CUIABÁ
Cuiabá retoma aulas com três refeições diárias ricas em produtos naturais
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão do prefeito Abilio Brunini, mantém plena organização para fornecer três alimentações seguras e de qualidade nas escolas e creches. As refeições servidas são café da manhã, almoço e lanche da tarde.
Diariamente, para 2026, a estimativa é que as escolas e creches produzam até 180 mil refeições diárias, visando assegurar o direito constitucional das crianças à plena alimentação, conforme também está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As aulas serão retomadas em toda a rede pública a partir de segunda-feira (2). No total, conforme dados da Secretaria Municipal de Educação (SME), serão 62 mil alunos que estarão sob a responsabilidade do município.
A Coordenadoria de Nutrição Escolar, é responsável em receber alimentos dos fornecedores, verificar a data de vencimento dos produtos industrializados e das frutas e verduras. Lá, são recebidos pacotes de arroz, feijão, leites, frutas e verduras.
Só após essa checagem, os alimentos são encaminhados às escolas e creches. A Prefeitura de Cuiabá ainda fornece alimentação a 21 entidades filantrópicas.
A coordenadora de nutrição escolar, Dryeli Minas, explica que o cardápio escolar é elaborado visando a riqueza de nutrientes aos estudantes.
“Até 2024, apenas os alunos da educação infantil recebiam duas refeições nas escolas, e os alunos do ensino fundamental ganhavam apenas uma refeição. Na gestão do prefeito Abilio Brunini, foi adicionada uma refeição a mais mais. Então, agora, todos os alunos das escolas municipais recebem duas refeições (entrada + refeição principal)”.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, enaltece o trabalho da equipe de nutrição da Prefeitura de Cuiabá. “São profissionais qualificados e comprometidos com a boa qualidade da merenda escolar. Nossas crianças terão uma alimentação segura ao longo de 2026”.
Alimentação segura
O cardápio escolar é elaborado por nutricionistas seguindo normas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) a partir da Resolução 06/2020.
Os pratos são focados em alimentos in natura e minimamente processados, com restrição de açúcares (especialmente para menores de 3 anos), gordura trans e ultraprocessados. O planejamento considera a faixa etária, tempo de permanência, aceitação, sazonalidade, cultura local e necessidades nutricionais.
“Seguimos todas as regras de uma alimentação segura aos estudantes”, reforça a coordenadora Dryeli Minas.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Capacitação fortalece atuação técnica de servidores no licenciamento ambiental
Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES) participaram da palestra técnica “Licenciamento Ambiental de Postos de Combustíveis”, promovida pela Associação dos Engenheiros Sanitaristas e Ambientais de Mato Grosso (AESA/MT), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT), em Cuiabá.
O evento reuniu profissionais da área ambiental, consultores, empreendedores, estudantes e representantes de órgãos públicos para discutir os principais aspectos técnicos e legais relacionados ao licenciamento ambiental do setor.
Durante a programação, foram abordados temas como exigências normativas, documentação necessária, procedimentos junto aos órgãos ambientais e desafios enfrentados nos processos de licenciamento e regularização de postos de combustíveis.
A participação dos servidores integra as ações de capacitação contínua da Prefeitura de Cuiabá, voltadas ao aprimoramento das análises técnicas e ao acompanhamento das atualizações da legislação ambiental.
A secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Lise Bokorni, destacou a importância da qualificação permanente das equipes que atuam na área.
“A atualização técnica dos servidores fortalece a qualidade das análises ambientais e contribui para processos mais seguros, eficientes e alinhados à legislação vigente”, afirmou.
Além da capacitação, o encontro também possibilitou a troca de experiências entre profissionais do setor, contribuindo para o fortalecimento da gestão ambiental e para a melhoria dos serviços prestados à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

