CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Sema-MT e PM apreendem máquinas usadas em desmatamento ilegal flagrado por imagens de satélites

Publicados

MATO GROSSO

Em nova etapa da Operação Amazônia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aplicou multas que somam R$ 2,1 milhões por desmate ilegal e descumprimento de embargo no bioma, após flagrantes realizados de acordo com os alertas identificados por imagens de satélites de sistema usado pelo Estado para monitorar atividades ilegais.

A ação é realizada pela equipe da Sema de Confresa, em parceria com o 10° Comando Regional da Polícia Militar.

Ao todo, foram fiscalizados 12 alertas de desmatamento em Santa Terezinha e Vila Rica. Foram apreendidas quatro máquinas sendo utilizadas em áreas embargadas, ou seja, que deveriam estar com a vegetação em regeneração. Duas pás carregadeiras, um trator esteira e um trator de pneu com grade de arar, além de um tanque de combustível tipo reboque.

A ação foi norteada pelos alertas de desmatamento ilegal identificados por imagens de satélite de alta resolução que monitoram toda a cobertura vegetal do território estadual. Com isso, é possível realizar o flagrante da ação ainda no início e impedir a continuidade do dano ambiental.

Leia Também:  Alto Taquari celebra entrega histórica dos primeiros títulos de regularização fundiária

Operação Amazônia

O Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto por imagens de satélite de alta resolução para responsabilizar os infratores.

Quem se deparar com um crime ambiental deve denunciar por meio dos contatos: da Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838) ou pelo novo WhatsApp para denúncias (65) 9 8153-0255.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Mostra Estudantil mobiliza jovens no combate à violência contra a mulher

Publicados

em

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia realizou, na terça-feira (23), a cerimônia virtual de premiação da Mostra Estudantil de Arte 2026. Com o tema “Cores que Gritam: Dignidade, Respeito e Voz”, a iniciativa mobilizou estudantes na promoção dos direitos das mulheres e na prevenção da violência de gênero por meio da expressão artística.A edição deste ano reuniu 32 escolas dos dois municípios e contabilizou 217 obras inscritas, além de registrar expressiva participação da comunidade, com 9.205 votos populares por meio da plataforma digital do projeto. A mostra estimulou estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio a expressarem, por meio da arte, reflexões sobre os direitos das mulheres e a prevenção da violência. Com mensagens voltadas ao respeito, à igualdade e ao fortalecimento feminino, as obras destacaram valores como sororidade, resiliência e valorização das trajetórias das mulheres. Durante a cerimônia, a promotora de Justiça Luciana Rocha Abrão David, integrante do júri técnico e apoiadora da iniciativa, destacou o alto nível dos trabalhos apresentados e o impacto social do projeto. “Hoje celebramos não apenas os vencedores, mas todos que participaram deste processo, que atingiu seu principal objetivo: engajar a comunidade escolar na reflexão sobre esse tema tão importante”, ressaltou.Foram premiadas as obras “Mulheres que Renascem” (Categoria Especial/Apae), “Stop Violence” (6º ano), “Memórias de uma Lei” (7º ano), “Força Ancestral, Denuncie 180” (8º ano), “Florescer” (9º ano), “Verdadeira Essência” (1º ano do Ensino Médio), “Peso do Amor” (2º ano do Ensino Médio) e “Incontáveis Dias de Luta” (3º ano do Ensino Médio).Também receberam reconhecimento pelo engajamento as instituições que alcançaram 100% de participação das turmas: CMEB Jardim Araguaia, Colégio Cathedral, Escola Interativa Coopema, Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, Escola Estadual Francisco Dourado, Escola Estadual Heronides Araújo e Escola Estadual Waldiza Rego Flores Lopes.A obra “Peso do Amor”, produzida pela turma do 2º Ano A do Instituto Madre Marta Cerutti, obteve a maior nota técnica da mostra e será transformada em um mural externo na unidade escolar. A pintura será executada pelo artista plástico Dupé Ferreira no mês de agosto.A programação incluiu ainda o sorteio de brindes para os estudantes participantes, entre eles um notebook e um smartphone. A comissão organizadora informou que haverá uma exposição presencial das obras, em data a ser divulgada, ampliando o alcance das mensagens construídas pelos estudantes em defesa da dignidade, do respeito e dos direitos das mulheres.Confira o resultado completo aqui.Assista abaixo à live de premiação.

Leia Também:  Outubro Rosa no TJMT emociona e inspira mulheres a se cuidarem
(Com informações da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA