao atendimento público. Não podemos tratar essa crise com improviso ou ações temporárias. O Estado precisa assumir a responsabilidade de garantir financiamento permanente para cuidar das pessoas”, afirmou Barranco.

Leia Também:  Deputados analisam 30 matérias em reunião ordinária da CCJR desta terça (28)

O projeto estabelece que os recursos do fundo poderão ser provenientes de dotações orçamentárias do Estado, transferências da União, convênios, parcerias institucionais, doações e outras receitas vinculadas. A proposta também determina que os recursos sejam geridos pelo órgão estadual competente, com mecanismos de transparência e prestação de contas.

Segundo Barranco, a criação de um fundo específico permitirá maior estabilidade administrativa e evitará a interrupção de programas essenciais. “Quando não existe orçamento garantido, quem sofre é a população mais vulnerável. A criação do Fundo Estadual de Saúde Mental significa dar segurança financeira para ampliar serviços, fortalecer os municípios e garantir continuidade às políticas públicas. Saúde mental não pode depender da sobra do orçamento”, destacou o deputado.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. No Brasil, índices de ansiedade e depressão cresceram significativamente nos últimos anos, ampliando a demanda por atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública.

Barranco defende que Mato Grosso precisa avançar na estruturação de uma política estadual sólida e permanente para enfrentar o problema. “Estamos falando de uma política pública que salva vidas. Precisamos ampliar o acesso ao cuidado psicológico, fortalecer os CAPS, investir em prevenção e oferecer suporte principalmente à juventude, aos trabalhadores e às pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse fundo representa um passo decisivo para transformar a saúde mental em prioridade real dentro do orçamento do Estado”, concluiu.

Leia Também:  Após cobrança do deputado Allan Kardec e vereadores, secretaria faz recuperação da rodovia MT-040

A proposta, apresentada no início de maio, está agora sob análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA