BRASIL
Brasil na BTL 2026: Ministério do Turismo apoia lançamento de produção audiovisual sobre potencial inclusivo das favelas
BRASIL
O estande do Brasil na BTL 2026, o maior evento de turismo de Portugal, foi o cenário nesta sexta-feira (27/02) para o lançamento de uma iniciativa nacional que une turismo, economia criativa e inclusão social. A Embratur apresentou o 20º episódio da série “Turismo Transforma”, dedicado às favelas do Rio de Janeiro e à sua produção cultural e gastronômica, contando com a participação da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Fernanda Norat, entre outras autoridades.
A produção audiovisual, composta por três capítulos de 15 minutos, percorre seis localidades cariocas: Vidigal, Rocinha, Santa Marta, Providência, Mangueira e Chapéu Mangueira. Além de apresentar os variados destinos e atrativos locais, as peças – conduzidas pelos próprios moradores que vivem e transformam esses espaços diariamente – dão destaque aos responsáveis pela promoção de arte, culinária, memória e inovação social.
A secretária Fernanda Norat, que representou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, ressaltou o forte apoio do Governo do Brasil ao turismo de base comunitária, traduzido pela série. “O Brasil mostra que nossa maior riqueza é a nossa gente! Não estamos apenas vendendo destinos; estamos promovendo o protagonismo de quem faz o Brasil se desenvolver diariamente”, observou Fernanda.
O lançamento contou com a presença de lideranças comunitárias, e o estande do Brasil na BTL recebeu representantes das favelas entre os seus 24 coexpositores. A ação se alinha à nova campanha publicitária internacional da Embratur: “Para se renovar, não há lugar como o Brasil”, que visa a atrair o viajante em busca de propósito, regeneração e conexão real. Com a iniciativa, o país atende a uma demanda global por experiências responsáveis, inclusivas e sustentáveis.
“O turismo de base comunitária é a nossa resposta para um desenvolvimento sustentável real. É a atividade turística que serve como ferramenta de geração de renda direta para o morador, valorizando nossas raízes e garantindo que o benefício econômico permaneça onde a experiência acontece”, acrescentou a secretária-executiva do Ministério do Turismo.
SÃO JOÃO E ROCK – A agenda da secretária Fernanda Norat nesta sexta-feira também incluiu uma reunião com representantes da companhia aérea Azul para discutir o reforço de voos para o Brasil na época de São João. O Ministério do Turismo convidou a empresa a participar de ações promocionais das festas juninas na Argentina e na China, com o objetivo de destacar a oferta de mais viagens rumo às cidades tradicionais das celebrações.
“O reforço da malha aérea para o período junino é fundamental para consolidar o São João como um dos grandes pilares do turismo nacional, facilitando o acesso a destinos que são o coração da nossa cultura. Esses eventos mobilizam toda a cadeia produtiva do turismo, desde a hotelaria até vendedores ambulantes”, defendeu Fernanda na reunião.
Uma das ações em estudo é o uso do “Azul Air Pass”, que facilita os deslocamentos domésticos de visitantes internacionais no país. O benefício permite que viajantes adquiram pacotes de voos internos com tarifas e condições especiais, possibilitando a combinação de múltiplos destinos no Brasil. A medida reforça a estratégia de diversificar roteiros, ampliar a permanência de visitantes no país e distribuir o fluxo turístico entre as regiões.
A representante do Ministério do Turismo ainda prestigiou a assinatura do acordo pela Embratur para patrocinar o Rock in Rio Lisboa deste ano, que ocorrerá de 20 a 29 de junho na capital portuguesa. A medida busca divulgar os atrativos brasileiros ao público do festival, ajudando a despertar o crescente interesse de estrangeiros em visitar o Rio de Janeiro – que sedia o evento no Brasil – e outros destinos nacionais.
VITRINE PARA O MUNDO – Ao longo da programação da BTL 2026, que teve o Brasil como Destino Internacional Convidado, o Ministério do Turismo cumpriu uma extensa agenda de compromissos institucionais em Lisboa.
A cidade sediou eventos importantes focados na promoção de destinos brasileiros, como a Galeria Visit Brasil – Edição Oceano. Este espaço instagramável refletiu a cultura, a biodiversidade e as tradições de cidades banhadas pelo Atlântico.
A capital portuguesa também recebeu o “Showcase Piauí”, iniciativa que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae-PI, com apoio do Governo do Brasil. O encontro reuniu diversos operadores turísticos, agentes de viagens, representantes de companhias aéreas, jornalistas especializados e formadores de opinião do mercado português, com o objetivo de fortalecer o potencial do Piauí no cenário global.
A programação do Ministério do Turismo incluiu, ainda, um encontro com representantes da Embaixada do Brasil em Portugal sobre os avanços na cooperação turística entre os países; a participação na assinatura do acordo entre o Governo da Paraíba e a rede hoteleira portuguesa Vila Galé para a implantação de um hotel de alto padrão no Centro Histórico de João Pessoa; e a presença no lançamento de novos voos da TAP rumo ao Brasil, entre outros eventos.
Por André Martins
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
Grupo de Trabalho da Seleção Feminina da Justiça e Segurança Pública mobiliza ações para prevenir feminicídios e proteger mulheres
Brasília, 24/6/2026 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, anunciou nesta quarta-feira (24) a criação do Grupo de Trabalho da Seleção Feminina da Justiça e Segurança Pública, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência contra as mulheres e à redução dos índices de feminicídio no País.
Na reunião de instalação do colegiado, o ministro destacou a urgência do tema e propôs que o grupo produza relatórios periódicos, realize encontros regulares e contribua para uma política pública baseada em evidências.
“Hoje é o nosso marco zero. Estamos capturando esse sentimento de alegria e brasilidade que envolve o futebol para que, durante e depois da Copa, esse time continue jogando. Queremos identificar o que funciona na rede de proteção, chamar atenção para o que não funciona e construir estratégias de comunicação que ampliem o alcance dessa causa”, afirmou.
Primeiro tempo: escuta em campo
A secretária de Acesso à Justiça, Sheila de Carvalho, lembrou que o Brasil registrou, pela primeira vez desde 2014, redução nos índices de feminicídio. “Queremos um espaço de escuta qualificada e permanente, capaz de fortalecer duas agendas fundamentais: o acesso das mulheres à Justiça e o acesso das mulheres à Segurança Pública”, afirmou.

- Reunião para criação do Grupo no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Foto: Tom Costa/MJSP
A magistrada Andremara dos Santos (TJBA) defendeu que as ações tenham continuidade além dos grandes eventos. “O enfrentamento ao feminicídio precisa integrar de forma definitiva as estratégias da segurança pública”, disse.
A tenente-coronel Claudia Moraes, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, chamou atenção para um gap estrutural: “A violência contra a mulher ainda não entrou na agenda da segurança pública como deveria. Precisamos garantir que o aumento das denúncias seja acompanhado pela preparação das instituições que estão na ponta.”
A delegada Luana Vaz Davico, do Distrito Federal, destacou os desafios no acolhimento: “As mulheres muitas vezes não querem procurar as delegacias porque não se sentem acolhidas pelo sistema. Precisamos construir protocolos que ampliem os pontos de atendimento.”
Jogo em todo o campo
A advogada Alice Bianchini enfatizou a dimensão territorial: “Precisamos olhar para a territorialidade e compreender as especificidades de cada contexto para que as políticas alcancem as mulheres.”
A defensora pública Alessia Tuxá alertou para as barreiras enfrentadas por mulheres indígenas: “Precisamos garantir que as políticas públicas alcancem os territórios e atendam efetivamente essas mulheres.”
Nenhuma jogadora deixada para trás
A procuradora Anamaria Barroso sintetizou o desafio central: “Nosso desafio é garantir que o serviço chegue à mulher invisível, aquela que passa pela polícia, pelo hospital, pela Defensoria Pública e muitas vezes desiste de buscar ajuda.”
O grupo reúne representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Polícia Militar, do Judiciário e da sociedade civil, com foco na articulação entre União, estados e municípios. O secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas, encerrou a reunião destacando os avanços na integração de dados sobre feminicídio e o papel do grupo na qualificação das informações para orientar as ações de prevenção.


