SAÚDE
Ministério da Saúde inaugura duas salas de cirurgia em São Paulo (SP) com recursos do Novo PAC
SAÚDE
Nesta sexta-feira (20), os pacientes de cirurgia geral e cirurgia oftalmológica do Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam mais um reforço para garantir agilidade e resolutividade em seus procedimentos na cidade de São Paulo. O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, inaugurou as duas salas cirúrgicas equipadas com investimento de R$ 3,11 milhões do Novo PAC. Elas aumentam a efetividade do programa Agora Tem Especialistas, cujo objetivo é aumentar a capacidade de atendimento e reduzir tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no SUS.
“O Governo do Brasil está realizando fortes investimentos em São Paulo sob a liderança do nosso presidente Lula e do nosso ministro Alexandre Padilha”, disse o ministro em exercício, Adriano Massuda. O Hospital das Clínicas de São Paulo viabilizou uma nova sala de cirurgia graças ao combo do SUS que envolve aparelho de anestesia, monitor multiparâmetro, ultrassom portátil, mesa cirúrgica elétrica radiotransparente, arco cirúrgico e sistema de vídeo endoscopia rígida. O investimento é de R$ 1,49 milhão.
Já o Instituto Suel Abujamra recebeu o combo de cirurgia oftalmológica, que vai ampliar a capacidade de procedimentos especializados. O combo inclui microscópio cirúrgico, biômetro de coerência óptica, vitreófago com facoemulsificador, laser para oftalmologia e fotocoagulador a laser. O investimento é de R$ 1,62 milhão. De acordo com Massuda, “estamos garantindo equipamentos de altíssima qualidade e de última geração para oferecer o que há de melhor no atendimento do nosso SUS por causa do Novo PAC e do programa Agora Tem Especialistas”.
Investimento em São Paulo
Na última quinta-feira, 19, o Ministério da Saúde fez outras entregas para o estado de São Paulo durante a 17ª Caravana Federativa. Com o investimento de R$ 16,6 milhões do Novo PAC Saúde, o Governo do Brasil entregou 43 ambulâncias do SAMU 192, 36 combos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), 123 equipamentos de saúde bucal, e cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOM) que vão atender mais de 40 municípios.
Por meio do Novo PAC, o Ministério da Saúde está investindo R$ 31,8 bilhões em obras, equipamentos e veículos para promover um salto de qualidade e expansão no SUS. Trata-se do maior programa de investimentos em infraestrutura do SUS, com investimentos em 2.600 UBS, 334 CAPS, 4.892 ambulâncias do SAMU 192, 800 Unidades Odontológicas Móveis, além de policlínicas, maternidades e diversos outros tipos de obras e equipamentos.
Em âmbito nacional, Novo PAC Saúde conta com R$ 31,5 bilhões em obras, equipamentos e veículos para fortalecer e modernizar o SUS. Trata-se do maior programa de investimentos em infraestrutura do sistema público, que contempla:
- 2.600 Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- 330 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
- 101 policlínicas;
- 4.800 ambulâncias do SAMU 192;
- 800 Unidades Oftalmológicas Móveis (UOM)
Fábio M. Barreto
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
SAÚDE
Ministério da Saúde investe mais de R$ 22,4 milhões no fortalecimento a saúde indígena em Mato Grosso do Sul
Para ampliar a assistência à saúde indígena em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 22,4 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) na Aldeia Água Branca, no município de Aquidauana, e para a ampliação da frota utilizada pelas equipes de saúde. O investimento contempla a entrega de 98 caminhonetes, sendo 64 disponibilizadas imediatamente e outras 34 nos próximos dias. O anúncio foi feito neste sábado (20), pela secretária de Saúde Indígena, Lucinha Tremembé.
Do total de recursos, R$ 21,38 milhões serão destinados à locação de 98 veículos e à disponibilização de 185 motoristas. Outros R$ 1,05 milhão serão investidos na ampliação da UBSI da Aldeia Água Branca, beneficiando diretamente 706 indígenas. Além da ampliação da unidade de saúde, Aquidauana e os demais municípios atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) serão contemplados com o reforço da frota utilizada pelas equipes de saúde indígena, ampliando a capacidade de atendimento nos territórios.
O contrato prevê a locação de veículos com motorista, manutenção, limpeza, seguro e franquia livre, garantindo melhores condições para o acesso das comunidades aos serviços de saúde. A iniciativa também contribuirá para agilizar o deslocamento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), bem como a realização de vistorias em estruturas de saneamento e o transporte de insumos, medicamentos e equipamentos.
Para a secretária Lucinha, os investimentos são estratégicos e estão alinhados ao compromisso do Governo do Brasil com o fortalecimento da saúde indígena. “Esses investimentos reforçam o compromisso do governo com a ampliação do acesso à saúde, a qualificação da infraestrutura e o fortalecimento da atenção primária nos territórios indígenas. No DSEI Mato Grosso do Sul, as equipes dependem quase integralmente do transporte terrestre para percorrer os cerca de 250 mil quilômetros quadrados de área de atuação. Por isso, a disponibilidade de veículos adequados e em boas condições é fundamental para garantir a continuidade da assistência e evitar a descontinuidade do atendimento nas comunidades mais distantes”, completou.
O DSEI de Mato Grosso do Sul atende mais de 93 mil indígenas pertencentes a oito povos — Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié, Guató e Atikum — distribuídos em 30 municípios do estado. Atualmente, a rede é composta por 81 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), 53 pontos de apoio e três Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casai).
Luiz Cláudio Moreira
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

