CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

AGRONEGOCIOS

Mapa encerra missão na Colômbia e no Chile com abertura de mercado colombiano para farinha de sangue bovino

Publicados

AGRONEGOCIOS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encerrou missão oficial na Colômbia e no Chile com resultados concretos para o agronegócio brasileiro, incluindo a abertura do mercado colombiano para a farinha de sangue bovina. A delegação foi liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, acompanhado do diretor de Negociações Não Tarifárias, Augusto Billi. As agendas ocorreram entre Bogotá e Santiago, com foco no fortalecimento das relações sanitárias, regulatórias e comerciais.

Na Colômbia, as reuniões com a vice-ministra da Agricultura, Geidy Ortega, a gerente-geral do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), Paula Andrea Cepeda Rodríguez, e o embaixador do Brasil, Paulo Estivallet de Mesquita, resultaram no anúncio da abertura de mercado para a farinha de sangue bovina brasileira. O encontro contou também com a participação do adido agrícola do Brasil na Colômbia, Clóvis Serafini, e de representantes do Invima, autoridade responsável pela vigilância sanitária local.

Com a nova autorização, o agro brasileiro alcança 471 aberturas de mercado desde o início de 2023. Em um país com cerca de 52 milhões de habitantes, onde mais da metade dos lares possui animais de estimação, a medida amplia as oportunidades para o fornecimento de insumos proteicos voltados à nutrição animal. Em 2024, o Brasil exportou US$ 863 milhões em produtos agropecuários para a Colômbia, consolidando o parceiro como um dos principais mercados do agronegócio brasileiro na América do Sul.

Leia Também:  Cocari fortalece atuação em nutrição animal com tecnologia e inovação industrial

Já no Chile, a comitiva, acompanhada pelo adido agrícola Rodrigo Padovani, realizou encontros com a ministra da Agricultura, Ignacia Fernández, com o embaixador do Brasil, Paulo Roberto Soares Pacheco, e com representantes do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG), além de importadores de carnes e ovos, do setor de vinhos e do Instituto Pensar Agro Chile.

As discussões avançaram em temas prioritários como o reconhecimento do Acre e de Rondônia como zonas livres de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica, a regionalização para exportação de carne de aves, a certificação eletrônica para bebidas e proteínas animais, a atualização do certificado fitossanitário para exportação de mamão papaia, e a cooperação técnica em zoneamento agrícola, voltada à melhoria de eficiência produtiva e redução de perdas.

Os países também concordaram em realizar uma nova rodada técnica no início de 2026 para acompanhar o andamento das prioridades estabelecidas. Nos últimos cinco anos, Brasil e Chile ampliaram significativamente o fluxo de comércio agropecuário, fortalecendo o intercâmbio bilateral e o alinhamento em temas sanitários e comerciais.

A missão reforça o compromisso do Mapa com a expansão, diversificação e consolidação do acesso a mercados internacionais, promovendo o reconhecimento da qualidade e da segurança dos produtos agropecuários brasileiros e ampliando a presença do país nos principais destinos da América Latina.

Leia Também:  Banco Mundial alerta: 97% da água que poderia ser reutilizada é desperdiçada

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGOCIOS

São Paulo investe R$ 1,8 milhão em máquinas agrícolas para fortalecer infraestrutura rural na região de Franca

Publicados

em

O Governo do Estado de São Paulo destinou cerca de R$ 1,8 milhão para a aquisição de máquinas agrícolas que irão reforçar a infraestrutura rural de municípios da Região Administrativa de Franca. A entrega dos equipamentos foi realizada durante a Caravana 3D, iniciativa coordenada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo para ampliar investimentos e fortalecer o desenvolvimento regional.

Os recursos foram viabilizados por meio do programa Patrulha Rural, que promove a distribuição de máquinas e equipamentos aos municípios paulistas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho no campo, apoiar os produtores rurais e ampliar a capacidade operacional das prefeituras.

Municípios recebem tratores e motoniveladoras

Entre os municípios contemplados estão Buritizal e Jeriquara, que receberam tratores avaliados em aproximadamente R$ 200 mil cada.

Já os municípios de Cristais Paulista e Itirapuã foram beneficiados com uma motoniveladora e um trator cada, totalizando investimentos estimados em cerca de R$ 708 mil por município.

Segundo o governo estadual, os equipamentos serão utilizados principalmente na manutenção da infraestrutura rural, contribuindo para a melhoria das estradas vicinais e para o atendimento das demandas do setor agropecuário local.

Leia Também:  Laboratório de Sementes da Agrodefesa é aprovado em avaliações nacionais de qualidade
Patrulha Rural amplia apoio aos produtores paulistas

Desde 2023, o programa Patrulha Rural já recebeu investimentos próximos de R$ 240 milhões. Nesse período, aproximadamente 640 máquinas e equipamentos agrícolas foram entregues a mais de 340 municípios do Estado de São Paulo.

A iniciativa tem como foco fortalecer a logística rural, facilitar o escoamento da produção agropecuária e garantir melhores condições de acesso às propriedades, beneficiando especialmente pequenos e médios produtores.

Além da manutenção das estradas rurais, os equipamentos permitem maior agilidade na execução de serviços essenciais para o desenvolvimento das atividades agrícolas e pecuárias.

Caravana 3D leva investimentos para diversas regiões do estado

A entrega dos equipamentos integra as ações da Caravana 3D, programa do Governo de São Paulo que percorre diferentes regiões levando investimentos, programas e serviços públicos com base nos pilares de desenvolvimento, dignidade e diálogo.

A iniciativa busca aproximar o governo dos municípios e identificar demandas locais para direcionar políticas públicas mais eficientes. Antes de chegar à região de Franca, a Caravana 3D já passou por importantes polos do estado, incluindo ABC Paulista, Alto Tietê, Campinas, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.

Leia Também:  Cocari fortalece atuação em nutrição animal com tecnologia e inovação industrial

Com novos investimentos em infraestrutura rural, o governo estadual reforça o apoio ao agronegócio paulista, setor estratégico para a economia e responsável por grande parte da geração de emprego, renda e desenvolvimento no interior do estado.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA