BRASIL
Escolas mobilizam alunos para o Enem 2025
BRASIL
O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já começou. Neste momento, as escolas assumem o papel fundamental de incentivar os estudantes concluintes a participarem do exame e, melhor ainda, a fazê-lo de forma gratuita. O envolvimento de diretores, coordenadores pedagógicos e professores é essencial para que os alunos vejam o Enem como uma oportunidade de ingresso na educação superior.
Com um planejamento detalhado e ações contínuas ao longo do ano letivo, uma escola da rede estadual de Goiás tem se destacado na mobilização dos estudantes para o Enem 2025. A proposta vai além de preparar para a prova: busca conscientizar e engajar os alunos acerca da importância do exame para o seu futuro acadêmico e profissional.
O Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado em Goiânia, tem investido em uma série de iniciativas, que vão desde simulados mensais e aulões preparatórios até o uso de tecnologia educacional com inteligência artificial voltada ao desenvolvimento de competências essenciais, como leitura, escrita, pensamento crítico e criatividade.
Segundo a diretora do Colégio, Ana Catarina de Assis, o engajamento segue um cronograma anual com metas definidas que envolve planejamento de aulas focado nas competências cobradas pelo exame, reuniões com a equipe docente, aulões preparatórios, simulados e monitoramento do desempenho dos alunos.
“Os professores têm trabalhado em conjunto com os coordenadores pedagógicos para criar um ambiente de apoio. Eles oferecem tutoriais e aulas extras focadas nas áreas mais desafiadoras do exame”, destacou. Além disso, a direção escolar estimula os educadores a manterem um diálogo aberto com os estudantes sobre suas dúvidas e preocupações em relação ao Enem 2025.
“A escola desempenha um papel fundamental na conscientização dos alunos, pois é o ambiente onde eles recebem orientação e informações relevantes sobre o Enem. É nossa responsabilidade não apenas preparar os alunos academicamente, mas também ajudá-los a entender como o exame pode abrir portas para o futuro deles”, concluiu a diretora.
O estudante Lukas Vinícius de Souza faz parte do grupo de estudantes que solicitou a isenção da taxa de inscrição do Enem. Para ele, o processo foi simples. “Recebi auxílio da escola por meio de tutoriais e instruções didáticas que facilitaram a compreensão de todos os passos. Isso fez toda a diferença”, conta.
Segundo Lukas, questões familiares e sociais foram determinantes para a solicitação da isenção. A gratuidade da inscrição representa uma oportunidade para estudantes que, assim como ele, veem no Enem 2025 uma chance para o futuro.
Isenção – Os interessados em pedir isenção da taxa de inscrição do exame e justificar ausência na edição de 2024 devem realizar os procedimentos pela Página do Participante até o dia 25 de abril.
Está prevista gratuidade para pessoas que se enquadrem nos seguintes perfis:
-
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025);
-
Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de família de baixa renda, com registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.
Os participantes do programa Pé-de-Meia também podem solicitar isenção da taxa de inscrição.
Já a justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2025. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio. O período de recursos para quem tiver o pedido negado será de 12 a 16 de maio.
Vale destacar que a aprovação da solicitação de isenção e da justificativa de ausência não garante a participação no exame. Os interessados devem realizar a inscrição no exame, posteriormente, na Página do Participante.
Confira o cronograma abaixo:
Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 14 a 25 de abril
Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência – 12 de maio
Período de recursos – 12 a 16 de maio
Resultado dos recursos – 22 de maio
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Fonte: Ministério da Educação
BRASIL
MEC abre inscrições para edital de economia solidária
O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta terça-feira, 23 de junho, as inscrições para o edital de seleção de projetos de Incubadoras Tecnológicas de Economia Solidária com investimento de R$ 3 milhões para apoiar e estruturar empreendimentos coletivos geridos pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como associações produtivas e cooperativas de base comunitária. Os interessados têm até o dia 2 de agosto para submeter as propostas, pelo portal do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou a importância de unir a excelência técnica ao desenvolvimento social. “O MEC trabalha firmemente na indissociabilidade entre educação e prática social para a formação crítica e cidadã. O objetivo principal é utilizar a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade como estratégias de acesso, permanência e êxito dos estudantes, reduzindo as desigualdades e gerando inclusão real nos territórios”, afirmou.
O edital é realizado em parceria com o IFSP e conta com o apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc). Segundo o diretor de Formação e Pesquisa da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do MTE, Sérgio Godoy, “a retomada do Proninc, a reinstalação do Comitê Gestor, o envolvimento da sociedade civil, juntamente com esses editais, representa uma decisão de governo de fortalecer as incubadoras de economia solidária. É muito importante esse protagonismo da Setec [Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica] do MEC para consolidar a relação entre economia solidária, ensino, pesquisa e extensão na Rede Federal”, disse.
Como funciona– Para garantir uma estruturação perene e sustentável, o desenvolvimento dos projetos ocorrerá em três fases consecutivas e interdependentes. A primeira etapa focará na capacitação metodológica e técnica de dez incubadoras, garantindo que pelo menos uma instituição de cada região do Brasil seja contemplada.
Na sequência, a segunda fase fará o atendimento e a pré-incubação de até 20 Empreendimentos de Economia Solidária (EES) por quatro meses, com o limite de dois projetos por incubadora.
Por fim, a terceira fase consistirá no processo de incubação e no acompanhamento desses empreendimentos ao longo de um ano. Cada proposta selecionada receberá suporte financeiro para o pagamento de auxílios mensais à equipe executora e R$ 15 mil para aquisição de equipamentos. Os empreendimentos também receberão investimento para aquisição de equipamentos e apoio à equipe.
Em relação aos requisitos de participação, a submissão das propostas deve ser realizada por um servidor ativo do quadro de pessoal da Rede Federal, com nível superior, que assumirá a coordenação–geral.
Requisitos – As instituições proponentes também precisam comprovar a disponibilidade de espaço físico adequado, dotado de salas de reunião e conexão à internet, para o atendimento presencial. Além disso, as incubadoras devem estar cadastradas na plataforma Rede Integra até o prazo final de envio, e os empreendimentos atendidos precisam constar no Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários (Cadsol).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec
Fonte: Ministério da Educação



