CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

303 anos de Cuiabá: Bibliotecas Municipais ‘Saber com Sabor’ realizam ação especial para comemorar aniversário da capital

Publicados

CUIABÁ


Assessoria

Clique para ampliar

As Bibliotecas Públicas Municipais ‘Saber com Sabor’ estão fazendo uma ação especial para comemorar os 303 anos de Cuiabá. O Projeto ‘Livro Esquecido’ pretende espalhar pela Capital cerca de 2 mil exemplares de livros de conteúdos variados, do infantil ao adulto. A intenção é proporcionar o acesso à leitura as pessoas que não teriam condições de frequentarem esses espaços.

A ação começou na quarta-feira (6), no bairro Pedra 90 e, a ideia é bem simples, as bibliotecas estão disponibilizando livros provenientes de doações da sociedade cuiabana, para serem “esquecidos”, de propósito, nos quatro cantos da cidade, em locais públicos e de grande circulação de pessoas. Entre os locais escolhidos, estão as praças, parques, pontos e terminais de ônibus, de diferentes itinerários nos bairros da Grande Cuiabá.

A coordenadora das Bibliotecas Pública Municipais ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves contou que o projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação desde 2015, é inspirado no conceito de Bookcrossing, criado nos EUA no começo dos anos 2000. “Combinando leitura e urbanidade, o conceito é convidar os leitores a lerem os livros e deixá-los em algum local, para que outras pessoas encontrem, leiam, e voltem a abandoná-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. Há diferentes versões do Bookcrossing espalhadas por cidades do Brasil e do mundo”, contou a coordenadora das Bibliotecas Saber com Sabor, Edvair Pereira Alves.

Leia Também:  Crianças em tratamento contra o câncer visitam Aquário e Museu do Rio

Os livros esquecidos são de escritores da nossa terra, todos reconhecidos como grandes divulgadores da Cultura local. Entre eles estão obras do escritor e historiador Moisés Martins ‘A força da fala no dizer cuiabano’, ‘Remedeia com que tem’ de Guapo; ‘Mania de cuiabania’ de Rafael da Cruz Mestre, ‘História de Mato Grosso’ de Pedro Félix, ‘Águas de meditações’, de Silva Freire, entre outros. Também estão sendo esquecidas biografias de autores nacionais, literatura infantil, infanto-juvenil, brasileira e estrangeira, contos, poemas, romances e crônicas.

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá

Publicados

em

Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).

A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.

Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.

Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.

De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.

Leia Também:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte de servidora que atuou na Saúde por mais de 20 anos

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.

“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.

Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.

Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.

Leia Também:  Público lota plenário para prestigiar a 4ª Edição do Encontro Vidas Negras Importam

O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.

Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.

Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA