CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

LUCAS DO RIO VERDE

4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa finaliza com aprovação de 24 propostas

Publicados

LUCAS DO RIO VERDE

A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta terça-feira (20), no Paço Municipal, aprovou 24 propostas e elegeu dois delegados para representar Lucas do Rio Verde na etapa estadual, prevista para agosto. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e reuniu cerca de 141 pessoas.

Participaram da conferência o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, autoridades, profissionais de assistência social e representantes dos clubes de idosos Alegria de Viver e De Bem com a Vida.

“Queremos construir políticas públicas voltadas às pessoas idosas na área da saúde, do bem-estar e da convivência, para que tenhamos uma sociedade justa, onde todos possam viver bem com qualidade de vida no nosso município”, reforçou o prefeito Miguel Vaz.

Dentre as propostas aprovadas a nível municipal estão a construção de um Centro de Especialidades em Saúde e Proteção à Pessoa Idosa, ampliação da Campanha de Destinação de Imposto de Renda para o fundo do idoso e a criação de um Canal Digital de Denúncia e Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa no Aplicativo “Conecta Lucas”.

Leia Também:  9º Fórum valoriza agricultura familiar e destaca geração de renda no campo

Em sua fala, a secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Janice Ribeiro, destacou que a população idosa no Brasil já representa cerca de 15% da população total, isto é, aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Dados como esse demonstram a importância do debate sobre os desafios relacionados à saúde, assistência social e direitos dos idosos, além dos impactos na economia e no mercado de trabalho.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, comemorou a participação ativa da comunidade idosa. “Foi surpreendente, pois conseguimos trazer mais pessoas do que esperado para participar, tornando o espaço ainda mais democrático. Ficamos comovidos em saber quão engajados os idosos estão na busca por mudanças e políticas públicas, e pela oportunidade de passar essas propostas para serem encaminhadas para aprovação na etapa estadual e nacional”.

Também foram eleitos dois delegados e os respectivos suplentes, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual.

A edição deste ano tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. As discussões têm como base os cinco eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), que tratam do financiamento de políticas públicas, saúde, combate à violência e ao abandono, vida comunitária, além do fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde é destaque no Campeonato Brasileiro de BMX com as categorias de base

Euclides Maranho, conselheiro do Comdipi e um dos delegados eleitos para representar o município na etapa estadual, reforçou a importância da participação da comunidade. “Essa conferência é o lugar ideal para que os idosos estejam presentes, reivindicando os seus anseios, as suas vontades e necessidades para que o município possa ser ajustado e adequado para que o idoso possa ter uma vida tranquila”.

As propostas aprovadas seguirão para a etapa estadual, e depois, para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o mês de novembro, podendo retornar para o município como políticas públicas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde na rota de investimentos: comitiva chinesa visita município e avalia instalação de indústria

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia Também:  Programação da Semana do Meio Ambiente contará com diversas atividades

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA