VÁRZEA GRANDE
CRAS de Várzea Grande promovem ações especiais e fortalecem vínculos no mês das mães
VÁRZEA GRANDE
Em clima de acolhimento e reconhecimento, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Cristo Rei realizou, nesta segunda-feira (11), um café da tarde especial em homenagem às mães atendidas pela unidade. A ação integra a programação do mês das mães promovida pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Além do café, as participantes acompanharam apresentações culturais e participaram de rodas de conversa, em um momento marcado pela integração e valorização das mulheres.
O encontro contou com a presença da prefeita Flávia Moretti, do vereador Bruno Rios e da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, que prestigiaram a confraternização e reforçaram o compromisso da gestão com políticas públicas voltadas às mulheres e às famílias em situação de vulnerabilidade.
Durante o evento, a prefeita anunciou a ampliação do Cras Cristo Rei. Segundo ela, a unidade está na fase final do processo licitatório e a previsão é que a obra seja concluída no próximo ano, garantindo melhores condições de atendimento e uma estrutura mais adequada para a comunidade.
“Cuidar das mães é cuidar das famílias e da base da nossa sociedade. Este café da tarde é um gesto simples, mas cheio de significado. Aproveito também para anunciar que o Cras Cristo Rei será ampliado. Estamos finalizando a licitação e, se Deus quiser, no ano que vem entregaremos um espaço maior, mais estruturado e ainda mais acolhedor”, destacou a prefeita.
A secretária Cristina Saito ressaltou que o Cras é a principal porta de entrada para os serviços socioassistenciais e que iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre o poder público e a população.
“O Cras é um equipamento essencial para garantir direitos e promover dignidade. Hoje celebramos as mães, mas também reforçamos que este é um espaço permanente de acolhimento, orientação e fortalecimento de vínculos. Nosso trabalho é contínuo e comprometido com quem mais precisa”, afirmou.
O vereador Bruno Rios também parabenizou as mães presentes e destacou a importância da parceria entre os poderes.
“É uma alegria participar de um momento como este, que valoriza as mães atendidas pelo Cras Cristo Rei. Podem contar com nosso mandato para apoiar ações que ampliem os serviços, garantam estrutura e fortaleçam as políticas públicas no município”, disse.
Além das homenagens, o Cras Cristo Rei promoveu, ao longo da última semana, uma ação de busca ativa para convidar novas participantes a integrarem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A iniciativa busca ampliar o acesso das mulheres às atividades oferecidas, fortalecendo o atendimento na região.
O grupo é voltado ao empoderamento feminino e oferece oficinas, palestras, orientações, rodas de conversa e escuta qualificada, promovendo acolhimento e fortalecimento dos vínculos comunitários.
O serviço é destinado a mulheres referenciadas no território do Cras e conta com atividades nos períodos matutino e vespertino. O acesso pode ocorrer de forma espontânea, por encaminhamento da rede socioassistencial ou de outras políticas públicas, além das ações de busca ativa realizadas pela equipe técnica da unidade.
Galeria de Fotos (14 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos
A Prefeitura de Várzea Grande intensificou, nessa sexta-feira (26.06), os trabalhos de manutenção da malha viária no bairro Joaquim Curvo. As equipes da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo executam serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento e troca de solo em pontos que apresentavam desgaste.
As frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Brasil e na Rua Estados Unidos, locais que recebem intervenções para melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
Antes da recuperação do asfalto, o bairro também foi contemplado com a limpeza de bocas de lobo, ação que contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a preservar a pavimentação.
Morador do Joaquim Curvo há 10 anos, o borracheiro José Souza afirmou que a comunidade aguardava pelas melhorias. “É importante a realização deste serviço, pois estávamos tendo muito problema com as vias esburacadas. Estou acompanhando e estou vendo que o serviço tem sido bem feito aqui na região”, destacou.
Gabriel Pin, que trabalha em uma distribuidora de bebidas no bairro e também já foi morador da região, comemorou a chegada das equipes. “Fico feliz em ver nosso bairro recebendo os serviços. Estávamos precisando muito de tapa-buracos e melhorias na região”, disse.
O morador Wilson Dejavitte ressaltou a importância da manutenção para garantir a durabilidade das vias. “No passado, fizeram um asfalto muito frágil, que deteriorou rapidamente. Esses serviços são fundamentais para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.
Galeria de Fotos (15 fotos)


