SAÚDE
Ministério da Saúde apresenta avanços do SUS Digital na 2ª Jornada Mineira de Saúde
SAÚDE
O Ministério da Saúde apresentou os progressos do programa SUS Digital durante a 2ª Jornada Mineira de Saúde. Com adesão integral do estado, os 853 municípios mineiros planejaram sua transformação digital, reforçando o compromisso com a modernização do sistema. O encontro, promovido pela Frente Mineira de Prefeitos, em Belo Horizonte, reuniu lideranças municipais para debater os desafios da saúde pública, inovação na gestão e transformação digital no SUS.
No estado, 122 cidades já receberam 216 kits de telessaúde como parte das ações do Novo PAC, distribuídos pelo Ministério da Saúde. Os equipamentos potencializam o atendimento remoto em nove modalidades, ajudando a reduzir filas e facilitando o acesso da população a médicos especialistas em diversas regiões, fortalecendo as ações do Agora Tem Especialistas para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS.
João Pedro Braga Félix, diretor de Saúde Digital do Ministério da Saúde, destacou que a tecnologia é estratégica para fortalecer a gestão e ampliar o cuidado. Segundo ele, quase todos os municípios mineiros já registraram procedimentos na Rede Brasileira de Telessaúde, evidenciando o impacto direto das ações na ampliação do cuidado e na organização da assistência.
O diretor também citou a expansão dos Núcleos de Telessaúde em Guaxupé, Mariana, Montes Claros e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, contando com aporte federal para consolidar a rede no estado.
Foram apresentados, ainda, o Índice de Maturidade em Saúde Digital (INMSD) e a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) como plataforma oficial do Ministério da Saúde que integra sistemas público e privados.
A jornada marcou também o lançamento da pesquisa “Avaliação de Políticas de Saúde nos Municípios de Minas Gerais”, conduzida pelo Instituto DataTempo.
Israel do Vale
Emanoel Cardoso
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
SAÚDE
Ministério da Saúde investe mais de R$ 22,4 milhões no fortalecimento a saúde indígena em Mato Grosso do Sul
Para ampliar a assistência à saúde indígena em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 22,4 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) na Aldeia Água Branca, no município de Aquidauana, e para a ampliação da frota utilizada pelas equipes de saúde. O investimento contempla a entrega de 98 caminhonetes, sendo 64 disponibilizadas imediatamente e outras 34 nos próximos dias. O anúncio foi feito neste sábado (20), pela secretária de Saúde Indígena, Lucinha Tremembé.
Do total de recursos, R$ 21,38 milhões serão destinados à locação de 98 veículos e à disponibilização de 185 motoristas. Outros R$ 1,05 milhão serão investidos na ampliação da UBSI da Aldeia Água Branca, beneficiando diretamente 706 indígenas. Além da ampliação da unidade de saúde, Aquidauana e os demais municípios atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) serão contemplados com o reforço da frota utilizada pelas equipes de saúde indígena, ampliando a capacidade de atendimento nos territórios.
O contrato prevê a locação de veículos com motorista, manutenção, limpeza, seguro e franquia livre, garantindo melhores condições para o acesso das comunidades aos serviços de saúde. A iniciativa também contribuirá para agilizar o deslocamento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), bem como a realização de vistorias em estruturas de saneamento e o transporte de insumos, medicamentos e equipamentos.
Para a secretária Lucinha, os investimentos são estratégicos e estão alinhados ao compromisso do Governo do Brasil com o fortalecimento da saúde indígena. “Esses investimentos reforçam o compromisso do governo com a ampliação do acesso à saúde, a qualificação da infraestrutura e o fortalecimento da atenção primária nos territórios indígenas. No DSEI Mato Grosso do Sul, as equipes dependem quase integralmente do transporte terrestre para percorrer os cerca de 250 mil quilômetros quadrados de área de atuação. Por isso, a disponibilidade de veículos adequados e em boas condições é fundamental para garantir a continuidade da assistência e evitar a descontinuidade do atendimento nas comunidades mais distantes”, completou.
O DSEI de Mato Grosso do Sul atende mais de 93 mil indígenas pertencentes a oito povos — Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié, Guató e Atikum — distribuídos em 30 municípios do estado. Atualmente, a rede é composta por 81 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), 53 pontos de apoio e três Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casai).
Luiz Cláudio Moreira
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

