BRASIL
Ministro Celso Sabino e vice-presidente Geraldo Alckmin abrem o Salão do Turismo nesta quinta-feira (21.08), em São Paulo (SP)
BRASIL
São Paulo (SP) recebe, a partir desta quinta-feira (21.08), a 9ª edição do Salão do Turismo, no Distrito Anhembi. O evento, gratuito e aberto ao público, oferece atrações naturais, culturais, gastronômicas e musicais, além de palestras, espaços de comercialização de produtos e oportunidades de viagem no Feirão do Turismo, com descontos de até 30% em pacotes turísticos, hospedagens e passeios.
A cerimônia oficial de abertura do Salão será realizada às 10h, com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, entre outras autoridades. Ao final da solenidade, o ministro Sabino e o vice-presidente Alckmin estarão à disposição da imprensa para entrevistas.
Durante o Salão, será lançada a pesquisa Tendências do Turismo, que vai apresentar dados inéditos sobre o setor no Brasil, incluindo o perfil dos viajantes, os destinos mais procurados pelos brasileiros, hábitos de consumo, formas de planejamento das viagens e as perspectivas de crescimento do turismo nacional.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o Salão é a maior vitrine do setor no país. O evento reúne representantes das 27 Unidades da Federação em um único espaço para promover a cultura, a gastronomia, os destinos turísticos e as experiências regionais.
O encontro é uma iniciativa estratégica do Ministério do Turismo voltada à promoção, valorização e à comercialização de roteiros e experiências nacionais, em sintonia com as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e da Política Nacional de Turismo. O evento tem como objetivos fomentar a economia do ramo, democratizar o acesso a viagens e valorizar as riquezas culturais e naturais do Brasil.
O Salão é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
CONFIRA OS HORÁRIOS:
• Abertura oficial: 21/08, às 10h
• Núcleo do Conhecimento (palestras e painéis): 21 de agosto, a partir das 14h, e nos dias 22 e 23 de agosto, a partir das 9h30
• Abertura para o público: todos os dias, a partir das 12h
• Fechamento da visitação: 19h
• Shows: a partir das 19h30
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
MTE media acordo coletivo inédito e garante redução de jornada para trabalhadores da limpeza urbana de João Pessoa
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mediou acordo coletivo de trabalho inédito para os trabalhadores do setor de limpeza urbana de João Pessoa, na Paraíba. Formalizado no dia 9 de junho, o acordo estabelece mudanças nas condições de trabalho da categoria, com a redução da jornada semanal de 44 para 42 horas e a alteração da escala de trabalho de 6×1 para 5×2.
Com essa conquista, cerca de 1.300 trabalhadores da limpeza urbana de João Pessoa passarão a contar com a nova jornada. A implementação ocorrerá de forma gradual, com a adequação da escala iniciada em agosto, pelo serviço de coleta, e conclusão prevista para dezembro, quando toda a categoria estará contemplada pelas novas regras.
As negociações foram realizadas ao longo de seis semanas entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Locação de Mão de Obra da Paraíba (Sindlimp-PB) e as empresas TECHSOL e INOVAR. O entendimento resultou em um acordo pioneiro no estado. A expectativa da categoria é ampliar esse direito para trabalhadores de outros municípios paraibanos, pauta que já integra as negociações em Campina Grande, Santa Rita e Cabedelo.
Segundo o responsável pela Secretaria de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Paraíba, o mediador José Cursino Nunes Raposo, que participou das negociações, o acordo foi construído por meio do diálogo entre as entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores, com a mediação do MTE, garantindo segurança jurídica e equilíbrio nas relações de trabalho.
A nova jornada representa uma importante conquista para os trabalhadores da limpeza urbana, ao proporcionar mais tempo para descanso, convivência familiar, estudos e atividades pessoais. A mudança da escala 6×1 para 5×2 também amplia os períodos de recuperação física e mental dos profissionais, que desempenham atividades essenciais para a manutenção da limpeza urbana e contribuem para a preservação da saúde pública nas cidades.
O acordo coletivo demonstra a importância da negociação coletiva e da atuação mediadora do Ministério do Trabalho e Emprego na construção de soluções consensuais que promovam melhores condições de trabalho e valorização profissional, ao mesmo tempo em que preservam a sustentabilidade das atividades econômicas do setor.
Para a coordenadora-geral de Relações do Trabalho do MTE, Rafaele Rodrigues, o acordo representa um importante avanço para a valorização dos trabalhadores da limpeza urbana e demonstra a força do diálogo social na construção de soluções equilibradas para trabalhadores e empregadores.
“A redução da jornada de trabalho e a adoção da escala 5×2 são conquistas relevantes para a qualidade de vida desses profissionais. Esse resultado evidencia que a negociação coletiva, apoiada pela mediação do Ministério do Trabalho e Emprego, é um instrumento eficaz para promover melhores condições de trabalho e fortalecer as relações laborais”, destacou.
José Cursino ressaltou ainda que a expectativa é de que a experiência sirva de referência para futuras negociações em outras regiões do país, fortalecendo o diálogo social como instrumento de aprimoramento das relações de trabalho e promoção do trabalho decente.


