MATO GROSSO
Músicos imigrantes e brasileiros se unem para apresentação neste domingo (17)
MATO GROSSO
O projeto é idealizado pela violinista Yndira G Villarroel, que também é imigrante, e aposta na potência da diversidade cultural na capital mato-grossense.
Segundo a musicista, o público vai ser contemplado com uma seleção musical que, além de repertório com músicas brasileiras, apresenta coletâneas dos países de origem dos imigrantes conectados ao projeto.
“São muitos gêneros, estilos, ritmos e suingues. O público fará uma imersão sonora por vários lugares, aprendendo um pouco sobre a cultura desses artistas e podendo apreciar ainda, um repertório especial de música brasileira”, conta.
Yndira destaca ainda que a comunidade imigrante está crescendo e que a arte é uma ferramenta que tem poder de agregar. “É importante dar visibilidade aos imigrantes que trazem consigo uma bagagem cultural muito grande, tanto profissional quanto cultural. A música é um instrumento de integração”.
O repertório de música brasileira ficará a cargo de Alaécio Martins (MG), Estela Ceregatti (MT), Alex Teixeira (SP), Samuel Barros (CE) e Sidnei Duarte (MT). Já os músicos imigrantes são Akane Iizuka (Japão), Herminio Nhantumbo (Moçambique), Malaquias Lopes (Guiné-Bissau), Frantzno Saint Victor (Haiti) e a própria Yndira, representando a Venezuela. O músico Jhon Stuart a apoia nos arranjos e produção musical.
A primeira mostra do MultiCulturas passou pelo espaço cultural Feitiço da Lua, em Cuiabá. As ações irão contemplar ainda, no dia 17 de outubro, estudantes do período noturno da Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, incluindo a realização de uma palestra sobre imigração.
Todas as ações do projeto contam com a presença de intérpretes de libras, e, antes de executar cada música, os imigrantes contam um pouco sobre seus países de origem e sua história. O encerramento ocorre no dia 31 de outubro, a partir das 19h com uma apresentação ampliada, na Praça Oito de Abril, também na capital.
Serviço
2ª mostra do projeto MultiCulturas
Quando: domingo (17.09), às 16h
Local: Centro de Pastoral Para Migrantes
Av. Gonçalo Antunes de Barros, 2785 – Carumbé, Cuiabá
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros resgata arara-canindé que caiu em quintal de residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, na manhã de sábado (27.6), uma arara-canindé que caiu no quintal de uma residência no bairro Vale do Sol, em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá).
A 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar (11ª CIBM) foi acionada por volta das 8h30, via Central de Emergências 193, e prontamente uma equipe se deslocou ao endereço indicado.
No local, os bombeiros militares realizaram a captura do animal após constatarem sinais de debilidade física e possível lesão ou fratura em uma das asas, o que impedia o voo.
Após a captura, a ave foi colocada em uma caixa de transporte apropriada e encaminhada a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários.
O Corpo de Bombeiros orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população não tente capturá-los por conta própria. A recomendação é manter distância e acionar imediatamente a corporação pelo telefone de emergência 193, garantindo a segurança das pessoas e a preservação da fauna silvestre.
Fonte: Governo MT – MT


