CUIABÁ
Sugestão de Pauta: Prefeito reinaugura Unidade de Acolhimento para Adultos na segunda-feira (7)
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira, convidam para o evento de reinauguração da Unidade de Acolhimento para Adultos- Estrada da Guia, nesta segunda-feira (7), às 9h.
A gestão mantém um cuidado especial com o público em situação de vulnerabilidade social e a nova estrutura vai assegurar maior comodidade, tendo como público alvo, adultos.
O local possui capacidade de atender até 50 pessoas, que serão encaminhadas pelo Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua- Centro Pop.
A unidade passou por reforma e revitalização completa, com serviços de restauração dos banheiros, cozinhas e troca do telhado.
“Essa unidade já passou por outros projetos de reforma, tendo nessa gestão, melhorias diante das demandas apresentadas, nas áreas de hidráulica, elétrica e recuperação da estrutura”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
As unidades de acolhimento contam com uma equipe multidisciplinar para atendimento da população em situação de rua com serviços de acolhimento, triagem e encaminhamento para os benefícios sociais e oportunidade de vagas ao mercado de trabalho. O tempo de permanência é temporário, podendo o usuário ficar no local por até três meses.
Atualmente, Cuiabá possui quatro unidades de Acolhimento, sendo da Estrada da Guia, Manoel Miráglia e do Porto, com capacidade de 50 vagas em cada unidade. Além da Associação Terapêutica e Ambiental Paraíso- ATAP, com 120 vagas.
Ações de abordagem são realizadas de forma contínua pelas equipes da Assistência que percorrem diariamente a cidade informando ao público sobre as unidades existentes e encaminhá-los para acolhimento. Essas ações são realizadas pelas equipes da Abordagem Social e do Centro de Referência Especializado à população em situação de Rua (Centro Pop).
“A gestão Emanuel Pinheiro trabalha diuturnamente, para proporcionar condições de melhoria de qualidade de vida à essas pessoas que escolheram as ruas como moradia. O nosso ideal é cada vez mais reduzir o número desse público nos principais pontos da capital”, finalizou o prefeito Emanuel Pinheiro.
Serviço:
Evento: Reinauguração Unidade de Acolhimento do Distrito da Guia
Data: 07/11/2022
Horário: 9 horas
LOcal: Unidade de Acolhimento do Distrito da Guia
Endereço: Rodovia Arquiteto Helder Cândia- MT 010- Estrada – Km 07
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
Capacitação fortalece atuação técnica de servidores no licenciamento ambiental
Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) participaram da palestra técnica “Licenciamento Ambiental de Postos de Combustíveis”, promovida pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA/MT), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), em Cuiabá.
O evento reuniu profissionais da área ambiental, consultores, empreendedores, estudantes e representantes de órgãos públicos para discutir os principais aspectos técnicos e legais relacionados ao licenciamento ambiental do setor.
Durante a programação, foram abordados temas como exigências normativas, documentação necessária, procedimentos junto aos órgãos ambientais e desafios enfrentados nos processos de licenciamento e regularização de postos de combustíveis.
A participação dos servidores integra as ações de capacitação contínua da Prefeitura de Cuiabá, voltadas ao aprimoramento das análises técnicas e ao acompanhamento das atualizações da legislação ambiental.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lise Bokorni, destacou a importância da qualificação permanente das equipes que atuam na área.
“A atualização técnica dos servidores fortalece a qualidade das análises ambientais e contribui para processos mais seguros, eficientes e alinhados à legislação vigente”, afirmou.
Além da capacitação, o encontro também possibilitou a troca de experiências entre profissionais do setor, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental e para a melhoria dos serviços prestados à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

