MATO GROSSO
TCE-MT e TCMSP firmam parceria educacional durante visita técnica
MATO GROSSO
| Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
![]() |
A fim de fortalecer a rede de ensino proposta pela Escola Superior de Contas, uma equipe do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou visita técnica à Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Na ocasião, as instituições definiram pela assinatura de um termo de cooperação educacional, que será assinado nos próximos dias.
O encontro aconteceu nesta quarta-feira (17) e faz parte de uma série de ações desenvolvidas do TCE-MT, por meio da Escola Superior de Contas, com supervisão do conselheiro Waldir Teis, e que tem como objetivo capacitar os jurisdicionados, reduzindo erros, otimizando custos e trazendo excelência à gestão pública de Mato Grosso.
Na ocasião, o consultor jurídico-geral e coordenador pedagógico da Escola, Grhegory Maia, lembrou que a proposta também converge com as metas de gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.
“Temos como nos espelhar muito, no TCMSP, porque, notadamente, nossos objetivos institucionais na área acadêmica são parecidos. Isso nos traz alento no sentido de que devemos prosseguir e buscar essa profissionalização dos jurisdicionados por meio da nossa Escola”, disse.
No mesmo sentido se posicionou o coordenador-geral da Escola de Contas do TCE-MT, Yenes Magalhães. “A parceria é muito importante porque queremos trilhar o mesmo caminho, trazendo melhoria de qualidade de vida para nossa população. Isso é o que todos nós almejamos.”
A diretora da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas do TCMSP, Ana Carla Bliacheriene, também destacou as vantagens do trabalho integrado.
“Esse é o pedido do nosso conselheiro dirigente. Tudo que for produzido em conhecimento e capacitação, desenvolvimento social, inovação, seja em cursos, eventos ou no laboratório de inovação, deve e será compartilhado para toda a comunidade e para a rede de escolas do país”, pontuou.
Já o chefe de gabinete, Luciano Vieira de Araújo, explicou que a visita foi importante para o alinhamento de proposta na busca de um pacto prático, firmado a partir do uso de recursos atuais. “O que a sociedade espera é que as escolas ofereçam ferramentas para essa transformação de governos, tão importante nacional e globalmente.”
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT
MATO GROSSO
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
As diligências fiscalizatórias seguem em andamento. Novos desdobramentos serão informados à medida que as apurações avançarem.
O nome da operação, Gateiro, faz alusão à denominação atribuída, popularmente, ao técnico que implementa “gatos” na rede elétrica.
Fonte: Governo MT – MT



