CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Brasil na BTL 2026: Ministério do Turismo apoia lançamento de produção audiovisual sobre potencial inclusivo das favelas

Publicados

BRASIL

O estande do Brasil na BTL 2026, o maior evento de turismo de Portugal, foi o cenário nesta sexta-feira (27/02) para o lançamento de uma iniciativa nacional que une turismo, economia criativa e inclusão social. A Embratur apresentou o 20º episódio da série “Turismo Transforma”, dedicado às favelas do Rio de Janeiro e à sua produção cultural e gastronômica, contando com a participação da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Fernanda Norat, entre outras autoridades.

A produção audiovisual, composta por três capítulos de 15 minutos, percorre seis localidades cariocas: Vidigal, Rocinha, Santa Marta, Providência, Mangueira e Chapéu Mangueira. Além de apresentar os variados destinos e atrativos locais, as peças – conduzidas pelos próprios moradores que vivem e transformam esses espaços diariamente – dão destaque aos responsáveis pela promoção de arte, culinária, memória e inovação social.

A secretária Fernanda Norat, que representou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, ressaltou o forte apoio do Governo do Brasil ao turismo de base comunitária, traduzido pela série. “O Brasil mostra que nossa maior riqueza é a nossa gente! Não estamos apenas vendendo destinos; estamos promovendo o protagonismo de quem faz o Brasil se desenvolver diariamente”, observou Fernanda.

O lançamento contou com a presença de lideranças comunitárias, e o estande do Brasil na BTL recebeu representantes das favelas entre os seus 24 coexpositores. A ação se alinha à nova campanha publicitária internacional da Embratur: “Para se renovar, não há lugar como o Brasil”, que visa a atrair o viajante em busca de propósito, regeneração e conexão real. Com a iniciativa, o país atende a uma demanda global por experiências responsáveis, inclusivas e sustentáveis.

“O turismo de base comunitária é a nossa resposta para um desenvolvimento sustentável real. É a atividade turística que serve como ferramenta de geração de renda direta para o morador, valorizando nossas raízes e garantindo que o benefício econômico permaneça onde a experiência acontece”, acrescentou a secretária-executiva do Ministério do Turismo.

Leia Também:  Processo seletivo: saiba como usar a nota do Enem no Sisu

SÃO JOÃO E ROCK – A agenda da secretária Fernanda Norat nesta sexta-feira também incluiu uma reunião com representantes da companhia aérea Azul para discutir o reforço de voos para o Brasil na época de São João. O Ministério do Turismo convidou a empresa a participar de ações promocionais das festas juninas na Argentina e na China, com o objetivo de destacar a oferta de mais viagens rumo às cidades tradicionais das celebrações.

“O reforço da malha aérea para o período junino é fundamental para consolidar o São João como um dos grandes pilares do turismo nacional, facilitando o acesso a destinos que são o coração da nossa cultura. Esses eventos mobilizam toda a cadeia produtiva do turismo, desde a hotelaria até vendedores ambulantes”, defendeu Fernanda na reunião.

Uma das ações em estudo é o uso do “Azul Air Pass”, que facilita os deslocamentos domésticos de visitantes internacionais no país. O benefício permite que viajantes adquiram pacotes de voos internos com tarifas e condições especiais, possibilitando a combinação de múltiplos destinos no Brasil. A medida reforça a estratégia de diversificar roteiros, ampliar a permanência de visitantes no país e distribuir o fluxo turístico entre as regiões.

A representante do Ministério do Turismo ainda prestigiou a assinatura do acordo pela Embratur para patrocinar o Rock in Rio Lisboa deste ano, que ocorrerá de 20 a 29 de junho na capital portuguesa. A medida busca divulgar os atrativos brasileiros ao público do festival, ajudando a despertar o crescente interesse de estrangeiros em visitar o Rio de Janeiro – que sedia o evento no Brasil – e outros destinos nacionais.

Leia Também:  Ministério do Turismo e UNESCO irão elaborar manual norteador para empreendimentos turísticos sustentáveis

VITRINE PARA O MUNDO – Ao longo da programação da BTL 2026, que teve o Brasil como Destino Internacional Convidado, o Ministério do Turismo cumpriu uma extensa agenda de compromissos institucionais em Lisboa.

A cidade sediou eventos importantes focados na promoção de destinos brasileiros, como a Galeria Visit Brasil – Edição Oceano. Este espaço instagramável refletiu a cultura, a biodiversidade e as tradições de cidades banhadas pelo Atlântico.

A capital portuguesa também recebeu o “Showcase Piauí”, iniciativa que é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae-PI, com apoio do Governo do Brasil. O encontro reuniu diversos operadores turísticos, agentes de viagens, representantes de companhias aéreas, jornalistas especializados e formadores de opinião do mercado português, com o objetivo de fortalecer o potencial do Piauí no cenário global.

A programação do Ministério do Turismo incluiu, ainda, um encontro com representantes da Embaixada do Brasil em Portugal sobre os avanços na cooperação turística entre os países; a participação na assinatura do acordo entre o Governo da Paraíba e a rede hoteleira portuguesa Vila Galé para a implantação de um hotel de alto padrão no Centro Histórico de João Pessoa; e a presença no lançamento de novos voos da TAP rumo ao Brasil, entre outros eventos.

