SAÚDE
Ministério da Saúde lança Laboratório de Inovação em Saúde voltado à formação em epidemiologia no SUS
SAÚDE
O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), lançou o Laboratório de Inovação em Saúde – Iniciativas Educacionais em Epidemiologia Aplicadas aos Serviços de Saúde do SUS (EpiLab). Com o objetivo de mapear, valorizar e dar visibilidade a experiências de formação em epidemiologia desenvolvidas em todo o Brasil, o EpiLab contribuirá para o fortalecimento da vigilância e do Sistema Único de Saúde.
A iniciativa também propõe a sistematização de conhecimentos, o estímulo à troca de experiências e a divulgação de práticas inovadoras que ampliem o uso da epidemiologia aplicada na saúde pública. Podem participar trabalhadores e gestores de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, com iniciativas educacionais em epidemiologia implementadas entre os anos de 2020 e 2025, com carga mínima de 20 horas, concluídas ou em andamento.
As propostas devem se enquadrar em um dos quatro eixos temáticos: 1) formação acadêmica em epidemiologia aplicada; 2) epidemiologia de campo; 3) educação permanente em epidemiologia para aplicação em vigilância em saúde; ou 4) epidemiologia aplicada à gestão e à tomada de decisão. O edital está disponível para consulta e as inscrições estão abertas até o dia 7 de novembro de 2025. Os interessados devem acessar o Portal da Inovação na Gestão do SUS da OPAS/OMS: www.apsredes.org.
As 40 melhores iniciativas serão apresentadas em um webinário nacional, receberão certificado de reconhecimento e terão seus resumos publicados em um livro de edição especial. As quatro iniciativas mais bem avaliadas – uma para cada eixo temático – serão apresentadas na 18ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), em Brasília (DF), em abril de 2026.
Histórico
A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), alinhada com a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) – e em conformidade com o Decreto nº 11.798, de 28 de novembro de 2023 – tem como atribuição coordenar a execução das atividades relativas ao uso da epidemiologia em todos os níveis do SUS. O EpiLab é uma ação realizada pela SVSA por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, e reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a formação e valorização dos profissionais do SUS, promovendo o uso qualificado da epidemiologia como ferramenta essencial para respostas mais efetivas em saúde pública.
Por Suellen Siqueira
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
SAÚDE
Ministério da Saúde investe mais de R$ 22,4 milhões no fortalecimento a saúde indígena em Mato Grosso do Sul
Para ampliar a assistência à saúde indígena em Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 22,4 milhões para a construção de uma Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) na Aldeia Água Branca, no município de Aquidauana, e para a ampliação da frota utilizada pelas equipes de saúde. O investimento contempla a entrega de 98 caminhonetes, sendo 64 disponibilizadas imediatamente e outras 34 nos próximos dias. O anúncio foi feito neste sábado (20), pela secretária de Saúde Indígena, Lucinha Tremembé.
Do total de recursos, R$ 21,38 milhões serão destinados à locação de 98 veículos e à disponibilização de 185 motoristas. Outros R$ 1,05 milhão serão investidos na ampliação da UBSI da Aldeia Água Branca, beneficiando diretamente 706 indígenas. Além da ampliação da unidade de saúde, Aquidauana e os demais municípios atendidos pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS) serão contemplados com o reforço da frota utilizada pelas equipes de saúde indígena, ampliando a capacidade de atendimento nos territórios.
O contrato prevê a locação de veículos com motorista, manutenção, limpeza, seguro e franquia livre, garantindo melhores condições para o acesso das comunidades aos serviços de saúde. A iniciativa também contribuirá para agilizar o deslocamento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), bem como a realização de vistorias em estruturas de saneamento e o transporte de insumos, medicamentos e equipamentos.
Para a secretária Lucinha, os investimentos são estratégicos e estão alinhados ao compromisso do Governo do Brasil com o fortalecimento da saúde indígena. “Esses investimentos reforçam o compromisso do governo com a ampliação do acesso à saúde, a qualificação da infraestrutura e o fortalecimento da atenção primária nos territórios indígenas. No DSEI Mato Grosso do Sul, as equipes dependem quase integralmente do transporte terrestre para percorrer os cerca de 250 mil quilômetros quadrados de área de atuação. Por isso, a disponibilidade de veículos adequados e em boas condições é fundamental para garantir a continuidade da assistência e evitar a descontinuidade do atendimento nas comunidades mais distantes”, completou.
O DSEI de Mato Grosso do Sul atende mais de 93 mil indígenas pertencentes a oito povos — Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Ofaié, Guató e Atikum — distribuídos em 30 municípios do estado. Atualmente, a rede é composta por 81 Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), 53 pontos de apoio e três Casas de Apoio à Saúde Indígena (Casai).
Luiz Cláudio Moreira
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde

