VÁRZEA GRANDE
Campanha incentiva homens a procurarem atendimento médico em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Segundo a Secretaria de Saúde, a partir dos 40 anos, é fundamental que os homens realizem consultas com o urologista, médico especializado na saúde do sistema reprodutor masculino, para prevenção de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e outras anomalias
Após o vídeo divulgado pela prefeita Flávia Moretti sobre a importância da campanha Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e aos cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande tem registrado um aumento significativo na procura por consultas com o médico urologista.
O movimento reforça a importância da iniciativa, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de outras doenças que afetam a saúde masculina.
Um dos exemplos é o do motorista Lindomar Cardoso, de 43 anos, que tomou a iniciativa de buscar atendimento após assistir ao vídeo da prefeita, compartilhado em um grupo de WhatsApp do qual faz parte. Mesmo com a rotina intensa de viagens, ele aproveitou um intervalo entre os compromissos para procurar a Secretaria Municipal de Saúde e solicitar encaminhamento para consulta e exames.
“Como motorista, passo muito tempo na estrada, e às vezes deixamos a saúde em segundo plano. Mas depois que vi o vídeo, resolvi vir e cuidar da minha saúde”, contou Lindomar.
Segundo a Secretaria de Saúde, a partir dos 40 anos, é fundamental que os homens realizem consultas com o urologista, médico especializado na saúde do sistema reprodutor masculino, para prevenção de doenças como câncer de próstata, câncer de pênis e outras anomalias.
Durante todo o mês de novembro, o Município realiza uma série de ações voltadas à saúde do homem. O ponto alto da campanha será o Dia D, no próximo sábado (8 de novembro), quando as 26 unidades de saúde de Várzea Grande estarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço, oferecendo:
• Consultas médicas
• Testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
• Atendimento odontológico (nas unidades que possuem cadeira odontológica)
• Vacinação
• E outros serviços voltados ao bem-estar masculino.
A ação integra as estratégias da Prefeitura de Várzea Grande para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e estimular o cuidado preventivo, especialmente entre os homens, que ainda procuram menos as unidades de saúde.
VÁRZEA GRANDE
VG em Ação intensifica serviços em bairros como Cristo Rei, Ouro Verde, Panorama e Chapeu do Sol
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, realiza nesta quarta-feira (24) mais uma etapa do programa VG em Ação, força-tarefa que leva serviços de limpeza urbana, manutenção e melhorias estruturais a diversas regiões do município.
As equipes executam serviços de capinação, roçagem, retirada de entulhos, poda de árvores, revitalização de espaços públicos e pintura de meio-fio, contribuindo para a conservação da cidade, a valorização dos bairros e a melhoria da qualidade de vida da população.
Além das ações de zeladoria, o cronograma contempla intervenções voltadas à mobilidade urbana, com reforço da sinalização viária, implantação de quebra-molas e modernização da iluminação pública, ampliando a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
As frentes de trabalho integram o planejamento permanente da gestão municipal, que mantém equipes mobilizadas diariamente para promover mais organização, segurança, mobilidade e bem-estar aos moradores de Várzea Grande.
Locais atendidos nesta etapa (ordem alfabética):
- Avenida da FEB
- Bairro Chapeu do Sol
- Bairro Cristo Rei (região central)
- Bairro Figueirinha
- Bairro Flor do Ipê
- Bairro Jardim dos Estados
- Bairro Ouro Verde
- Bairro Panorama
- Bairro Vila Rica
- Orla da Alameda
- Parque Tanque do Fancho
Galeria de Fotos (3 fotos)