Por André Martins

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Propaganda

BRASIL

Ministérios discutem instrumentos para implementação da PNIPI

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) encerrou, na terça-feira, 23 de junho, em Brasília (DF), o 1º Seminário Nacional Políticas Públicas para a Primeira Infância. Iniciado na segunda-feira (22), o encontro integrou as ações do governo federal para a implementação da Política Nacional Integrada da Primeira Infância (PNIPI) e reuniu representantes dos governos da União, dos estados e dos municípios para debater instrumentos e estratégias voltados à garantia dos direitos de crianças de zero a seis anos. 

Ao longo do segundo dia de programação, os ministérios que compõem o Comitê Executivo da PNIPI discutiram mecanismos para fortalecer a governança, a articulação interfederativa e a gestão das políticas públicas voltadas à primeira infância. O seminário também serviu como espaço para apresentação de iniciativas que apoiam a implementação da política em todo o país. 

Entre os instrumentos lançados no segundo dia de evento estão a oferta da pós-graduação lato sensu em Liderança e Gestão de Políticas Públicas para a Primeira Infância, em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), voltada à formação de até 10 mil gestores públicos; a Estratégia Conhecimento e Ação (ECOA), destinada à produção, sistematização e disseminação de conhecimentos científicos e técnicos sobre o tema; e a plataforma de cursos unificada, com cursos ofertados na modalidade de educação a distância (EaD) dos ministérios da PNIPI e de parceiros. 

Outro anúncio foi a abertura da segunda turma do mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas com Ênfase na Primeira Infância, desenvolvido em parceria com o Itaú Social e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O curso, que agora conta com quase 8 mil inscritos, dobrará sua capacidade: antes, a oferta era limitada a 45 vagas em apenas uma turma; agora, passará a comportar 90 vagas no montante de duas turmas. 

Durante o evento, o secretário-executivo do MEC, Rodolfo Cabral, ressaltou a necessidade de ações articuladas para garantir o desenvolvimento integral das crianças brasileiras. “Pensar na primeira infância é agir no presente. É na primeira infância que se formam as bases do desenvolvimento humano e é também quando o Estado pode fazer a maior diferença, reduzindo desigualdades e ampliando as oportunidades. Por isso, a PNIPI não atua de forma isolada, ela integra educação, saúde, assistência social e direitos humanos, reconhecendo que o desenvolvimento infantil exige respostas coordenadas e contínuas”, afirmou. 

Leia Também:  MME destaca avanços do Luz para Todos em painel sobre transição energética no Brasil

Ao abordar os desafios da implementação da política em todo o país, o subsecretário da Política Nacional Integrada da Primeira Infância do MEC, Alexsandro Santos, ressaltou a importância da mobilização nacional em defesa da primeira infância. “Seguimos todos juntos, envolvidos nas diferentes áreas do setor público, em parceria com a sociedade civil e as universidades, para fazer valer a prioridade absoluta definida na Constituição Federal e fazer valer os direitos de cada bebê e de cada criança brasileira”. 

Primeiro dia – No primeiro dia de evento (22), houve o lançamento do Guia para Elaboração de Planos Intersetoriais pela Primeira Infância, documento desenvolvido em parceria com a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e que visa orientar acerca da elaboração, da implementação e do monitoramento dos planos para a primeira infância. 

Além disso, houve a passagem do Pacto Nacional pela Primeira Infância, um momento de especial relevância para as políticas públicas voltadas às crianças no Brasil, pois formaliza a condução do Pacto no âmbito da Subsecretaria Nacional Integrada da Primeira Infância do Ministério da Educação. Esse movimento simboliza o fortalecimento da agenda da primeira infância e conta com o reconhecimento e a anuência das instituições parceiras que contribuíram para a consolidação do instrumento. 

Leia Também:  Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis com R$ 110 bilhões até 2035

Encontro Nacional – O seminário é resultado de um ciclo de mobilização realizado em diferentes estados brasileiros, incluindo Ceará, Santa Catarina, Amazonas, São Paulo, Paraíba e Tocantins, que reuniu gestores públicos e instituições parceiras para troca de experiências e identificação de desafios comuns. A etapa nacional consolida essas discussões, promovendo a integração entre os entes federativos, órgãos de controle, especialistas e sociedade civil, com vistas ao aprimoramento das políticas públicas voltadas à primeira infância.  

PNIPI – A Política Nacional Integrada da Primeira Infância foi instituída pelo Decreto nº 12.574/2025 como uma iniciativa do governo federal voltada ao desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos. A política reconhece a primeira infância como uma etapa decisiva para o desenvolvimento humano e articula ações das áreas de saúde, educação, assistência social, direitos humanos e gestão e inovação. O objetivo é fortalecer a atuação do Estado de forma integrada, com foco na equidade e na garantia de direitos, especialmente para crianças em situação de maior vulnerabilidade. 

Além disso, PNIPI é uma política intersetorial que inclui a participação dos Ministérios da Saúde; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; dos Direitos Humanos e da Cidadania; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, entre outros órgãos federais. 

Transmissão | 1º dia de seminário  

Transmissão | 2º dia de seminário 

Resumo | Política Nacional Integrada da Primeira Infância 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE) 

Fonte: Ministério da Educação

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA