VÁRZEA GRANDE
Rede municipal participa de projeto de ensino sobre eficiência energética
VÁRZEA GRANDE
Já estão inseridas no projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite.
Escolas municipais de Várzea Grande estão participando do “Zupt, A Energia da Vida”, promovido pela concessionária de energia e pela agência Procel, que pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando e apoiando o ensino da eficiência energética e da cidadania na educação básica.
O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha destacou a iniciativa e considerou importante a adesão das escolas públicas em projetos que despertem o interesse dos alunos para o uso consciente e a economia de energia visando o futuro. Ele explicou que além dos Certificados, as escolas receberam o kit Zupt com o material didático para que os professores consigam implementar a metodologia de ensino em sala de aula.
De acordo com o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o projeto ZUPT foi criado para fazer parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas.
Em Mato Grosso o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.
Ao todo, serão 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá que receberão o certificado ZUPT – A Energia da Vida e a metodologia educacional, desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), sob gestão da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) em parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA).
Segundo Miguel Marques, o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia, “quando acende uma lâmpada, quando liga o videogame, quando abre a geladeira para pegar um copo de água. Nessas pequenas atitudes, ele já participa do sistema elétrico. E o que queremos é que o jovem use essa energia da melhor forma possível” afirmou.
As escolas da rede municipal de Várzea Grande que já aderiram ao “Zupt, A Energia da Vida” são as EMEBs: Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite. De acordo com a subsecretária de Educação da SMECEL, profª Eva de Paulo, outras escolas da rede municipal também irão aderir e participar do projeto educativo.
Galeria de Fotos (3 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Bonsucesso se prepara para receber milhares de visitantes na 45ª Festa de São Pedro
A comunidade de Bonsucesso já vive o clima de preparação para a 45ª Festa de São Pedro, uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas de Várzea Grande. O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho e deve reunir milhares de moradores e visitantes em dois dias de celebrações marcadas pela fé, gastronomia típica, apresentações culturais e valorização das tradições ribeirinhas.
Reconhecida como um dos eventos mais importantes da região, a festa homenageia São Pedro, padroeiro dos pescadores, e mantém viva uma tradição construída ao longo de mais de quatro décadas por gerações de famílias da comunidade.
A Prefeitura de Várzea Grande participa ativamente da organização do evento por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por intermédio da Superintendência de Cultura, além do apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que realiza uma força-tarefa de limpeza, manutenção e melhorias estruturais para garantir que a comunidade receba os visitantes com segurança e conforto.
Os preparativos já mobilizam dezenas de voluntários. Desde o início da semana, moradores trabalham na limpeza de cerca de cinco toneladas de peixe que serão servidas gratuitamente durante a festa.
Uma das coordenadoras do evento e moradora da comunidade, Gislene Kelly de Magalhães, a popular Gika de Bom Sucesso, destaca o envolvimento da população para manter viva uma tradição que completa 45 anos.
“Estamos desde segunda-feira limpando mais de cinco mil quilos de peixe. É um trabalho realizado por voluntários da comunidade e de regiões vizinhas. Essa festa é motivo de muito orgulho para nós porque representa nossa história, nossa cultura e nossa identidade como comunidade de pescadores. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber os visitantes. Quem vier para Bonsucesso encontrará cultura, tradição, gastronomia e muita alegria”, afirmou.
Segundo ela, a expectativa é superar o público dos anos anteriores.
“No ano passado servimos mais de sete mil refeições. Neste ano, estamos nos preparando para atender mais de dez mil pessoas. É uma festa grandiosa e, por isso, contamos com a ajuda de toda a comunidade para que tudo aconteça da melhor forma possível”, ressaltou.
O festeiro Ivanildo Gonçalves da Silva, conhecido carinhosamente como Conhaque, lembra que a celebração faz parte da história de sua família e da própria formação da comunidade.
“Nasci e cresci aqui em Bonsucesso. Conheço essa festa desde os primeiros anos, quando era organizada pela minha mãe, meus avós e os pioneiros da comunidade. É uma tradição que queremos preservar por muitos e muitos anos, passando para nossos filhos e netos. Graças a Deus, estamos recebendo muito apoio dos parceiros e das autoridades para realizar mais uma grande edição”, destacou.
A Superintendência de Cultura de Várzea Grande será responsável por uma série de atrações que irão enriquecer a programação do evento.
Segundo a superintendente de Cultura, Lu Arruda, a participação da Prefeitura vai além do apoio institucional e busca valorizar as manifestações culturais que fazem parte da identidade várzea-grandense.
“Estamos apoiando a comunidade com a confecção das camisetas dos festeiros, a divulgação do evento e também com a programação cultural. Teremos apresentações de Cururu e Siriri, grupos culturais de Várzea Grande e Cuiabá, além dos corais infantis das escolas municipais. É uma alegria participar de uma festa tão importante para a nossa história e contribuir para que essa tradição continue viva”, explicou.
As apresentações culturais terão início no domingo (28), logo após a missa, a partir das 8h, com grupos folclóricos, associações culturais e manifestações tradicionais da cultura mato-grossense. Na segunda-feira (29), será a vez dos corais das escolas municipais encantarem o público com apresentações preparadas especialmente para a ocasião.
Preservando a história e as raízes de Várzea Grande
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que apoiar eventos como a Festa de São Pedro é uma forma de preservar a memória e fortalecer a identidade cultural do município.
“A Festa de São Pedro faz parte da história de Várzea Grande e representa um patrimônio cultural que precisa ser valorizado e preservado. É uma alegria para nossa gestão contribuir com um evento que mantém vivas as tradições da comunidade ribeirinha e fortalece os laços entre as gerações. Tudo aquilo que estiver ao alcance da Prefeitura para ajudar a preservar nossa cultura, nossa fé e nossas raízes terá sempre o nosso apoio”, afirmou.
A secretária também aproveitou para convidar a população a participar da programação.
“Convido toda a população de Várzea Grande, Cuiabá e região para prestigiar essa grande festa. Será uma oportunidade de vivenciar nossa cultura, conhecer a riqueza das tradições de Bom Sucesso, apreciar a gastronomia típica e celebrar a fé em um ambiente acolhedor e familiar. Tenho certeza de que será mais uma edição histórica”, completou.
Com entrada gratuita, a 45ª Festa de São Pedro promete reunir milhares de pessoas em torno da fé, da cultura e da tradicional culinária ribeirinha.
Além da distribuição gratuita de toneladas de peixe, o público poderá acompanhar apresentações culturais, shows musicais, Cururu, Siriri, lambadão e diversas atividades que fazem parte da identidade cultural de Várzea Grande.
Mais do que uma celebração religiosa, a Festa de São Pedro reafirma o orgulho de uma comunidade que, há 45 anos, mantém viva uma das mais belas tradições da região.
Galeria de Fotos (18 fotos)


