CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Lewandowski participa da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal do RJ

Publicados

BRASIL

Rio de Janeiro, 02/09/2025 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, esteve no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (2), para participar da inauguração da Academia de Formação de Alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal. A cerimônia também marcou o ingresso da primeira turma do curso, que será ministrado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ministro Lewandowski exaltou a união entre os diferentes níveis de governo no combate à criminalidade no País. “Hoje é um dia muito feliz para a segurança brasileira. Nós estamos comprovando, mais uma vez, a importância e a eficácia da integração de todas as forças policiais nos três níveis político-administrativos para um combate eficiente, pronto e com resultados contra a criminalidade comum e a criminalidade organizada”, declarou.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a importância da Academia como uma ferramenta que irá mudar a realidade da capital fluminense. “Essa inauguração consolida um novo capítulo da prefeitura frente às angústias da população. É hora de darmos uma resposta sólida, com estratégia, que seja capaz de apoiar e amenizar a dura realidade da violência que ameaça o cotidiano da nossa gente”, disse.

Para o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, mais do que conhecimentos técnicos, o que realmente sustenta a atuação de uma instituição são os valores que ela transmite. “É com esse espírito que a PRF se une à Prefeitura do Rio de Janeiro nesta iniciativa pioneira. Os alunos terão contato com instrutores da mais alta qualidade, profissionais que carregam consigo o orgulho de servir ao Brasil. O Rio, por sua importância e simbolismo, é o lugar certo para essa construção. Temos a convicção de que a Guarda Municipal do Rio de Janeiro será referência para todo o país, e a PRF se sente profundamente honrada em contribuir para esse legado”, afirmou.

Leia Também:  Maranhão realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho nesta quinta-feira (6)

Também estiveram presentes o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o Diretor-Geral da Força Municipal, Brenno Carnevale, além de autoridades políticas e representantes de instituições ligadas à segurança pública em âmbito nacional.

Estrutura

A estrutura da Academia, construída pela Prefeitura, soma 3.600 m², com 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. O objetivo é formar alunos que, após a conclusão e aprovação, atuarão exclusivamente no combate a delitos que mais afetam o dia a dia dos cariocas, como roubos e furtos nas áreas com maior incidência desse tipo de crime.

A unidade foi planejada para a capacitação e o aperfeiçoamento contínuo dos alunos selecionados para o curso de formação, etapa obrigatória para o ingresso na Divisão de Elite da GM-Rio.

O curso de formação terá carga horária de 440 horas, ministradas por instrutores da Senasp e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em disciplinas que vão de armamento, munição e tiro; técnicas de abordagem e de defesa policial; gerenciamento de crises a treinamento com câmeras corporais. A formação contará ainda com módulos complementares oferecidos pela Prefeitura do Rio em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma, composta de 282 agentes, se forma na primeira semana do mês de novembro.

Leia Também:  PDDE Equidade: aberto 2o ciclo de adesão para novas escolas

Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal

A Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal é um grupamento especializado, voltado ao enfrentamento de delitos urbanos, especialmente roubos e furtos, a partir da atuação preventiva e ostensiva em áreas de grande circulação da cidade, como vias públicas, praças e estações de transporte coletivo. Suas ações serão baseadas em dados e evidências científicas, e as intervenções serão estratégicas nas áreas de maior incidência de delitos, adaptadas às características de cada região.

O modelo de gestão será baseado no Compstat, um sistema de gerenciamento policial baseado em dados, desenvolvido pela Polícia de Nova Iorque. O prefeito se reunirá, regularmente, com a cúpula da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal e com gestores municipais para discutir os problemas prioritários com base em relatórios de dados e definir estratégias de controle.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Propaganda

BRASIL

Brasil e União Europeia ampliam parceria em energia e minerais críticos em reunião no MME

Publicados

em

O Ministério de Minas e Energia (MME) recebeu, nesta terça-feira (23/6), o comissário europeu para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, em reunião voltada ao fortalecimento do diálogo estratégico entre Brasil e União Europeia em temas relacionados à transição energética, minerais críticos e desenvolvimento sustentável. O encontro reuniu representantes do governo brasileiro e da Comissão Europeia para discutir oportunidades concretas de cooperação e investimentos nos setores de energia e mineração.

A agenda abordou iniciativas em infraestrutura energética e elétrica, hidrogênio de baixa emissão e seus derivados, combustíveis sustentáveis, descarbonização industrial, além de mecanismos de financiamento e investimentos em cadeias de valor estratégicas. A reunião integra a visita oficial do comissário europeu ao Brasil, realizada entre 18 e 24 de junho, e reforça a convergência entre as prioridades brasileiras e europeias para uma transição energética segura, sustentável e capaz de gerar desenvolvimento econômico.

Durante o encontro, o secretário-executivo do MME, Gustavo Ataíde, destacou que o Brasil reúne condições singulares para receber investimentos, graças à combinação entre abundância de recursos naturais e uma matriz energética predominantemente limpa. Segundo ele, a parceria com a União Europeia é fundamental para transformar o potencial brasileiro em projetos concretos capazes de gerar emprego, renda e desenvolvimento tecnológico.

“Há um alinhamento estratégico importante entre Brasil e União Europeia, e a determinação do ministro Alexandre Silveira é de que aproveitemos o momento de transformar intenções em ações concretas, capazes de gerar investimentos, empregos e renda. O Brasil oferece condições únicas para isso, mas busca parcerias que promovam a agregação de valor local, a formação de capital humano e a transferência de tecnologia”, afirmou.

Segurança jurídica e agregação de valor aos minerais críticos

Ao tratar das oportunidades na mineração, a secretária nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ana Paula Bittencourt, ressaltou que o Brasil oferece previsibilidade regulatória, estabilidade institucional e elevados padrões de sustentabilidade. Segundo ela, a diretriz do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é transformar a vantagem geológica brasileira em desenvolvimento socioeconômico e industrial.

Leia Também:  MEC lança novo boletim técnico sobre segurança nas escolas

A secretária destacou que o desafio atual vai além da expansão da produção mineral e passa pelo domínio tecnológico e pela formação de mão de obra especializada. Também defendeu o fortalecimento das cadeias produtivas para reduzir a concentração global do processamento desses minerais.

“Com um parceiro estratégico como a União Europeia, o Brasil pode avançar em saltos, e não apenas em passos. Temos condições de produzir materiais e insumos industriais de baixa pegada de carbono, aproveitando uma matriz elétrica com cerca de 90% de fontes renováveis”, disse.

O encontro ocorre em um momento de crescente interesse internacional pelas reservas brasileiras de minerais críticos e terras raras, consideradas estratégicas para setores como mobilidade elétrica, semicondutores, indústria de defesa e tecnologias de baixo carbono. O Brasil detém a segunda maior reserva mundial de terras raras e busca ampliar a agregação de valor às cadeias produtivas associadas a esses recursos.

Hidrogênio de baixa emissão e infraestrutura energética

A secretária substituta de Transição Energética e Planejamento, Lorena Perim, destacou o protagonismo do Brasil como um dos principais polos globais de energias renováveis e ressaltou o interesse de empresas europeias em projetos de hidrogênio de baixa emissão. Segundo ela, o país trabalha para garantir que os investimentos em novas cadeias energéticas resultem em benefícios estruturantes para a economia brasileira. A regulamentação do hidrogênio de baixa emissão, atualmente em fase final de elaboração, deverá contribuir para acelerar decisões de investimento e ampliar a cooperação com parceiros internacionais.

Leia Também:  PDDE Equidade: aberto 2o ciclo de adesão para novas escolas

“Nós sabemos que há um grande interesse por parte dos investidores, considerando que o Brasil é um grande hub de energia renovável, mas a nossa regulamentação e as nossas discussões internas sempre passam por internalizar ganhos além de simplesmente a implantação do projeto; nós precisamos trazer parte desse valor, dessa cadeia para o Brasil”, destacou Lorena.

Parceria mira investimentos e resultados concretos

Representando a União Europeia, o comissário para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, destacou que Brasil e Europa compartilham valores e interesses estratégicos e defendeu maior foco na implementação das iniciativas em curso.

“Temos valores compartilhados, competências dos dois lados e determinação. Agora precisamos fazer acontecer. Precisamos acelerar, avançar em medidas práticas e alinhar marcos e propostas específicas”, afirmou.

Síkela também ressaltou o crescente interesse de empresas europeias em investir no Brasil e defendeu a construção de projetos emblemáticos capazes de impulsionar novos investimentos, inclusive em outros mercados da América Latina.

A reunião no MME integra uma agenda mais ampla de aproximação entre Brasil e União Europeia, que inclui iniciativas no âmbito da estratégia Global Gateway e da parceria em matérias-primas críticas. A cooperação busca fortalecer cadeias produtivas resilientes, promover investimentos sustentáveis e ampliar a participação brasileira em segmentos de maior valor agregado ligados à transição energética global.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]


Instagram Twitter Facebook YouTube Flickr LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA