CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

BRASIL

Sergipe realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho

Publicados

BRASIL

A etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) em Sergipe foi realizada no dia 23 de outubro, na Reitoria do Instituto Federal de Sergipe (IFS), em Aracaju. O encontro reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir os desafios e oportunidades do mundo do trabalho e construir propostas conjuntas que serão encaminhadas à etapa nacional, marcada para março de 2026, em São Paulo.

Ao término dos debates, foram aprovadas 15 propostas elaboradas a partir dos eixos temáticos da Conferência, com foco na promoção do trabalho decente, no fortalecimento do diálogo social, na saúde e segurança no trabalho, na qualificação profissional e no desenvolvimento econômico com justiça social.

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Magno Lavigne, que representou o ministro Luiz Marinho. Também participaram o secretário de Trabalho, Emprego e Renda do Estado de Sergipe, Jorge Elias Menezes Teles; o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, José Cláudio Silva Barreto; a professora doutora Melissa Camboim, representando a presidente da Fundação Municipal de Qualificação para o Trabalho, Emília Corrêa; o presidente da Comissão de Seguridade Social e do Trabalho da OAB/SE, Bruno Randon; o oficial de Parcerias do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Natanael Lopes; o presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, representando os trabalhadores; e o presidente da Fecomércio Sergipe, Marcos Andrade, representando os empregadores.

Leia Também:  Publicado edital da 2ª Edição do Selo da Alfabetização

Em sua fala, o secretário Magno Lavigne destacou a relevância do evento para o fortalecimento das políticas públicas de trabalho no país.

“A contribuição de Sergipe será muito importante para a etapa nacional da II CNT. É essencial esse debate entre trabalhadores, empregadores e governo para construir, de forma democrática, os novos caminhos do mundo do trabalho no Brasil”, afirmou.

O superintendente regional do Trabalho, Cláudio Barreto, também ressaltou a qualidade das discussões e a importância das propostas aprovadas.

“As deliberações tratam de temas centrais como saúde do trabalhador, qualificação profissional e desenvolvimento econômico com justiça social. Sergipe tem avançado nesses temas e traz para a Conferência Nacional contribuições consistentes e representativas”, destacou.

A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que busca construir coletivamente diretrizes e políticas voltadas à promoção do trabalho decente, produtivo e sustentável no Brasil.

As etapas estaduais acontecem até o dia 11 de dezembro de 2025, e a etapa nacional será realizada em março de 2026, em São Paulo.

Leia Também:  MEC anuncia repasses financeiros para instituições federais

Confira mais informações sobre a II CNT aqui.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Propaganda

BRASIL

Ministro do Turismo assina com o Governo da Paraíba convênio de R$ 1 milhão para qualificação profissional em seis cidades

Publicados

em

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assina nesta terça-feira (23), em Campina Grande (PB), um convênio no valor de R$ 1 milhão com o governo do estado para oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional e de fortalecimento da gestão empresarial em seis municípios do estado. A assinatura ocorrerá às 10h, no Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), e contará com a presença do governador Lucas Ribeiro.

A iniciativa busca reforçar a geração de emprego e renda em cidades com reconhecido potencial turístico. Além de Campina Grande, haverá capacitações em outros municípios do estado, como João Pessoa, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras.

Por meio do Qualifica Turismo Paraíba, profissionais e interessados em atuar no setor turístico terão à disposição cursos como técnicas de atendimento ao cliente; inglês e espanhol básicos para turismo; e formação de garçons, garçonetes, bartenders (atendentes de bares) e camareiras(os). Também serão oferecidas, por exemplo, capacitações de manipulação de alimentos, uso de inteligência artificial e marketing digital para pequenos negócios.

O ministro Gustavo Feliciano afirma que a iniciativa busca gerar emprego e renda. “Criar vagas de trabalho e, consequentemente, transformar a realidade de muitas famílias brasileiras é uma prioridade do governo do presidente Lula. Com essas capacitações, vamos incluir novos profissionais no mercado, ampliando a empregabilidade no setor, melhorando a qualidade do atendimento ao visitante e fortalecendo a imagem dos municípios e do estado”, diz.

Leia Também:  MEC anuncia repasses financeiros para instituições federais

As qualificações serão realizadas pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae-PB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial da Paraíba (SENAC-PB).

Gustavo Feliciano aponta benefícios da parceria com o Governo da Paraíba, responsável pelo Qualifica Turismo, e as entidades envolvidas. “Estamos dando oportunidades, sem custo, a trabalhadores de municípios que pulsam turismo, cultura e história. A qualificação vai chegar na ponta, transformando a realidade de quem atua nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e no comércio”, acrescenta o ministro.

As qualificações, cujos cursos têm a previsão de capacitar até duas mil pessoas, englobam ainda a promoção de oficinas, formações técnicas e consultorias.

Polo Turístico Cabo Branco

A parceria entre o Ministério do Turismo e o Governo da Paraíba inclui a capacitação de trabalhadores que irão atuar no Polo Turístico Cabo Branco, em João Pessoa, o maior complexo turístico planejado do Nordeste. O espaço abrigará hotéis, parque aquático, parque temático, comércio e serviços, com um investimento superior a R$ 2,3 bilhões e a perspectiva de gerar 18 mil empregos.

“Com a chegada de grandes empreendimentos ao Polo Cabo Branco, queremos proporcionar que as vagas de emprego ali geradas sejam ocupadas por paraibanos capacitados e prontos para o mercado de alto padrão”, completa o ministro, que participou, em março deste ano, da inauguração do Tauá Resort João Pessoa, o primeiro grande empreendimento do Polo.

Leia Também:  MDIC prorroga consulta para definir lista de equipamentos de Data Centers elegíveis ao Redata

O Polo Cabo Branco é um dos projetos disponíveis no Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, plataforma que indica oportunidades de atuação da iniciativa privada no setor em todo o país.

A área na capital paraibana também consta do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil, elaborado pela pasta, em parceria com a ONU Turismo e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) para facilitar aportes no mercado turístico nacional.

Guia em mandarim

Em um movimento para ampliar a presença de turistas e investidores chineses no Brasil, o ministro do Turismo lançou em maio, durante agenda em Xangai, na China, a versão em mandarim do Guia de Investimentos em Turismo no Brasil.

“A estratégia mira um dos mercados mais relevantes do turismo, já que a China figura entre os maiores emissores de turistas no mundo e a presença dos viajantes chineses tem aumentado consideravelmente no Brasil”, ressalta o ministro.

O lançamento do guia em mandarim fez parte de uma série de agendas do ministro na China, em maio, com objetivo de atrair mais turistas chineses para o Brasil.

Por João Alberto Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA