CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Evento destaca valorização dos profissionais da educação

Publicados

BRASIL

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o 1º Encontro Nacional dos Centros de Formação da Educação Básica, entre os dias 7 e 10 de outubro. O evento ocorreu no auditório do edifício da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e reuniu cerca de 70 representantes dos centros de formação estaduais, distrital e das capitais, além de técnicos e gestores do MEC.  

O encontro teve como principal objetivo fortalecer e articular os centros de formação em todo o país, estimulando integração e troca de experiências, metodologias e boas práticas entre diferentes regiões. A iniciativa faz parte do Programa de Formação de Diretores e Técnicos da Educação Básica (Proditec), voltado à valorização e à formação continuada dos profissionais da educação.  

Segundo o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Júnior, o evento representa uma mudança importante na política de formação do país. “O grande objetivo deste encontro é aproximar os centros de formação, promovendo a troca de informações sobre as diversas ações formativas. O principal propósito é fortalecer a aproximação entre o MEC e os centros de formação, para que possamos construir uma grande rede nacional de formação de profissionais da educação.”  

Leia Também:  O MTE resgata trabalhador idoso no interior do Paraná

Programação – Durante quatro dias de atividades, que incluíram palestras, oficinas, painéis e momentos de socialização, os participantes discutiram temas centrais para a educação básica, como alfabetização, educação em tempo integral, formação de diretores e desafios do trabalho docente.  

A diversidade de experiências e realidades regionais foi uma das grandes riquezas do encontro. Para Maria Inez Pereira de Alcântara, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, o evento foi essencial para fortalecer as formações nos municípios. “O principal ganho é justamente essa aproximação entre o MEC e os centros de formação. Mostrou várias possibilidades de realizar esse trabalho de forma mais significativa para os professores e os demais profissionais da educação.”  

De Santa Catarina, Adecir Pozzer destacou a importância do intercâmbio de práticas como inspiração para os estados que estão estruturando seus centros. “Professores preparados certamente têm um impacto significativo na aprendizagem dos estudantes. É excelente ouvir tantas experiências belíssimas que ocorrem em todo o Brasil.”  

A riqueza das trocas também foi ressaltada por Clévia Suyene Cunha de Carvalho, da Secretaria Municipal de João Pessoa. “Foi uma iniciativa muito acertada do MEC essa aproximação com os centros de formação. Saímos daqui com uma bagagem ainda maior de experiências, ideias e reflexões.”  

Leia Também:  Celso Sabino destaca transição energética e geração de empregos na inauguração de concessionária de automóveis elétricos em Belém

Para Carla Mendonça Lisboa Bernades, da Secretaria Estadual de Goiás, o encontro trouxe entusiasmo e inspiração. “Nestes dias, estamos vivendo experiências maravilhosas, marcadas pelo compartilhamento de boas práticas.” Já Geisi dos Santos Nicolau, do Rio de Janeiro, resumiu o sentimento coletivo: “É um momento único e muito importante para estabelecermos relações com diferentes centros de formação do país. O encontro está incrível.”  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Fonte: Ministério da Educação

Propaganda

BRASIL

Senacon oferece mais de 30 cursos gratuitos em parceria com a UnB para fortalecer defesa do consumidor

Publicados

em

Brasília, 24/6/2026 – A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC), vinculada à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), está com inscrições abertas para mais de 30 cursos gratuitos de capacitação na área de relações de consumo. A iniciativa, realizada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), busca ampliar o conhecimento de integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), servidores públicos e da sociedade em geral sobre temas estratégicos relacionados à proteção dos consumidores.

As inscrições podem ser realizadas até 20 de julho pelo portal da ENDC. As aulas começam a partir de 27 de julho e são realizadas totalmente on-line.

A programação reúne cursos sobre diferentes áreas da defesa do consumidor, incluindo direitos básicos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), práticas abusivas, oferta e publicidade, proteção contratual, bancos de dados, proteção de dados pessoais, consumo seguro, saúde suplementar, transporte aéreo, combustíveis, educação financeira e prevenção ao superendividamento.

Entre os destaques da nova formação está o curso Direitos dos consumidores-apostadores e as bets: além do jogo, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda. A capacitação aborda os direitos dos consumidores diante do mercado regulado de apostas de quota fixa e os impactos das novas relações de consumo envolvendo o setor.

Leia Também:  O MTE resgata trabalhador idoso no interior do Paraná

Também integra a programação o curso Consumo de crédito, prevenção e tratamento do superendividamento, elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Política e Defesa do Consumidor (Brasilcon), com foco na educação financeira e na proteção dos consumidores em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, a ENDC disponibiliza 31 cursos, com cargas horárias que variam entre 15 e 60 horas-aula. Desde sua criação, em 2007, a Escola já registrou mais de 300 mil matrículas, contribuindo para a formação de agentes públicos e para o aprimoramento das políticas de proteção e defesa do consumidor no País.

As capacitações têm como objetivo fortalecer a atuação dos órgãos que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e ampliar o acesso da população a informações sobre direitos, deveres e mecanismos de proteção nas relações de consumo.

Escola Nacional de Defesa do Consumidor

Criada em 13 de agosto de 2007, por meio da Portaria Ministerial nº 1.387, a Escola Nacional de Defesa do Consumidor promove a formação e capacitação técnica de agentes e técnicos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, além da sociedade em geral.

Leia Também:  MEC discute criação de Universidade do Esporte

A instituição atua para fortalecer a estrutura nacional de proteção ao consumidor e aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos responsáveis pela defesa dos direitos dos consumidores em todo o Brasil.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA