CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

VÁRZEA GRANDE

‘Acelera VG com Elas’ realiza 650 atendimentos às várzea-grandenses

Publicados

VÁRZEA GRANDE

O evento, alusivo ao mês da mulher, foi 100% pensado para atender às necessidades das mulheres da cidade, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos

A edição especial do “Acelera VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, realizada no último sábado (22), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Abdala José de Almeida’, no bairro São Mateus, foi sucesso de atendimento. Durante todo o dia, foram contabilizados pelo menos 650 atendimentos às mulheres várzea-grandenses, reforçando o compromisso da atual gestão em promover autonomia e bem-estar feminino.

“Com um saldo positivo, a edição especial do ‘Acelera VG com Elas’ reafirmou a importância de políticas públicas voltadas para o bem-estar e fortalecimento das mulheres em Várzea Grande, abrindo caminho para novas edições e ainda mais oportunidades para a população feminina da cidade”, pontuou a secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria.

O evento, alusivo ao mês da mulher, foi 100% pensado para atender às necessidades das mulheres da cidade, oferecendo uma ampla gama de serviços gratuitos. Palestras, orientações jurídicas, acesso a serviços públicos, massagens e um verdadeiro dia de beleza fizeram parte da programação, proporcionando acolhimento e valorização feminina.

“O objetivo da prefeita Flávia Moretti é garantir que cada mulher de Várzea Grande tenha acesso à informação, à orientação e aos serviços essenciais. Estamos criando oportunidades para que elas se sintam seguras, apoiadas e capacitadas para trilharem seus caminhos com mais autonomia”, acrescenta Ina de Maria.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande leva mutirão de limpeza, manutenção e melhorias a diversos bairros nesta sexta-feira (15)

A AÇÃO – Dentre os serviços oferecidos, a Secretaria de Assistência Social disponibilizou atendimento psicossocial, orientação familiar, Cadastro Único e entrega de filtros de água para mulheres referenciadas.

A Secretaria de Educação ofertou quick massagem e atividades recreativas para crianças.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, trouxe vagas de emprego por meio do Sine, formalização de MEI, serviços de beleza, reiki e barra de Access.

Na área de habitação, foram oferecidas orientações sobre regularização fundiária. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural distribuiu mudas de árvores e forneceu informações sobre sustentabilidade.

Na saúde, as participantes tiveram acesso a vacinação, testes rápidos para sífilis e hepatites B e C, agendamento de exames preventivos, consultas médicas e pesagem do Bolsa Família.

A Procuradoria Geral ofertou serviços do Procon, orientação jurídica, Controladoria e Ouvidoria, enquanto a Secretaria de Gestão Fazendária garantiu regularização de impostos municipais.

A Patrulha Maria da Penha, vinculada à Secretaria de Defesa Social, esteve presente prestando informações e orientações sobre proteção às mulheres vítimas de violência.

E para fechar o dia com chave de ouro, o “Acelera VG com Elas” proporcionou momentos de cuidado pessoal e autoestima, oferecendo serviços de esmaltação, penteados, design de sobrancelhas, massagens biomagnética, nutrição, fisioterapia, biomedicina, podologia e psicologia. “Nosso compromisso é criar um ambiente onde as mulheres possam se sentir valorizadas, seguras e preparadas para enfrentar seus desafios. Esta edição foi um grande passo nesse sentido além é claro de aproximar a sociedade dos serviços da prefeitura”, reforçou Ina.

Leia Também:  Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h

O Projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres” foi pensado com muito carinho para atender às mulheres de Várzea Grande, proporcionando a elas um dia repleto de assistência e cuidado. O evento é fruto da união de diversas entidades comprometidas com o fortalecimento feminino e lideradas pela Prefeitura de Várzea Grande e com o apoio do deputado estadual Max Russi, Lírios, OAB VG, ARVEND, PMM, Coletivo Essência, Mulheres do Bem, ABMCJ-MT, Cenprhe, Rede Cidadã, BPW Brasil de VG, Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial VG, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher VG, Pérolas da Galileia, VG +Ação e ASVG.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade

Publicados

em

A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.

A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.

“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.

Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.

“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.

Leia Também:  Registros danificados e descarte irregular de água comprometem pavimentação no Paiaguás

A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.

“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.

Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.

“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.

Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.

“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.

Leia Também:  ATENDIMENTO COMERCIAL DAE-VG

Construção coletiva

O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.

“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.

Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.

“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.

Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA