VÁRZEA GRANDE
Prefeita Flávia Moretti participa do 2º Encontro Mato-grossense de Municípios
VÁRZEA GRANDE
O evento reuniu lideranças políticas com um objetivo claro: melhorar a gestão pública com foco em resultados concretos para a população
Em um momento em que o Brasil cobra mais eficiência do poder público, a prefeita Flávia Moretti (PL) marcou presença no 2º Encontro Mato-grossense de Municípios, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ministério Público e Sebrae. O evento reuniu lideranças políticas com um objetivo claro: melhorar a gestão pública com foco em resultados concretos para a população — “algo que há muito tempo falta em diversas administrações pelo país”, pontuou o presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo.
Com um discurso direto e alinhado a uma visão mais pragmática e eficiente da gestão pública, Moretti destacou a importância da cooperação entre os entes públicos e da troca de experiências entre gestores.
“A troca de experiência entre prefeitos e gestores públicos é de extrema importância para que possamos conduzir a gestão pública da forma correta”, afirmou.
A prefeita também ressaltou a integração entre instituições como um dos pontos fortes do encontro. “É fundamental essa consolidação entre os entes, com a AMM, o Tribunal de Contas, o governo e a Assembleia, todos juntos fazendo com que esse evento aconteça e fortalecendo o serviço público”, pontuou.
Moretti reforçou ainda que o momento é de mudança nos municípios. “Vivemos um momento de virada, de mudança de gestão em todos os setores. Todas as pautas discutidas aqui, como infraestrutura, transparência e educação, são de extrema importância para aprimorar a gestão e melhorar a vida da população”, disse.
DESAFIOS – Ao TCE-MT, a prefeita da segunda maior cidade de Mato Grosso, gravou depoimento sobre os desafios enfrentados na gestão. Sem fugir dos problemas, Flávia Moretti apontou o maior desafio de Várzea Grande: o sistema de abastecimento de água. Segundo ela, o Município enfrenta uma rede deteriorada, com vazamentos generalizados que comprometem o fornecimento à população.
A prefeita foi categórica ao descrever a situação como uma “peneira”, escancarando anos de descaso e má gestão. Em vez de buscar justificativas, apresentou ações práticas para conter os vazamentos e reestruturar o sistema — postura que reforça o compromisso com soluções, não narrativas.
PRIVATIZAÇÃO – Em um dos pontos mais contundentes, Moretti defendeu abertamente a concessão privada do saneamento básico como saída para o município. Informou que o processo de modelagem já está em andamento e que a expectativa é iniciar ainda este ano o leilão para concessão do serviço. “A decisão segue uma tendência nacional de desestatização como forma de destravar setores essenciais e garantir melhores serviços à população”, afirmou.
UNIÃO INSTITUCIONAL COM FOCO NO CIDADÃO – Outro destaque foi a valorização da parceria com órgãos de controle, como o Tribunal de Contas. “Diferente da visão de confronto comum em gestões mais ideológicas, Moretti destacou o papel do TCE como aliado na orientação preventiva e no aprimoramento da gestão — uma abordagem mais madura e responsável”, ponderou o presidente do TCE-MT, Sergio Ricardo.
“A participação de Flávia Moretti no encontro reforça um modelo de administração pública que ganha força no país: menos discurso, mais ação, mais eficiência e resultado. Vivemos um cenário onde a população está cada vez mais atenta, iniciativas como a defesa da concessão privada, o enfrentamento direto de problemas estruturais e a busca por gestão técnica indicam um caminho alinhado com o que o cidadão espera que são serviços funcionando, contas equilibradas e respeito ao dinheiro público, disse o presidente da AMM-MT, Léo Bortolin, também prefeito de Primavera do Leste.
Galeria de Fotos (9 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Horta escolar de Várzea Grande concorre a prêmio nacional de educação integral e sustentabilidade
A horta sustentável da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona rural de Várzea Grande, já promove mudanças de hábitos entre os alunos e contribui diretamente para as atividades desenvolvidas em sala de aula. A unidade funciona em período integral e oferece, além das disciplinas regulares do ensino fundamental, como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, conhecimentos técnicos voltados à olericultura.
A professora Leidiana Moreira de Lima Santiago, que atua com turmas do 1º e 2º anos, destaca que os estudantes aprendem a ler a partir de imagens representativas associadas às experiências vivenciadas nas aulas de campo.
“As atividades realizadas tanto em sala de aula, durante o processo de letramento, quanto nas visitas à horta são aproveitadas como recursos pedagógicos, tornando o ensino mais prazeroso”, comentou.
Já o professor Marcos Soares de Moraes, responsável pelas turmas do 4º e 5º anos, trabalha temas relacionados à sustentabilidade, aos bons hábitos, à preservação ambiental e aos benefícios das plantas para a saúde.
“Abordamos todas essas temáticas e os alunos absorvem muito bem os conteúdos. Nosso objetivo é desenvolver nas crianças um olhar mais atento para o meio ambiente. Esse contato direto com a natureza desperta o interesse dos estudantes, que deixam de ser observadores passivos para compreender como as ações humanas impactam o planeta, tanto no curto quanto no longo prazo”, afirmou.
A experiência desenvolvida pela unidade escolar está concorrendo a um prêmio nacional, e a expectativa da comunidade escolar é positiva.
“A escola se inscreveu para participar da seleção de experiências inspiradoras de gestão de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Para nossa surpresa, fomos selecionados e estamos concorrendo com dezenas de escolas de diferentes regiões do país. Só o fato de termos sido escolhidos já é motivo de comemoração. Estamos confiantes em um bom resultado e orgulhosos de representar Várzea Grande”, destacou a diretora da unidade, Eunice da Silva Araújo.
Segundo ela, a escola aguarda agora a seleção final das 25 experiências que integrarão o mapa nacional de práticas inspiradoras.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou a importância das atividades complementares para a formação dos estudantes.
“Todas as disciplinas ligadas às atividades extracurriculares são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos e contribuem para o rendimento escolar. O ambiente escolar oferece inúmeras oportunidades para a formação humana, e nossa missão é incentivar iniciativas que fortaleçam esse processo”, afirmou.
Sobre a classificação da escola entre as experiências selecionadas, a secretária destacou o orgulho pelo reconhecimento.
“Estamos felizes por essa conquista. Só o fato de a unidade estar entre as finalistas já é motivo de celebração para toda a rede municipal de ensino”, completou.
Construção coletiva
O coordenador da EMEB Bianka Lorena da Rocha Capilé, Gonçalo Souza Xavier, ressalta que a horta sustentável é resultado de um trabalho coletivo e que a iniciativa também tem inspirado a comunidade local.
“As práticas desenvolvidas na escola têm sido reproduzidas nas residências dos alunos. O Assentamento Sadia III concentra pequenos produtores rurais que utilizam o cultivo em suas propriedades para garantir a segurança alimentar e complementar a renda familiar”, explicou.
Segundo o coordenador, muitos estudantes já possuem familiaridade com o manejo da terra, o que facilita a participação nas atividades práticas.
“Muitos vivenciam essa realidade ao lado de suas famílias e levam para casa os conhecimentos adquiridos na escola, contribuindo para o uso mais eficiente dos recursos naturais e para a produção de alimentos mais saudáveis”, destacou.
Gonçalo também ressaltou que toda a produção da horta é destinada à alimentação escolar e que o excedente é distribuído à comunidade, fortalecendo os laços entre a escola e os moradores da região.
Galeria de Fotos (7 fotos)


