BRASIL
Sisu+ 2026 preenche 99,5% das vagas na chamada regular
BRASIL
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira, 24 de junho, o resultado da chamada regular do Sisu+ 2026, etapa complementar inédita ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado, disponível no Portal Único de Acesso, registrou a ocupação de 99,51% das 9.436 oportunidades ofertadas logo na chamada regular.
Participaram do processo 132.488 candidatos, com volume de 236.804 inscrições, já que cada estudante pôde optar por até dois cursos e, com as alterações da Lei de Cotas, quem concorre sob ações afirmativas também participa da seleção via ampla concorrência. A oferta global contemplou 532 cursos de graduação distribuídos em 34 instituições públicas de educação superior de todas as regiões do país.
Do total, 3.822 candidatos foram aprovados na modalidade de ampla concorrência, enquanto categorias de cotas, como estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, somaram quase 3 mil candidatos aprovados.
No cenário nacional, o estado da Paraíba liderou o acesso (1.775 aprovados), seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909). Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes.
As graduações com maior volume de inscrições foram direito (14.221 interessados), administração (13.653) e engenharia civil (10.844), seguidas por fisioterapia (10.580) e enfermagem (9.153). O acesso permitiu a utilização de desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 a 2025, assim como o Sisu 2026.
“Os dados desta primeira edição sublinham o amadurecimento contínuo das políticas de acesso à educação superior promovidas pelo Ministério da Educação, que têm como foco estimular a ocupação de vagas, a plena autonomia das instituições públicas de educação superior e a liberdade dos jovens na construção de seus percursos de vida”, afirmou o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus David.
Cronograma

- .
Sisu+ – O programa integra um ciclo mais amplo de aprimoramento do Sisu, como as alterações recentes da Lei de Cotas, aprimoramentos importantes no sistema de inscrição e melhorias na organização de vagas. A seleção é uma etapa complementar ao Sisu que tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior — contribuindo para a ocupação de vagas disponíveis — e de aperfeiçoar os processos da ferramenta de seleção. A etapa fortalece as instituições públicas de educação superior ao permitir que utilizem a estrutura do Sisu para ofertar vagas que, de outra forma, poderiam depender de processos seletivos próprios, com maior dispersão de regras, calendários e canais de divulgação.
A participação é voltada às instituições públicas e gratuitas que tenham participado da etapa regular do Sisu 2026 e formalizado a adesão por meio de termo. A tendência é que o Sisu+ seja utilizado especialmente para: cursos que, tradicionalmente, dependem de chamadas sucessivas para preenchimento de vagas; instituições que realizariam processos seletivos próprios para vagas com ingresso no segundo semestre; cursos de licenciatura, engenharias e demais áreas estratégicas em que a ampliação do acesso esteja associada a políticas públicas complementares; e instituições que desejem utilizar a infraestrutura do Sisu para reduzir custos administrativos, ampliar a divulgação das vagas e padronizar procedimentos de seleção.
O objetivo é reduzir a necessidade de processos seletivos próprios paralelos e apoiar a organização das ofertas acadêmicas em ambiente já conhecido pelas instituições e pelos estudantes, incluindo instituições localizadas em regiões interiorizadas do país e ampliando a visibilidade de vagas eventualmente disponíveis fora dos grandes centros urbanos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Educação Superior (Sesu)
Fonte: Ministério da Educação
BRASIL
Rota aérea entre São Paulo e Bahia cresce 8% e assume o 3º lugar entre as mais movimentadas do país
A rota aérea entre São Paulo e Bahia registrou crescimento de 8% no número de passageiros e assumiu a terceira posição entre os trechos mais movimentados do país, de janeiro a maio de 2026. No período, foram 2.488.440 passageiros transportados, ante 2.290.573 nos cinco primeiros meses do ano passado, quando o itinerário ocupava o quarto lugar no ranking nacional.
Já a rota São Paulo–Santa Catarina, que, de janeiro a maio de 2025, estava no 3° lugar entre os trajetos mais movimentados, caiu uma posição neste ano. O número de passageiros diminuiu 1,5%, passando de 2.403.838, de janeiro a maio de 2025, para 2.366.258, no mesmo intervalo deste ano.
Um outro trecho também subiu de posição neste ano: São Paulo–Rio Grande do Sul, que estava na 6ª posição em 2025, e agora está em 5° lugar entre os destinos mais movimentados. O trajeto, neste ano, atingiu 2.109.798 passageiros, uma alta de 5% em relação aos 2.000.511 registrados nos cinco primeiros meses de 2025.
Já a rota entre São Paulo e Minas Gerais caiu uma posição: era 5° lugar no ano passado (2.137.645 passageiros de janeiro a maio) e passou para a 6ª posição neste ano (2.052.870 passageiros).
Líderes
A rota entre São Paulo e Rio de Janeiro seguiu como a mais movimentada em 2026, mantendo o patamar de 2,9 milhões de passageiros registrados no ano passado.
O segundo itinerário com maior movimentação em ambos os anos (São Paulo-Paraná) registrou leve crescimento entre janeiro e maio deste ano, com 2,8 milhões de passageiros. Em 2025, no mesmo período, foram contabilizados 2,7 milhões.
Trechos mais movimentados em 2026, de janeiro a maio:
- SP x RJ (1° em 2025)
- SP x PR (2° em 2025)
- SP x BA (4° em 2025)
- SP x SC (3° em 2025)
- SP x RS (6° em 2025)
Geral
O Brasil registrou no mês passado mais um recorde na movimentação de passageiros domésticos. As estatísticas foram divulgadas pelo Ministério do Turismo, com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas voaram pelo país. O número é 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. É a primeira vez na história que o Brasil ultrapassa a marca de 42 milhões de passageiros no período.
O resultado de maio também foi positivo e recorde. No mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil, número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 é a maior desde o início da série histórica, em 2000.
Por João Alberto Pedrini
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


