CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Rede municipal participa de projeto de ensino sobre eficiência energética  

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Já estão inseridas no projeto as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite.

Escolas municipais de Várzea Grande estão participando do “Zupt, A Energia da Vida”, promovido pela concessionária de energia e pela agência Procel, que pretende formar cidadãos conscientes e atentos ao consumo de energia, estimulando e apoiando o ensino da eficiência energética e da cidadania na educação básica.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha destacou a iniciativa e considerou importante a adesão das escolas públicas em projetos que despertem o interesse dos alunos para o uso consciente e a economia de energia visando o futuro. Ele explicou que além dos Certificados, as escolas receberam o kit Zupt com o material didático para que os professores consigam implementar a metodologia de ensino em sala de aula.

De acordo com o diretor de Gestão de Programas de Governo da ENBPar, Miguel Marques, o projeto ZUPT foi criado para fazer parte de ações educativas das concessionárias de energia de todo o país, tendo como público-alvo estudantes da educação infantil, dos anos iniciais do ensino fundamental e os educadores de escolas públicas e privadas.

Leia Também:  Pacientes dos CAPS participam de congresso internacional sobre saúde mental e economia solidária

Em Mato Grosso o programa será executado por meio do Programa de Eficiência Energética da Energisa, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica.

Ao todo, serão 136 professores de 23 escolas municipais de Sinop, Sorriso, Várzea Grande e Cuiabá que receberão o certificado ZUPT – A Energia da Vida e a metodologia educacional, desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), sob gestão da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) em parceria com o Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente (CIMA).

Segundo Miguel Marques, o ZUPT nasce com a missão de despertar nos jovens o entendimento de que a energia faz parte do nosso dia a dia, “quando acende uma lâmpada, quando liga o videogame, quando abre a geladeira para pegar um copo de água. Nessas pequenas atitudes, ele já participa do sistema elétrico. E o que queremos é que o jovem use essa energia da melhor forma possível” afirmou.

As escolas da rede municipal de Várzea Grande que já aderiram ao “Zupt, A Energia da Vida” são as EMEBs: Tenente Abílio, Profª Lybia da Costa, Profº Antônio Salustio, José Estejo, David Mayer, Gabriel Muller, Maria Barbosa e Profª Lúcia Leite. De acordo com a subsecretária de Educação da SMECEL, profª Eva de Paulo, outras escolas da rede municipal também irão aderir e participar do projeto educativo.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Bonsucesso se prepara para receber milhares de visitantes na 45ª Festa de São Pedro

Publicados

em

A comunidade de Bonsucesso já vive o clima de preparação para a 45ª Festa de São Pedro, uma das mais tradicionais manifestações culturais e religiosas de Várzea Grande. O evento acontece nos dias 28 e 29 de junho e deve reunir milhares de moradores e visitantes em dois dias de celebrações marcadas pela fé, gastronomia típica, apresentações culturais e valorização das tradições ribeirinhas.

Reconhecida como um dos eventos mais importantes da região, a festa homenageia São Pedro, padroeiro dos pescadores, e mantém viva uma tradição construída ao longo de mais de quatro décadas por gerações de famílias da comunidade.

A Prefeitura de Várzea Grande participa ativamente da organização do evento por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), por intermédio da Superintendência de Cultura, além do apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, que realiza uma força-tarefa de limpeza, manutenção e melhorias estruturais para garantir que a comunidade receba os visitantes com segurança e conforto.

Os preparativos já mobilizam dezenas de voluntários. Desde o início da semana, moradores trabalham na limpeza de cerca de cinco toneladas de peixe que serão servidas gratuitamente durante a festa.

Uma das coordenadoras do evento e moradora da comunidade, Gislene Kelly de Magalhães, a popular Gika de Bom Sucesso, destaca o envolvimento da população para manter viva uma tradição que completa 45 anos.

“Estamos desde segunda-feira limpando mais de cinco mil quilos de peixe. É um trabalho realizado por voluntários da comunidade e de regiões vizinhas. Essa festa é motivo de muito orgulho para nós porque representa nossa história, nossa cultura e nossa identidade como comunidade de pescadores. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber os visitantes. Quem vier para Bonsucesso encontrará cultura, tradição, gastronomia e muita alegria”, afirmou.

Segundo ela, a expectativa é superar o público dos anos anteriores.

“No ano passado servimos mais de sete mil refeições. Neste ano, estamos nos preparando para atender mais de dez mil pessoas. É uma festa grandiosa e, por isso, contamos com a ajuda de toda a comunidade para que tudo aconteça da melhor forma possível”, ressaltou.

O festeiro Ivanildo Gonçalves da Silva, conhecido carinhosamente como Conhaque, lembra que a celebração faz parte da história de sua família e da própria formação da comunidade.

Leia Também:  Pacientes dos CAPS participam de congresso internacional sobre saúde mental e economia solidária

“Nasci e cresci aqui em Bonsucesso. Conheço essa festa desde os primeiros anos, quando era organizada pela minha mãe, meus avós e os pioneiros da comunidade. É uma tradição que queremos preservar por muitos e muitos anos, passando para nossos filhos e netos. Graças a Deus, estamos recebendo muito apoio dos parceiros e das autoridades para realizar mais uma grande edição”, destacou.

A Superintendência de Cultura de Várzea Grande será responsável por uma série de atrações que irão enriquecer a programação do evento.

Segundo a superintendente de Cultura, Lu Arruda, a participação da Prefeitura vai além do apoio institucional e busca valorizar as manifestações culturais que fazem parte da identidade várzea-grandense.

“Estamos apoiando a comunidade com a confecção das camisetas dos festeiros, a divulgação do evento e também com a programação cultural. Teremos apresentações de Cururu e Siriri, grupos culturais de Várzea Grande e Cuiabá, além dos corais infantis das escolas municipais. É uma alegria participar de uma festa tão importante para a nossa história e contribuir para que essa tradição continue viva”, explicou.

As apresentações culturais terão início no domingo (28), logo após a missa, a partir das 8h, com grupos folclóricos, associações culturais e manifestações tradicionais da cultura mato-grossense. Na segunda-feira (29), será a vez dos corais das escolas municipais encantarem o público com apresentações preparadas especialmente para a ocasião.

Preservando a história e as raízes de Várzea Grande

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que apoiar eventos como a Festa de São Pedro é uma forma de preservar a memória e fortalecer a identidade cultural do município.

“A Festa de São Pedro faz parte da história de Várzea Grande e representa um patrimônio cultural que precisa ser valorizado e preservado. É uma alegria para nossa gestão contribuir com um evento que mantém vivas as tradições da comunidade ribeirinha e fortalece os laços entre as gerações. Tudo aquilo que estiver ao alcance da Prefeitura para ajudar a preservar nossa cultura, nossa fé e nossas raízes terá sempre o nosso apoio”, afirmou.

A secretária também aproveitou para convidar a população a participar da programação.

Leia Também:  Várzea Grande marca presença na abertura do 12º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-MT

“Convido toda a população de Várzea Grande, Cuiabá e região para prestigiar essa grande festa. Será uma oportunidade de vivenciar nossa cultura, conhecer a riqueza das tradições de Bom Sucesso, apreciar a gastronomia típica e celebrar a fé em um ambiente acolhedor e familiar. Tenho certeza de que será mais uma edição histórica”, completou.

Com entrada gratuita, a 45ª Festa de São Pedro promete reunir milhares de pessoas em torno da fé, da cultura e da tradicional culinária ribeirinha.

Além da distribuição gratuita de toneladas de peixe, o público poderá acompanhar apresentações culturais, shows musicais, Cururu, Siriri, lambadão e diversas atividades que fazem parte da identidade cultural de Várzea Grande.

Mais do que uma celebração religiosa, a Festa de São Pedro reafirma o orgulho de uma comunidade que, há 45 anos, mantém viva uma das mais belas tradições da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA