CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

Flávia Moretti articula obras de mobilidade e segurança junto à Sinfra

Publicados

VÁRZEA GRANDE

Equipes alinharam um cronograma de intervenções que inclui ações imediatas e outras de médio e longo prazos. Prefeita quer municipalizar essas vias estaduais que cortam trechos urbanos de Várzea Grande e resolver pontos de alagamento em bairros como Alameda, Manga e Construmat

Em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), no final da tarde de ontem (25), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), cobrou intervenções e apresentou um pacote de demandas em infraestrutura viária para desafogar o trânsito e garantir mais segurança à população. A audiência foi com o secretário estadual Marcelo Oliveira, com participação do secretário municipal de Obras, Celso Pereira, da secretária-adjunta Regiane Marli e da equipe técnica da Sinfra.

A principal preocupação da prefeita é com as rodovias que atravessam áreas urbanas da cidade, como a Rodovia Mário Andreazza, além de avenidas de maiores fluxo como a Avenida da FEB, Prefeito Murilo Domingos (antiga 31 de Março), entre outras que enfrentam constantes congestionamentos e registram elevados índices de acidentes.

Leia Também:  Várzea Grande representa Mato Grosso nos Jogos Estudantis Brasileiros e Jogos da Juventude

“Apresentamos os gargalos das principais avenidas da cidade, em especial a Avenida da FEB, que fica completamente travada nos horários de pico, e a Mário Andreazza, onde há um risco constante para pedestres, motoristas e ciclistas. Nossa preocupação é com a vida das pessoas. Por isso tratamos de todas as rodovias estaduais que cortam bairros da cidade e ainda estão sob responsabilidade do Estado, pedindo melhorias e a posterior municipalização dessas vias”, afirmou a prefeita Flávia Moretti.

Durante o encontro, foi alinhado com a Sinfra-MT um cronograma de intervenções, que inclui ações imediatas e outras de médio e longo prazos, voltadas à melhoria do trânsito e da mobilidade urbana em Várzea Grande.

O secretário municipal de Obras, Celso Pereira, destacou que a reunião também tratou de medidas para aumentar a segurança viária. “Abordamos a implantação de conjuntos semafóricos e reforço na sinalização da Avenida da FEB, além da manutenção de vias que estão bastante comprometidas. Aproveitamos para reafirmar com a Sinfra a doação de aduelas, que vão permitir resolver os problemas de drenagem em bairros como Alameda, Manga e Construmat, evitando as enchentes que causaram tantos transtornos nas últimas chuvas”, pontuou.

Leia Também:  Várzea Grande reforça investimentos em Saúde, Mobilidade e Meio Ambiente

O secretário Marcelo Oliveira ouviu as solicitações, acolheu parte das demandas e orientou que os projetos técnicos sejam apresentados oficialmente para que o governo do Estado possa avançar nas soluções.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Publicados

em

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Escolas da Rede Municipal de Várzea Grande unem aprendizado, cultura e esporte no clima da Copa do Mundo

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA