CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

MATO GROSSO

Centenas de pessoas participaram das Atividades de encerramento do Dia Mundial da Água no Parque das Águas

Publicados

MATO GROSSO

As atividades com foco na conscientização da importância da água e o uso adequado para preservação deste recurso essencial, foram finalizadas neste sábado, dia 22 de março, data que se celebra o Dia Mundial da Água. As ações, organizadas pela secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Superintendência de Educação Ambiental e prefeitura de Cuiabá, ocorreram durante todo o mês de março e se encerrou com uma programação educativa, cultural e recreativa no Parque das Águas, em Cuiabá.

A programação da tarde de sábado envolveu público de diferentes idades que participaram das oficinas de terrário e aproveitamento de biolodo, pintura livre, mosaico de água, arborização urbana, distribuição de muda, jogo trilha legal do tuiuiú e apresentações culturais. A Águas Cuiabá apresentou equipamentos para análise de água e uma visita virtual à ETA, permitindo que os participantes conheçam de forma interativa o processo de tratamento de água.

“Nosso objetivo é acessar as pessoas conscientizando sobre a preservação desse recurso tão essencial para vida. O evento foi um sucesso e demonstrou o quanto as crianças se sentiram inspiradas a projetar um futuro mais sustentável, garantindo água para as próximas gerações”, destacou a secretaria de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti.

A oficina de terrário foi organizada pela Sema usando cactos e suculentas para a produção. Já de a biolodo, que é o plantio de mudas em cano, foi oferecida pelas Águas Cuiabá, parceira do evento, que disponibilizou 250 vasos como forma de reaproveitar os canos que sobram em reparos ou manutenção da rede coletora de esgotos.

A professora de geografia Silvia Gomes, que faz mestrado em Recursos Hídricos, prestigiou o evento e participou da oficina de biolodo. “Achei muito interessante esta montagem, eu ainda não conhecia. Estou sempre participando de oficinas mas nunca tinha visto a plantação em tubos”.

Leia Também:  Reforma: Secretarias Criminais realizarão atendimento por telefone até 6/03

A Servidora pública Juliana Martini levou a filha de 10 anos para participar da oficina de terrário. A pequena aproveitou a oportunidade para adquirir conhecimentos de meio ambiente no jogo trilhas do Tuiuiu.

“Foi muito bom participar desta oficina com minha filha, essa conexão com a natureza é magnifica, uma terapia mexer com a terra. É a primeira vez que monto minha própria plantinha, sempre pegava muda já pronta e essa construção foi muito legal. A vivencia é a melhor educação para criança, se a gente quer que elas valorizem os recursos naturais elas têm que vivenciar e participar destas experiências”.

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), também parceiro do evento distribuiu por meio do projeto Verde Novo cerca de 500 mudas frutíferas para a população. Entre as espécies estão amora, caju, acerola, graviola, pitanga, pitomba e tamarindo, além de ipê roxo e amarelo.

O evento foi encerrado com a apresentação cultural do grupo Tibanaré.

Concurso de Desenhos Água Viva

Durante o evento foi anunciado os ganhadores do concurso de desenhos Água Viva. Os primeiros lugares ganharam como prêmios bicicletas, troféu, headphone, headset, caixa de som e kit de pintura. Os 12 trabalhos finalistas do concurso estavam expostos para apreciação do público. O concurso de desenho envolveu as escolas municipais e os ganhadores foram escolhidos por votação popular com mais de 6 mil votos registrados.

A ganhadora do grupo I, Lorenna Luisa dos Santos, aluna do 5º ano da Emeb Professora Tereza Lobo, comemorou ter seu trabalho escolhido pela população. Ela transmitiu por meio de seu desenho, feito no formato de história em quadrinhos, como usar de forma responsável a água, sem desperdício para a conservação.

O secretário adjunto de Meio Ambiente de Cuiabá, Valdinir Piazza Topanotti, destacou a importância do evento para conscientização e despertar para novas práticas, com mudanças que possam beneficiar o meio ambiente. “Atitudes simples, como descartar o lixo corretamente, não desperdiçar água, reaproveitar materiais ao invés de lança-los fora, cada um fazendo sua parte. Pensar em água tem que pensar em arborização, conservação de Área de Preservação Permanente, recuperação de nascente”.

Leia Também:  Policiais militares auxiliam mulher em trabalho de parto em Nova Mutum

O evento foi prestigiado pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.

Ações do Dia Mundial do Meio Ambiente

As comemorações no sábado, Dia Mundial da Água, se iniciaram no Museu de História Natural de Mato Grosso, com visita guiada ao museu, oficinas Trilha de Observação, Poesia-Rio Cuiabá, Balsa Ecológica, Chalana com análise de água e uma visita virtual à Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio de óculos 3D.

Na sexta (21.3) teve o encerramento da campanha “Óleo na pia não”, sobre o descarte adequado de óleo de cozinha, realizada na Escola Estadual Djalma Ferreira de Souza, com apresentações culturais de teatro, música, dança e exposição de desenho sobre a água e experimento científico feitos por alunos da 6ª série. A escola arrecadou 80 litros de óleo durante 3 semanas da campanha, que serão usados para a confecção de sabão para a instituição de ensino.

Parceria

O evento contou com a parceria da Águas Cuiabá e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e apoio das Secretarias Municipais de Educação, e a de Cultura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFET), grupo de Escoteiro Fhilippe Lande, Museu de História Natural de Mato Grosso, Pantanal Shopping, Âmbito Ambiental, Água Mineral Natural Buritti, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Mato Grosso (Crea-MT) e deputado federal José Medeiros.

Fonte: Governo MT – MT

Propaganda

MATO GROSSO

Projeto de Barra do Garças que previne violência doméstica é selecionado para o Prêmio Innovare 2026

Publicados

em

Arte de divulgação da 23ª edição do Prêmio Innovare, premiação que reconhece práticas inovadoras no sistema de Justiça brasileiroO projeto Homens que Cuidam, desenvolvido pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças em parceria com a Prefeitura Municipal, foi selecionado para concorrer à 23ª edição do Prêmio Innovare. A iniciativa se destaca por colocar os homens no centro das ações de prevenção à violência doméstica, por meio de atividades educativas que estimulam a reflexão sobre masculinidade, saúde emocional, autocuidado e relações familiares.

Lançado no final de 2025 e executado desde março deste ano, o projeto reúne o Poder Judiciário, a Prefeitura de Barra do Garças, forças de segurança, escolas, lideranças religiosas e outros atores sociais para desenvolver ações educativas voltadas ao público masculino. As atividades incluem palestras, encontros educativos e a integração com o Grupo Reflexivo para Homens (GRH), ampliando as estratégias de prevenção. A proposta é atuar antes que a violência aconteça, levando ações de conscientização a diferentes espaços da comunidade e incentivando mudanças de comportamento desde a infância até a vida adulta.

Idealizador da iniciativa, o juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende, que atua na Segunda Vara Criminal da Comarca, com competência em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, explica que o projeto nasceu da constatação de que o machismo produz consequências não apenas para as mulheres, mas também para os próprios homens.

Juiz Marcelo Sousa Melo Bento de Resende apresenta o projeto Homens que Cuidam durante palestra em Barra do Garças.“O machismo não afeta só as mulheres. Homens têm expectativa de vida menor, bebem mais, cometem mais homicídios e são maioria na população carcerária. E, para cuidar da família, esse homem precisa, antes, cuidar de si próprio. Ele precisa perceber o risco que esse comportamento traz para a própria vida”, contextualiza.

Leia Também:  Reforma: Secretarias Criminais realizarão atendimento por telefone até 6/03

Segundo o magistrado, campanhas tradicionais costumam estimular a mudança de comportamento em benefício da mulher ou da família. Na avaliação dele, esse modelo nem sempre é suficiente para provocar transformações efetivas. Por isso, o projeto busca mostrar aos homens os benefícios pessoais de abandonar padrões machistas, como a melhoria da saúde física e emocional, dos relacionamentos familiares e da qualidade de vida.

As atividades abordam temas como masculinidade, construção social dos papéis de gênero, influência da chamada “machosfera”, radicalização em ambientes digitais, manejo da raiva, reconhecimento e regulação das emoções, saúde do homem, autocuidado, parentalidade e os impactos do consumo abusivo de álcool.

A iniciativa estreou com uma palestra em uma escola da rede municipal de ensino. Em seguida, foi realizada uma reunião de alinhamento com representantes das instituições parceiras para definir as estratégias de atuação conjunta. A partir dessa articulação, o projeto passou a ser implementado em diferentes espaços da comunidade. Uma das ações ocorreu no destacamento do Cindacta, reunindo militares da Aeronáutica em uma palestra sobre masculinidade e prevenção da violência doméstica. Outra foi realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Araguaia, onde cerca de 100 estudantes, entre homens e mulheres, participaram de um debate sobre igualdade de gênero, relações saudáveis e prevenção da violência. O projeto também deu início a um ciclo de três palestras voltadas aos servidores do sexo masculino da Prefeitura de Barra do Garças.

Leia Também:  PM realiza formatura de 603 alunos do 11º Estágio de Qualificação de Praças nesta sexta-feira (14)

Outra frente do projeto é a integração com GRHs, conduzidos pela Segunda Vara Criminal. Além dos participantes encaminhados judicialmente, os encontros passaram a admitir a participação voluntária de homens interessados em refletir sobre seus comportamentos e prevenir situações de violência.

“O fato de homens procurarem espontaneamente o Grupo Reflexivo mostra que estamos conseguindo ampliar o alcance da prevenção. Nossa intenção é chegar antes da violência, oferecendo um espaço de reflexão e mudança de comportamento”, avalia o juiz.

Prêmio Innovare – Criado em 2004, o prêmio reconhece e dissemina práticas que contribuem para o aprimoramento do sistema de Justiça brasileiro, independentemente de alterações legislativas. Ao longo de sua trajetória, a premiação já analisou mais de 10 mil práticas desenvolvidas em todos os estados do país, consolidando-se como uma das principais vitrines de iniciativas inovadoras da Justiça brasileira.

Autor: Alcione dos Anjos

Fotografo:

Departamento: Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

Email: [email protected]

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA