LUCAS DO RIO VERDE
Programação da Semana do Meio Ambiente contará com diversas atividades
LUCAS DO RIO VERDE
Palestras, visitas técnicas, ações de limpeza em áreas de preservação e distribuição de mudas são algumas iniciativas que farão parte da Semana do Meio Ambiente em Lucas do Rio Verde esse ano. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conta com apoio de instituições e sociedade civil.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, tem com intuito de promover a proteção e preservação ambiental e criar debates e reflexões sobre o tema. As ações, preparadas para lembrar a data, já iniciaram e seguem até junho.
“As ações que serão realizadas no Dia Mundial do Meio Ambiente são fundamentais para que nós possamos despertar em cada cidadão luverdense esse olhar mais cuidadoso para as questões ambientais”, salientou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
O cronograma teve início com a Rota do Saneamento, voltado para professores da rede municipal de ensino. “Nós já tivemos a primeira Rota do Saneamento, levamos aproximadamente 60 professores para conhecer o saneamento básico do município, que inclui captação de água, tratamento de esgoto e ecoponto, justamente para difundir o trabalho que é feito aqui no nosso município”, destacou o secretário.
A programação contará com limpeza do Parque dos Buritis e Lago Ernani José Machado, no dia 31 de maio, a partir das 7h30. Na segunda-feira (02), haverá distribuição de mudas e adubo na Prefeitura de Lucas do Rio Verde a partir das 7h30.
Já na terça-feira (03), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fará a distribuição de mudas no semáforo da Avenida Mato Grosso com a Avenida Brasil. A ação contará com 300 mudas de árvores frutíferas e de sombreamento.
No dia 04 de maio, o cronograma será no Museu do Cerrado com curso de compostagem, na parte da manhã das 08h as 10h. No período da tarde, a pasta de Agricultura e Meio Ambiente promoverá uma palestra voltada para contadores, com o tema licenciamento ambiental.
No dia 05 de maio, a atividade programada é de microchipagem em parceria com a Univet La Salle,
das 13h às 21h. E nos dias 06 e 07 de junho, a particição será no Arraiá da Integração, com a tenda Lixo Zero, promovendo a gestão de resíduos em tempo real dentro do evento.
As ações encerram no dia 28 de junho, com a realização da Corrida do Meio Ambiente, uma parceria entre as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Esporte e Lazer.
LUCAS DO RIO VERDE
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.
Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.
Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.
“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”
Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.
“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”
A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.
“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.
“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”
Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026


