BRASIL
Governo do Brasil e entidades renovam pacto para fortalecer a cafeicultura no Espírito Santo
BRASIL
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou nesta quarta-feira (11), no Espírito Santo, da cerimônia de renovação dos compromissos do Pacto em Defesa do Trabalho Decente nas Lavouras de Café do estado. O acordo, assinado em 2023, reúne representantes de empregadores, trabalhadores e do governo local para promover o trabalho decente e melhorar as relações e condições de trabalho nas lavouras de café.
Durante a cerimônia, também foi lançada a Campanha Conjunta em Promoção do Trabalho Decente na Cafeicultura, iniciativa que busca fortalecer práticas de trabalho mais justas e sustentáveis no setor.
Para o ministro, o pacto contribui para aprimorar as relações de trabalho e combater o trabalho análogo à escravidão na cadeia produtiva do café. “Houve avanços desde a assinatura do pacto, mas precisamos avançar mais. A mácula do trabalho escravo mancha a imagem da empresa aqui e, principalmente, no exterior”, afirmou. Segundo ele, foram registrados 86 resgates por trabalho escravo no estado em 2024, número que caiu para 35 em 2025. “Mas queremos que não haja nenhum resgate”, acrescentou.
Luiz Marinho ressaltou que o enfrentamento desse problema exige a participação de toda a sociedade. “É preciso a participação da sociedade, das empresas, das entidades trabalhistas, de todos e todas. Para isso criamos o Pacto da Cafeicultura e queremos ampliar esse entendimento para outras atividades econômicas do país”, disse.
O evento ocorreu na sede do governo do estado. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou que o estado é o segundo maior produtor de café do país e que a cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas locais. “Temos uma cultura de boa qualidade, e esse pacto vem para garantir o respeito à legislação trabalhista, eliminar o uso de mão de obra escrava e consolidar uma cultura de trabalho decente nessa atividade”, afirmou.
O procurador-geral do Trabalho, Glaucio Oliveira, ressaltou que o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atuam não apenas na fiscalização, mas também na promoção do diálogo. “Queremos dialogar com a sociedade para enfrentar essas situações de exploração de trabalhadores. O pacto é uma dessas iniciativas para promover o trabalho digno”, afirmou.
Silas Brasileiro, do Conselho Nacional do Café, destacou que houve avanços desde a criação do pacto. “Observamos uma evolução e uma visão diferenciada entre os envolvidos, com o governo trabalhando lado a lado com empregadores e trabalhadores para promover o trabalho decente na cafeicultura”, disse.
O diretor da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Vinícius Pinheiro, avaliou que houve progressos importantes, mas que ainda é necessário ampliar a promoção da justiça social na cadeia produtiva do café. “O Espírito Santo ocupa um lugar central nesse debate, e nada melhor que o início da colheita para reafirmarmos o compromisso de construir uma agenda comum e, por meio do diálogo social, encontrar soluções sustentáveis”, afirmou.
Bolsa Família
Ao comentar a concessão do Bolsa Família, o ministro explicou que o programa não impede que beneficiários aceitem trabalho formal durante o período da safra. Segundo ele, quem for contratado pode retornar ao benefício após o término do contrato de trabalho.
“Quem recebe o Bolsa Família e for contratado no período da safra pode retornar normalmente ao benefício após o término do contrato. Durante o período de formalização, o benefício fica apenas bloqueado e volta a ser pago após o fim do vínculo, desde que atendidos os requisitos estabelecidos pela Medida Provisória nº 1.164”, explicou.
Encontro com servidores e entidades sindicais
Durante a agenda no estado, o ministro também se reuniu com servidores da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Espírito Santo (SRTE/ES) e visitou o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais (SINDFER), que representa cerca de 10 mil trabalhadores e trabalhadoras.
Na SRTE/ES, acompanhado do superintendente Alcimar Candeias da Silva, Luiz Marinho ouviu os servidores sobre as dificuldades no atendimento às demandas dos usuários. O ministro lembrou que o MTE foi extinto no governo anterior e que muitas políticas ainda estão em processo de reconstrução.
“Tenho o compromisso de reconstruir as políticas do Ministério, mas isso exige diálogo com outras áreas do governo, especialmente com a área de planejamento. Conseguimos a realização de concurso para auditores-fiscais do trabalho e vamos buscar outros avanços”, afirmou.
BRASIL
Pronasci Juventude inicia atividades no DF com protagonismo de jovens das periferias
A programação reuniu jovens de Ceilândia, Estrutural, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente, territórios contemplados pela iniciativa. O encontro destacou trajetórias, experiências e expressões culturais desenvolvidas pelos participantes, reforçando o papel do programa na promoção da cidadania, da inclusão social e da construção de oportunidades para a juventude.
Durante a cerimônia, os participantes compartilharam relatos sobre o impacto do projeto nas comunidades e suas perspectivas de futuro. A programação também contou com apresentações culturais e com a exposição fotográfica Pronasci Juventude Brasília: Território, Identidade, Dignidade, que retrata os primeiros meses de mobilização social no Distrito Federal.
A secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Marta Machado, ressaltou a importância de políticas públicas voltadas à valorização da juventude e ao fortalecimento dos territórios.
“Segurança pública se constrói de forma sustentável quando o Estado reconhece o potencial dos jovens e investe em oportunidades nos territórios”, afirma.
Educação, cultura e inclusão
Representantes do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), da Presidência da República e do IFB integraram a programação e ressaltaram a articulação entre educação, cultura e cidadania para ampliar oportunidades e fortalecer direitos.
A reitora do IFB, Veruska Machado, apresentou o histórico de implementação do programa no Distrito Federal, com ênfase na integração à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). Já o coordenador sistêmico do Pronasci Juventude no Distrito Federal, André Hope, abordou os avanços alcançados e os desafios das próximas etapas do projeto.
Expressões culturais
Entre outras ações, a programação contou com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro em versão percussiva, executada por jovens participantes do programa com instrumentos produzidos a partir de materiais recicláveis. A atividade foi conduzida pelo músico e educador Fred Magalhães, com participação de integrantes do grupo Patubatê.
O encerramento do evento foi marcado por uma Batalha de Rima pela Juventude, em formato freestyle, que abordou temas como cidadania, território, sonhos e futuro. A atividade teve a participação dos MCs Balota, Nimsai e Singelo.
Sobre o Pronasci Juventude
O Pronasci Juventude integra as ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania e busca promover inclusão social, formação cidadã e fortalecimento de vínculos comunitários entre adolescentes e jovens de territórios socialmente vulneráveis. A iniciativa articula educação, cultura, esporte e participação social como estratégias de prevenção da violência e ampliação de oportunidades.
A exposição fotográfica Pronasci Juventude Brasília permanece aberta à visitação no hall da Câmara Legislativa do Distrito Federal até 26 de junho. A cerimônia completa pode ser assistida no canal oficial da Câmara Legislativa no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=pJRB31uvR2Q)


