DIAMANTINO
Diamantino avança no incentivo ao campo com novo trator agrícola
DIAMANTINO
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, celebra mais uma importante conquista para o desenvolvimento rural, o município recebeu um trator agrícola, entregue pelo Governo de Mato Grosso nesta sexta-feira (14.11), em cerimônia realizada na Arena Pantanal, em Cuiabá.
O novo equipamento será utilizado para ampliar a capacidade de produção das comunidades rurais, agilizar o preparo do solo e fortalecer as ações de apoio à agricultura familiar já desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O trator também permitirá maior eficiência no atendimento aos produtores, fortalecendo o desenvolvimento sustentável no campo.
O prefeito Chico Mendes reforçou que o novo trator integra uma série de investimentos recebidos do Estado e também realizados pela administração municipal ao longo deste ano.
“Em 2025, fortalecemos nosso contato com o Estado e União, desta forma estruturamos os pequenos agricultores com a entrega de diversos maquinários, distribuição de mudas, capacitações e um amplo apoio técnico no campo. Cada ação confirma nosso compromisso de dar condições reais para que nossos produtores cresçam, produzam mais e tenham mais qualidade de vida no campo.”
O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, destacou que o trabalho da pasta tem sido fundamental para dar suporte direto às famílias rurais.
“Nosso papel é garantir que cada produtor tenha acesso aos serviços e ferramentas que realmente fazem diferença no campo. Esse ano realizamos gradagens, roçagens, transporte de cascalho e cedemos equipamentos para cooperativas e associações que hoje fazem diferença na produção das famílias rurais em Diamantino”
Ao todo, o Governo do Estado entregou 121 veículos, entre eles 70 tratores, 34 caminhões e 17 veículos utilitários, representando um investimento de R$ 38,4 milhões para o desenvolvimento sustentável no campo.
A cerimônia contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes; do governador Mauro Mendes; e dos secretários Alan Porto (Educação), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Andreia Fujioka (Agricultura Familiar), além dos presidentes Mayran Beckman (Desenvolve MT) e Suelme Evangelista (Empaer). Também acompanhou a entrega a Primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Diamantino, Jaqueline Aparecida Mendes, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto e a vereadora Michele Carrasco.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT
DIAMANTINO
Prefeitura de Diamantino reúne 100 crianças na 1ª Corrida do Milhinho
A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o Sindicato Rural de Diamantino e o Centro Educacional Phoenix, realizou neste sábado (20.06) a 1ª Corrida do Milhinho. O evento reuniu 100 crianças, com idades entre 02 e 14 anos, além de familiares e apoiadores, em uma tarde marcada por diversão, superação e incentivo à prática esportiva desde a infância.
Integrando a programação da Corrida do Milho 2026, a iniciativa foi criada com o objetivo de estimular hábitos saudáveis entre as crianças, promover o contato com o esporte e fortalecer a convivência familiar por meio de uma experiência esportiva adequada para cada faixa etária.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Gerson Vidal, ressaltou a participação das crianças e das famílias na primeira edição do evento e destacou os objetivos da iniciativa.
“A Corrida do Milhinho foi pensada para aproximar as crianças do esporte de uma forma leve e divertida, incentivando a prática de atividades físicas desde cedo e fortalecendo a participação das famílias.”
Ele completou: “Ver a alegria dos pequenos e o envolvimento dos pais mostra que alcançamos o nosso objetivo e reforça a importância de continuar investindo em ações voltadas ao esporte infantil.”
Com a participação de 100 crianças, a Corrida do Milhinho contou com provas organizadas por faixa etária, com percursos entre 50 e 1.500 metros. A iniciativa permitiu que crianças de 2 a 14 anos vivessem o esporte de forma segura, respeitando as características e o desenvolvimento físico de cada idade.
O presidente do Sindicato Rural de Diamantino, Altemar Kroling, destacou a parceria com a Prefeitura na realização da Corrida do Milhinho e a expectativa de novas edições do evento.
“Essa parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes começou no ano passado e deu muito certo. Neste ano realizamos a primeira Corrida do Milhinho para incentivar as crianças no esporte desde cedo e já estamos planejando a próxima edição para o ano que vem.”
A diretora pedagógica do Centro Educacional Phoenix, Adriane Santana, ressaltou a união entre educação e esporte como ferramenta para o desenvolvimento infantil.
“Foi uma alegria receber esse convite e participar dessa iniciativa. A educação e o esporte caminham juntos no desenvolvimento das crianças e incentivar atividades saudáveis desde cedo também faz parte do nosso compromisso como instituição.”
A mãe, Regiane Silva, que acompanhou o filho em sua primeira corrida, reforçou a importância do esporte na promoção de hábitos saudáveis.
“Eu achei maravilhoso. Hoje as crianças passam muito tempo em frente às telas e iniciativas como essa ajudam a incentivar uma vida mais saudável, tanto na alimentação quanto na prática de atividades físicas.”
O pai, Leonardo Gabriel, falou sobre a experiência de participar da Corrida do Milhinho ao lado da filha Ana Martins.
“Essa já é a terceira corrida dela e está se tornando uma tradição para nós. É um momento muito especial entre pai e filha e ficamos felizes em participar de uma iniciativa tão bem organizada.”
Ele completou: “Quero agradecer e parabenizar a Prefeitura, o Centro Educacional Phoenix e todos os profissionais envolvidos pela organização do evento. Está tudo muito bem planejado, com segurança.”
Moradora de Cuiabá, Elaine acompanhou a participação da filha Ana Karen na Corrida do Milhinho e compartilhou sua avaliação sobre o evento.
“Eventos como esse são muito importantes porque incentivam a prática esportiva entre as crianças. Sempre que temos oportunidade, buscamos participar porque o esporte traz muitos benefícios para a saúde.”
Participante da categoria de 10 a 11 anos, Marcos Emanuel falou sobre sua participação na Corrida do Milhinho.
“Foi a minha primeira corrida e gostei muito da experiência. Acho que tive um bom desempenho e isso me inspirou a praticar mais esportes e participar de outras competições.”
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS REGISTROS
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT


