CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

DIAMANTINO

Alunos da rede municipal são premiados no Projeto MPT na Escola 2026

Publicados

DIAMANTINO

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na sexta-feira (12.06) a cerimônia de premiação da etapa municipal do Projeto MPT na Escola 2026. A iniciativa é promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio do Programa Resgate à Infância, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, e contou com a parceria da empresa SLC Agrícola e da ONG Transformação.

O projeto tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre seus direitos, por meio de atividades pedagógicas e produções artísticas desenvolvidas em sala de aula. Ao todo, 16 alunos foram premiados nas categorias poesia, conto, desenho e música, com trabalhos voltados à conscientização sobre o combate ao trabalho infantil.

A secretária municipal de Educação, Valéria Neves, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes.

“A Secretaria de Educação tem o papel de levar iniciativas como essa para dentro das escolas, apoiando as equipes pedagógicas e criando oportunidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos por meio de atividades que unem educação e cidadania. Trabalhar temas como o combate ao trabalho infantil fortalece o ambiente escolar e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres.”

Leia Também:  Pit-Stop de conscientização do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) acontece nesta quinta-feira (12)

A assessora pedagógica de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Carla Adriana Rossi, enfatizou os resultados alcançados ao longo do projeto.

“O desenvolvimento das atividades permite que nossos estudantes reflitam sobre temas que impactam diretamente a sociedade. Por meio da arte, da escrita e da criatividade, eles ampliam o conhecimento sobre seus direitos e fortalecem a consciência cidadã desde cedo.”

A aluna Kamila Vitória de Carvalho Veloso, autora do conto Minha Infância: Uma História de Superação, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, compartilhou sua experiência ao participar do projeto.

“Participar do projeto foi uma experiência muito especial. Aprendi mais sobre a importância de proteger as crianças, brincar, estudar e sonhar. Produzir o conto me fez refletir sobre esse tema e fiquei muito feliz em representar minha escola e participar da premiação.”

Estudantes premiados

Durante a cerimônia, foram reconhecidos os vencedores da etapa municipal nas categorias poesia, conto, desenho e música.

Na categoria Poesia, o 1º lugar foi conquistado por Eloiza Beatriz Pimenta Britix, da Escola Municipal Castro Alves, com o poema Roubaram Minha Infância. O 2º lugar ficou com Luiz Otávio Rietz, também da Escola Municipal Castro Alves, autor do poema O Menino que Não Vai para a Escola.

Leia Também:  ExpoDiamantino é sucesso de público "Nove Mil Pessoas" prestigiaram o primeiro dia do evento

Na categoria Conto, Maria Alice Araújo da Silva, da Escola Municipal Elza Martins de Queiroz, conquistou o 1º lugar com o trabalho Infância Não é Trabalho: O Sonho de Alice. O 2º lugar foi para Kamila Vitória de Carvalho Veloso, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, com o conto Minha Infância: Uma História de Superação.

Na categoria Desenho, o 1º lugar ficou com Eloá Caroline Felix Costa, da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes, e o 2º lugar com Luísa Ribeiro Almeida, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.

Já na categoria Música, o 1º lugar ficou com a composição O Seu Tempo é de Estudar, apresentada pelos estudantes José Claudio Campos Seibert, Kennyd Leandro de Campos Araújo, Lorena Manuely Silva Oliveira, Maria Vitória e Melissa Vithoria, da Escola Municipal de Tempo Integral Brás Maimoni. O 2º lugar foi para a música Ser Criança é Bom Demais, interpretada pelos alunos Sylamyta Cristyna dos Santos, Izabely Firmino de Souza, Kamila Vitória de Campos Veloso, Aldria Silva dos Santos e Isadora Taysa de J. Silva, da Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Ranielli Patrick Arruda Lima.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Propaganda

DIAMANTINO

Prefeitura de Diamantino abre inscrições para seleção de Brigadista Municipal

Publicados

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2026/SAMA, para contratação temporária de Brigadista Municipal Autônomo, com remuneração de R$ 4.150,00 mensais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, na Avenida Desembargador Joaquim Pereira F. Mendes, nº 238, Centro. O prazo de inscrição segue até o dia 28 de junho de 2026.

O processo seletivo tem como objetivo reforçar as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais e queimadas ilegais no município, principalmente no período de maior ocorrência de focos de calor, garantindo mais agilidade no atendimento às ocorrências.

São 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 candidatos. Os contratos terão duração de 06 meses, podendo ser prorrogados por igual período, de acordo com a necessidade da administração. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, em regime de escala e plantão, incluindo finais de semana e feriados.

Leia Também:  ExpoDiamantino é sucesso de público "Nove Mil Pessoas" prestigiaram o primeiro dia do evento

Para participar, os interessados devem cumprir os requisitos do item 2.3 do edital, como residir em Diamantino, ter 18 anos ou mais, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares quando aplicável, ter no mínimo alfabetização e apresentar Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) que comprove aptidão física e mental para atividades de esforço intenso.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, a iniciativa busca ampliar a capacidade de resposta do município durante o período de estiagem e fortalecer as ações de proteção ambiental.

“Estamos disponibilizando 30 inscrições para este processo seletivo, que irá selecionar os candidatos para o preenchimento de 07 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva com 14 posições.”

O secretário ainda pontuou: “A brigada municipal tem um papel fundamental na prevenção e no combate aos incêndios florestais e queimadas, especialmente neste período de estiagem. Por isso, convidamos os moradores de Diamantino que atendem aos requisitos do edital a se inscreverem e contribuírem com a proteção do meio ambiente e da nossa população.”

Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 9299-9586 ou acesse o edital completo, clicando aqui, onde estão disponíveis todas as regras, requisitos e etapas do processo seletivo.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino realiza pit stop de conscientização pelo Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA