BRASIL
Belém celebra o brega como identidade cultural e motor da economia criativa durante o Belém Brega Festival 2025
BRASIL
Belém viveu, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025, um dos maiores encontros dedicados ao brega já realizados na capital paraense. O Belém Brega Festival 2025, promovido no Portal da Amazônia com apoio do Ministério do Turismo, reuniu 48 atrações, entre cantores, bandas, DJs e aparelhagens. O evento celebrou um dos ritmos mais populares e simbólicos da Amazônia. O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou da programação no sábado (6) e classificou o festival como “um marco para a cultura brasileira”.
O festival aconteceu em um momento especial para Belém, que foi reconhecido pela ONU Turismo como Capital Mundial do Brega. Em outubro, no Dia Mundial da Música, o Ministério do Turismo lançou a campanha nacional “O mundo é Brega e Belém é a capital”, estrelada pela cantora Joelma, como parte da estratégia “Conheça o Brasil”. A iniciativa reforçou o brega como expressão de identidade, pertencimento e alegria do povo paraense, além de impulsionar o turismo e fortalecer a imagem internacional da cidade.
Para Sabino, o título elevou Belém a uma vitrine cultural do país para o mundo. Ainda de acordo com o ministro, eventos como o Belém Brega Festival destacam a força do turismo de eventos no Brasil.
“O Brega é alegria, é satisfação, felicidade, descontração. O Brega é cultura e impacta vidas. Festivais como este de hoje, com toda essa infraestrutura, mostram a potência do turismo de eventos para a economia brasileira, ao gerar oportunidade, emprego e renda para os brasileiros nos quatro cantos do país”, destacou.
“Este festival, com 50 atrações, mostra que no ano que vem tem que ser melhor ainda. Se temos 50 aqui, tem outras 50 que queriam estar e não puderam”, concluiu Sabino.
Para os artistas, o reconhecimento ao brega também representou a valorização de uma identidade histórica do povo paraense. Mahrco Monteiro, com mais de quatro décadas de carreira, resumiu: “Ser artista de brega é falar de amor. O brega não é um modismo, é um sistema de vida do nosso povo. E fomentar e valorizar a nossa cultura e o nosso brega também é valorização e respeito ao nosso povo”.
A cantora Suanny Batidão, figura importante no tecnobrega, celebrou o momento como histórico. “A gente passou muitos anos lutando e esperando por isso. Esse título abriu portas, mostrou o nosso valor, a nossa cultura, quem nós somos. É a coisa mais importante que poderia ter acontecido para o nosso movimento nos últimos anos”, afirmou, emocionada.
Economia criativa: o brega como força que gera renda, trabalho e identidade
Mais do que música, o festival mostrou na prática como o brega impulsiona a economia criativa e fortalece a cadeia produtiva cultural e turística do Pará. Entre artistas, técnicos, vendedores e empreendedores, milhares de pessoas trabalharam direta e indiretamente nos dois dias de programação.
O festival reforçou que o brega ultrapassa o entretenimento e estrutura formas de viver, trabalhar e sentir pertencimento na Amazônia. O ritmo movimenta mercados, sustenta famílias, inspira novos artistas e posiciona Belém como referência cultural mundial.
Maria de Fátima Santos, 60 anos, vendedora na orla há mais de uma década, relatou que o impacto foi imediato. “Em geral, eu tiro 100 reais por dia. Mas ontem, no primeiro dia de evento, eu tirei mil reais, e hoje a expectativa era dobrar ou até triplicar”, contou. Segundo ela, mais de 100 ambulantes participaram da ação. “É muito importante ter festivais como esse porque muitas famílias dependem desse trabalho”.
Entre os que também viram suas vendas dispararem estava Leidiane Souza, 35 anos, vendedora ambulante de comidas típicas como vatapá, caruru, tacacá e maniçoba. Ela acredita que a gastronomia assim como a música são os carros-chefes da cultura paraense e vitrine turística para o mundo. “No primeiro dia ficamos até 6 horas da manhã vendendo, acabou tudo. Caruru, 2 kg; tacacá, 10 garrafas; arroz paraense, 3 kg. A comida e a música são nossos carros-chefes, e eventos como esse ajudam muito”, finaliza.
Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
BRASIL
Encontro Nacional reúne diretores e superintendentes da Polícia Federal para alinhar estratégias e fortalecer gestão institucional
Brasília, 24/6/2026 — A Academia Nacional da Polícia Federal, em Brasília, sediou nesta semana o Encontro Nacional de Diretores e Superintendentes Regionais da Polícia Federal, evento institucional estratégico que reúne dirigentes dos órgãos centrais e das 27 unidades regionais do país. O encontro, realizado duas vezes por ano, começou na terça-feira (23) e se encerra nesta quinta-feira (25).
Ao longo dos três dias, foram discutidas estratégias para o aprimoramento da gestão, o fortalecimento do planejamento institucional e o estabelecimento de diretrizes para a atuação da PF em todo o território nacional.
O formato privilegia a troca de experiências entre as lideranças regionais e a construção coletiva de soluções para os desafios enfrentados pelo órgão.
Na quarta-feira (24), os participantes receberam o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, além de outras autoridades do Ministério: o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Leite; a secretária nacional de Justiça, Maria Rosa Loula; o diretor nacional de Políticas Penais, André Garcia; e o secretário nacional de Direitos Digitais, Victor Fernandes. O encontro contou ainda com a presença do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues; do diretor-executivo do órgão, William Murad; e da diretora de Ensino da Academia Nacional da PF, Christiane Corrêa Machado.
O ministro Wellington César destacou a relevância do trabalho realizado pela instituição. “Encontros como este são fundamentais para que as estratégias nacionais se traduzam em ações concretas em cada unidade do país. É assim que construímos uma segurança pública mais integrada”, afirmou.
O diretor-geral Andrei Rodrigues ressaltou o caráter coletivo do evento. “É um momento de alinhamento e troca de boas práticas, um grande esforço de construção coletiva”, disse.
O Encontro Nacional de Diretores e Superintendentes Regionais integra a estratégia do Ministério da Justiça e Segurança Pública de fortalecer a integração institucional entre as forças federais de segurança pública, em consonância com as diretrizes do Programa Brasil Contra o Crime Organizado.

- .


