BRASIL
Ministério do Turismo apoia evento que promove inclusão de pessoas com deficiência no turismo
BRASIL
O turismo brasileiro está dando mais um passo em direção à inclusão. Até 30 de abril, o evento “Conexão Inclusiva” mobiliza empresas, profissionais e estudantes para ampliar a empregabilidade de pessoas com deficiência (PCDs) no setor turístico. A iniciativa é realizada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Justiça do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), o Ministério Público do Trabalho e o Programa Mais Acesso, com apoio do Ministério do Turismo (MTur).
O apoio do Ministério está dentro do Acordo de Cooperação Técnica (ATC) com a UEA, que tem como objetivo estabelecer esforços para colaboração de atividades voltadas à acessibilidade no turismo, assim como ao Turismo Responsável, com vistas a implementação de práticas responsáveis para o desenvolvimento do setor no Brasil.
O evento visa promover a diversidade no mercado de trabalho por meio de palestras, capacitações e ações de sensibilização. Além disso, a programação conecta empresas que oferecem vagas a profissionais com deficiência em busca de oportunidades.
A secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, reforça a relevância estratégica da iniciativa. “Esta ação contribui para fortalecer as políticas públicas de inclusão no turismo e avança no cumprimento de compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o ODS 8, sobre trabalho decente, e o ODS 10, que trata da redução das desigualdades”, pontua.
De acordo com a coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, Carolina Fávero, a proposta do evento está diretamente alinhada aos projetos do ministério. “Essa ação é fundamental para ampliarmos a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho do setor turístico, promovendo um ambiente mais inclusivo e alinhado aos princípios de diversidade e sustentabilidade que defendemos”, afirmou.
Já o diretor do departamento de Qualificação, Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur, Aldo Valentim, faz um convite direto ao setor. “Convidamos as empresas do turismo a se engajarem nesta iniciativa, divulgando suas vagas e participando das capacitações. Um setor mais diverso e inclusivo é um setor mais forte”, destaca.
PALESTRA – Um dos destaques da programação é a palestra “Viagens que Transformam: Jessica Paula e o Caminho para um Turismo Inclusivo”, que ocorre nesta terça-feira (29.04), das 18h às 20h, na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA (Av. Leonardo Malcher, 1728 – 4º andar). O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Programa Mais Acesso no YouTube. A jornalista e viajante Jessica Paula, que já conheceu 38 países, compartilhará suas experiências e desafios como defensora do turismo acessível. Além de inspiradora, a palestra é uma excelente oportunidade de aprendizado para estudantes e profissionais do setor.
COMPROMISSO – O apoio ao “Conexão Inclusiva” soma-se a outras ações do MTur voltadas à acessibilidade, como a publicação do livro “Turismo com Acessibilidade: perfil do turista com deficiência e diretrizes para promoção da acessibilidade”, lançado recentemente durante a IV Marcha dos Secretários e Dirigentes de Turismo em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Acompanhe a transmissão do evento ao vivo. Acesse AQUI.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
MTE participa de missão internacional na Tanzânia para fortalecer combate ao trabalho infantil no setor algodoeiro
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), participou, no final de maio, de missão internacional na Tanzânia voltada ao intercâmbio de experiências e ao fortalecimento das ações de promoção do trabalho decente e de erradicação do trabalho infantil no setor algodoeiro do país africano. A iniciativa integra a cooperação entre Brasil e Tanzânia, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e de instituições parceiras.
A missão faz parte do Projeto-País Tanzânia, desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação Sul-Sul Brasil-OIT, que busca contribuir para a melhoria das condições de trabalho nas comunidades produtoras de algodão, com foco na proteção de crianças e adolescentes, na promoção dos direitos trabalhistas e no fortalecimento das instituições responsáveis pela inspeção do trabalho e pela formulação de políticas públicas.
O MTE foi representado pelo coordenador de Erradicação e Fiscalização do Trabalho Infantil da Secretaria de Inspeção do Trabalho, Roberto Padilha Guimarães. Também participaram da delegação brasileira representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério da Previdência Social, do Escritório da OIT no Brasil e da Embaixada do Brasil na Tanzânia.
Durante a missão, foram apresentadas experiências brasileiras reconhecidas internacionalmente no enfrentamento ao trabalho infantil, com destaque para as ações de inspeção do trabalho, produção e disseminação de dados, campanhas de conscientização e formulação de políticas públicas voltadas à proteção da infância e da adolescência. O intercâmbio também possibilitou a discussão de estratégias para o fortalecimento das instituições tanzanianas responsáveis pela promoção do trabalho decente.
Próximo da conclusão, o projeto já apresenta resultados concretos na construção e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à erradicação do trabalho infantil na Tanzânia. Durante reunião do Comitê de Acompanhamento do Projeto (CAP), representantes do governo tanzaniano destacaram avanços como o desenvolvimento e o lançamento da segunda Estratégia Nacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, a realização de inspeções especiais em áreas produtoras de algodão, o intercâmbio de conhecimentos com o Brasil e outros países do Sul Global, o fortalecimento das capacidades das autoridades trabalhistas e a implementação de ações de conscientização e proteção social voltadas à infância.
Para Roberto Padilha Guimarães, a cooperação internacional demonstra o impacto do compartilhamento de experiências na construção de políticas públicas eficazes. “Este projeto de cooperação atingiu seus objetivos ao possibilitar que o governo tanzaniano conhecesse e adaptasse boas práticas brasileiras à sua realidade. A partir desse intercâmbio, ações e iniciativas foram implementadas em prol da erradicação do trabalho infantil, o que representa um resultado extremamente positivo”, afirmou.
A missão reforça o compromisso conjunto do Brasil, da Tanzânia e da Organização Internacional do Trabalho com a promoção do trabalho decente e com o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes e à melhoria das condições de trabalho no setor algodoeiro.


