LUCAS DO RIO VERDE
Lucas do Rio Verde: Escola Olavo Bilac completa 25 anos de fundação
LUCAS DO RIO VERDE
Em clima de descontração, nesta terça-feira (22), a Escola Municipal Olavo Bilac comemorou seus 25 anos de fundação em Lucas do Rio Verde. Construído no ano 2000, o prédio de mais de 2 mil metros quadrados foi referência para construção de outras escolas no município e no estado, sendo tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Lucas do Rio Verde (Decreto Nº 6.893, de 28 de junho de 2024).
Dentre as atividades comemorativas, foi realizada uma gincana na área verde da escola, com a participação da secretária de Educação, Elaine Lovatel, de estudantes, professores que estão na unidade desde a sua criação, equipe gestora e demais profissionais de educação.
“Hoje comemora-se os 25 anos dessa escola, que foi um marco para a educação luverdense e também para o Estado do Mato Grosso. A Olavo Bilac, há 25 anos, faz uma entrega de ensino a todos os luverdenses. Nessa escola, muitas pessoas já se formaram, hoje são grandes profissionais e que passaram pela Olavo Bilac. Então, uma escola que foi construída com muitas mãos”, observou Elaine.
A unidade foi construída na gestão de Otaviano Pivetta como relata a secretária de educação. “Na época, o prefeito era o Otaviano Pivetta, e a partir da escola Olavo Bilac, começou-se a olhar os espaços físicos das nossas unidades escolares de maneira diferenciada. Para tornar a escola atrativa, ter ambiência favorável para o ensino”, conta.
A gestora escolar da Olavo Bilac, Luziane Ribeiro falou com emoção sobre o aniversário da unidade. “Hoje, estando como gestora, é satisfatório, porque comemorar 25 anos uma escola amada, uma escola que é bem-vista, com vários profissionais, principalmente os primeiros profissionais, que ainda permanecem aqui na nossa instituição. Enfim, é uma emoção muito grande”, disse a gestora.
Estão programadas outras atividades em comemoração ao aniversário da escola ao longo do mês, com homenagens aos gestores que estiveram presentes na inauguração da Olavo.
LUCAS DO RIO VERDE
Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.
Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.
Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.
“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”
Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.
“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”
A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.
“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.
“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”
Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026


