CUIABÁ
Mais de 18 mil pessoas prestigiam Festival de Siriri e grupos comemoram valorização da cultura cuiabana
CUIABÁ
Aproximadamente 18 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (Arena Acrimat) para prestigiar os três dias de apresentações do 14º Festival de Siriri de Cuiabá. A estimativa é feita pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, responsável por, em parceria com outras secretarias, promover um dos maiores eventos de manifestação da cultura cuiabana.
O sucesso do festival foi comemorado pelos dez grupos que se apresentaram nesta edição do festival. Para o cantor, compositor, e integrante do Flor Ribeirinha, Edmilson Maciel, a retomada do evento, paralisado há dois anos por conta da pandemia da Covid-19, representa a valorização das raízes culturais da Capital. Segundo ele, a iniciativa também é importante para despertar esse sentimento nas futuras gerações.
“Eu valorizo a gestão que retomou esse evento, por acreditar na nossa cultura, que é a mais bonita do mundo. O festival também mostra o incentivo aos pequenos, a participação das nossas crianças. O modelo adotado foi o correto, pois ele permite a participação de adultos e crianças. Isso fortalece o sentimento na nova geração, mostrando para toda a população o que temos de melhor, que é a nossa cultura”, disse Edmilson.
Já para o diretor e fundador do grupo Siriri Elétrico, Thomas Flaviano, o festival demonstrou mais uma vez a força que tem a cultura cuiabana. Ele destacou que em todas as apresentações foi possível sentir a empolgação de quem estava no palco e também de toda a população, que cantou e dançou a cada canção entoada pelos artistas. De acordo com Thomas, a expectativa é de que as próximas edições sejam ainda melhores.
“Conseguimos ver o valor que o Siriri e o Cururu têm. Vimos empolgação do público e sentimos que não foi a torcida do Siriri Elétrico, mas sim a torcida do Siriri, do Cururu. De modo geral, todo povo cuiabano prestigiou, celebrou, e isso é contagiante. Quando estamos no palco cantando, a gente se arrepia ao ver a galera dançar e cantar junto. Por isso, essa retomada é celebrada com maior alegria pelo segmento”, expressou o diretor.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, avaliou os três dias de festival como extremamente positivos, para os grupos e para o público, e enfatizou o esforço da gestão Emanuel Pinheiro para garantir que o evento fosse retomado neste ano. Conforme ele, a secretaria continuará promovendo e fortalecendo iniciativas que potencializam o resgate e valorização da nossa cultura.
“Nesses três dias, pudemos contemplar o sucesso de um trabalho, da disposição da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, para fazer esse grande evento. Foram dez grupos que trouxeram, além das danças, o som da viola de cocho, do mocho e do ganzá, entoando canções que representam nossa história. Mesmo com dias chuvosos, a população compareceu em massa e isso é motivo de muita alegria para todos nós”, finalizou o secretário.
Se apresentaram no 14º Festival de Siriri de Cuiabá os grupos: Coração Franciscano; Flor do Campo; Raízes Cuiabanas; São Gonçalo Beira Rio; Flor de Atalaia; Siriri Buriti do Cerrado; Siriri Elétrico; Flor Serrana; Voa Tuiuiú; e Flor Ribeirinha.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Cuiabá mantém controle da meningite e reforça vacinação em 72 unidades de saúde
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou nesta terça-feira (23) a atualização do boletim epidemiológico da meningite na capital. Os dados mostram que, embora novos casos tenham sido registrados nos últimos meses, não houve aumento no número de óbitos desde abril, mantendo-se em três o total de mortes pela doença em 2026.
Até o momento, foram confirmados 17 casos de meningite na capital neste ano. A maior parte dos registros, com 11 casos, ocorreu entre pessoas de 0 a 29 anos. O sexo masculino concentra a maioria das ocorrências, com 13 casos confirmados.
Entre os tipos identificados, a meningite não especificada representa o maior número de notificações, com 11 casos e um óbito. Também foram registrados dois casos de meningite fúngica por Cryptococcus, com um óbito; dois casos de meningite viral; um caso de meningite bacteriana causada por Streptococcus pneumoniae; e um caso de meningite bacteriana por Staphylococcus, que resultou no terceiro óbito registrado no município.
Dos 17 pacientes diagnosticados, 11 já receberam alta médica ou foram considerados curados. Outros três casos seguem em acompanhamento pelas equipes de vigilância.
Outro dado destacado pela Secretaria Municipal de Saúde é que nenhum dos casos confirmados em Cuiabá neste ano está relacionado à meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. O município também não registra circulação desse tipo de meningite.
A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas e secreções respiratórias, especialmente em situações de contato próximo e prolongado.
Os principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, sonolência, sensibilidade à luz e alterações do estado mental. Em crianças pequenas, também podem ocorrer irritabilidade, recusa alimentar e alterações na moleira. A orientação é que, diante desses sinais, a população procure imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica.
Como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a vacinação em dia. Os imunizantes contra os principais tipos de meningite bacteriana estão disponíveis gratuitamente nas 72 Unidades de Saúde da Família de Cuiabá.
Nas unidades com horário regular, a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já nas unidades com horário estendido, o atendimento ocorre até as 21h, ampliando o acesso da população.
O município também oferece vacinação domiciliar para pacientes com comorbidades que impossibilitam a locomoção até uma unidade de saúde, garantindo proteção a esse público.
Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), estão disponíveis a vacina meningocócica C, aplicada aos 3 e 5 meses de idade, e a vacina meningocócica ACWY, administrada como reforço aos 12 meses e destinada também a adolescentes de 11 a 14 anos. A vacina contra o meningococo do sorogrupo B é disponibilizada apenas na rede privada.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


