CUIABÁ
HMC e Hospital Municipal São Benedito prestam homenagem aos profissionais no dia da enfermagem
CUIABÁ
A Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto Socorro Dr. Leony Palma de Carvalho – HMC e Hospital Municipal São Benedito – HMSB, prestou homenagens aos profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem, pelo Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, celebrado em 12 de abril. Mais de mil profissionais foram homenageados entre as duas unidades hospitalares.
No HMC, a data dedicada à categoria de enfermeiro também se estendeu ao técnico em enfermagem, com entrega de certificados de reconhecimento, lembrancinhas, sorteio de brindes, música e lanche. O diretor-geral da ECSP, Paulo Rós e o diretor-administrativo e financeiro Eduardo Vasconcelos participaram das comemorações.
Segundo o diretor-geral, Paulo Rós, em datas comemorativas são realizadas ações humanizadas em prol dos colaboradores, como determina a gestão humanizada do prefeito Emanuel Pinheiro e sua equipe.
“Sabemos da importância do enfermeiro e técnico em enfermagem na prestação de cuidados com os pacientes, por essa razão dedicamos todo o nosso reconhecimento. Espero que todos gostem da homenagem, e se sintam valorizados, pois é esse o nosso intuito”, destacou o diretor-geral. Na oportunidade, ele agradeceu todas as pessoas que colaboraram com a realização e organização da ação em prol da enfermagem.
No Hospital Municipal São Benedito, a equipe do Projeto Acolher, entregou cartão com homenagem e bombom para cada profissional enfermeiro. Já a coordenação de enfermagem e o setor de qualidade realizarão a entrega de certificados de reconhecimento e lembrancinhas para os enfermeiros e para os técnicos em enfermagem, no dia 20 de maio, data em que é celebrada o dia do técnico em enfermagem.
A enfermeira assistencial Leila Silva, que atua há 3 anos na profissão de enfermeira e há 7 anos como técnica em enfermagem, conta que, se sente uma pessoa acolhida e valorizada enquanto profissional. “Enfermagem é amor. Quando eu era criança, precisei dos cuidados da enfermagem e da medicina intensiva, eu fui bem cuidada e recebi esse amor. Esse foi o motivo ao qual escolhi essa profissão, hoje eu repasso para os pacientes o mesmo amor e cuidados que eu recebi quando criança”, revelou.
Leila trabalha no Hospital Municipal de Cuiabá desde a inauguração. “Eu cresci profissionalmente neste hospital, aqui eu tenho oportunidade de exercer minha profissão com respeito ao próximo. “Eu sinto que vale a pena cada minuto. Nosso trabalho muda a vida dos pacientes e essa mudança positiva deixa a gente motivada. Constantemente recebemos elogios, cartas de agradecimento e presentes. Todo esse carinho enche meu coração de alegria”, completou.
“Eu saí de um coma com o sistema digestivo sem controle, precisei usar fralda, e os profissionais faziam o trabalho com carinho, me deram banho, esquentaram a água e me higienizaram. Existem pessoas com vocação somada à paixão para exercer determinadas coisas, é assim que eu vejo esses valorosos profissionais. Os enfermeiros e técnicos em enfermagem são empenhados e tratam a gente como se fossemos da família. Os profissionais fazem coisas surpreendentes, é difícil acreditar, mas é verdade”, relatou o feirante Eduardo da Silva, 52 anos, que está há 60 dias internado no HMC.
A técnica em enfermagem, Edna Figueiredo, 56 anos, atua há 25 anos na área. Durante esses anos ela conta que, o momento mais marcante foi o período da pandemia. “Eu trabalhava no Hospital Municipal São Benedito, vi muitas pessoas perderem a vida, mas o amor à profissão e ao próximo me deu forças para continuar exercendo minha função. Atualmente sou colaboradora do HMC, gosto muito do meu trabalho e agradeço a valorização com todos nós funcionários”, destacou.
Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro
Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.
No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.
A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
CUIABÁ
Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil
A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.
Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.
Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.
Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.
Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.
Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.
A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


