VÁRZEA GRANDE
Várzea Grande marca presença em treinamento para prevenir assédio no transporte coletivo
VÁRZEA GRANDE
A programação contará com orientações práticas sobre formas de identificar e conduzir casos de violência e ainda, despertar a conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes
Com foco na segurança dos usuários e no enfrentamento ao assédio sexual, a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) realiza, na próxima terça-feira (31), um treinamento voltado aos profissionais do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande. A capacitação acontece das 8h30 às 11h30, no auditório do SEST SENAT, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, reunindo trabalhadores que atuam diretamente no atendimento à população.
O encontro tem como objetivo preparar motoristas, monitores e demais colaboradores para identificar, prevenir e agir diante de situações de assédio e importunação sexual dentro de ônibus, estações e terminais. A iniciativa também busca fortalecer uma cultura de respeito e acolhimento às vítimas, ampliando a segurança no sistema de transporte público.
Para o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, que vai participar do evento, “o treinamento promovido pela MTU é extremamente importante para o momento que vivemos, em que o enfrentamento à violência sexual precisa ser tratado com responsabilidade e prioridade. Iniciativas como essa fortalecem a segurança no transporte coletivo e mostram que não podemos nos omitir diante desse problema. É fundamental destacar que essa responsabilidade é de todos, mas especialmente dos profissionais que estão diariamente em contato com a população. Ao investir na capacitação, damos mais um passo para melhorar a qualidade do serviço, garantindo mais segurança, respeito e conforto aos usuários de Cuiabá e Várzea Grande.”
A programação contará com orientações práticas da psicóloga Aijalene dos Santos, que abordará formas de identificar e conduzir casos de violência, além da participação da engenheira de segurança do trabalho Cleri Maróstica, com foco na conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes.
O evento reúne autoridades municipais e estaduais ligadas à mobilidade urbana, segurança pública e políticas para as mulheres. A Prefeitura de Várzea Grande participa por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, além da área de políticas públicas para mulheres, reforçando o compromisso do município com ações de prevenção e proteção.
Atualmente, o sistema que atende Cuiabá e Várzea Grande conta com cerca de 899 motoristas e mais de 120 profissionais entre monitores e promotores, evidenciando a importância da qualificação contínua para garantir um atendimento mais seguro e humanizado.
A capacitação integra uma série de ações permanentes da MTU, como campanhas educativas, distribuição de cartilhas informativas, instalação de QR Codes em ônibus e terminais com acesso a canais de denúncia, além do cumprimento da Lei da Parada Segura, que permite o desembarque de mulheres fora dos pontos fixos no período noturno.
Galeria de Fotos (3 fotos)
VÁRZEA GRANDE
Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.
Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.
Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.
O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.
A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.
A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.
O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.
Galeria de Fotos (1 foto)


