CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional reúne representantes de entidades, estudantes e sociedade

Publicados

CUIABÁ

Durante dois dias, 29 e 30 de agosto, representantes de diversas entidades ligadas à segurança alimentar, estudantes e membros da sociedade civil estiveram reunidos na 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional para compartilhar conhecimentos, debater desafios e elaborar propostas concretas que visam promover uma alimentação saudável e sustentável para a comunidade.

Todos os apontamentos serão traduzidos em um relatório final que será apresentado durante o encontro nacional que acontecerá no mês de dezembro desse ano, a fim de transformar as discussões em ações concretas. O tema da 3ª Edição é ‘Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade’ definido em âmbito nacional.

“A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional deixará um legado de cooperação, aprendizado e mobilização. Ela demonstra que a sociedade está disposta a se unir em prol de um objetivo comum: garantir que cada indivíduo tenha acesso a alimentos nutritivos e de qualidade, promovendo assim a saúde e o bem-estar de todos. Isso vem ao encontro as premissas da gestão do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que é de proporcionar acesso à população vulnerável à uma alimentação de qualidade, saudável e sustentável”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

O encontro realizado no auditório das Faculdades Integradas Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Portão 2 (Anexo ao Grande Templo), foi trabalho através de grupos para promoção de debates enriquecedores, nos quais os participantes apontaram questões cruciais relacionadas à segurança alimentar e nutricional. Tópicos como o acesso equitativo aos alimentos, o combate ao desperdício, a promoção da agricultura familiar e a conscientização sobre escolhas alimentares foram abordados.

Leia Também:  Prefeitura alerta população sobre golpes envolvendo o programa Casa Cuiabana

“Realizamos o encontro preparatório como também a etapa municipal, onde conseguimos reunir mais de 200 participantes que decidiram unir esforços em prol de discutir e planejar ações para garantir o acesso a alimentos de qualidade para todos os cidadãos. Propostas concretas e efetivas foram apontadas e dentro das reais necessidades, pois convocamos a todos participantes para juntos pensarmos no tema fome se colocando no lugar das pessoas que mais precisam”, disse a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Kimie Savay da Silva.

Além da apresentação de novas propostas que definam caminhos para um desenvolvimento socioeconômico sustentável, solidário e justo, contribuindo para a erradicação definitiva da fome e todas as formas de má-nutrição com Comida de Verdade.

Presente ao evento, o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo disse da importância da colaboração entre setores, a participação ativa da juventude e o comprometimento de todos os cidadãos são cruciais para alcançar nossos objetivos. “Ao nos reunirmos para dialogar e traçar estratégias concretas, reconhecemos que enfrentamos desafios complexos. Vamos levar adiante as discussões aqui travadas, transformando-as em medidas tangíveis que beneficiarão a todos. Contem com a minha dedicação e empenho para garantir que a segurança alimentar e nutricional seja uma realidade alcançável para cada um dos nossos cidadãos”, ressaltou. Parte superior do formulário

Leia Também:  Mães do Executivo Municipal de Cuiabá são homenageadas em evento organizado pela Secretaria de Gestão

A 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Cuiabá/MT trabalhou três eixos, são eles: 1 – Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional. O Eixo 2: Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada e o Eixo 3: Democracia e Participação Social.

“Ao longo desses dois dias, por meio de painéis de especialistas, grupos de trabalho e sessões plenárias os participantes tivemos a oportunidade de compartilharem experiências locais, boas práticas e desafios enfrentados em suas respectivas áreas de atuação. A diversidade de opiniões e a convergência de ideias foram elementos-chave para a construção de um plano de ação sólido e inclusivo. Saímos satisfeitos desse encontro”, acrescentou a presidente.

A 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional a ser realizada em Brasília (DF), no período de 11 a 14 de dezembro de 2023.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Votação para escolha de novas ruas com telões para o jogo do Brasil encerra hoje em Cuiabá

Publicados

em

Os moradores de Cuiabá têm até as 18h desta terça-feira (23) para participar da votação que definirá as duas novas ruas que receberão telões para a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira. A escolha é feita pelo Instagram da Prefeitura de Cuiabá, e o resultado será divulgado até as 21h, no feed e nos stories do perfil oficial.

A mobilização faz parte da campanha Minha Rua é Show de Bola, que tem movimentado bairros da capital e ampliado os espaços de convivência durante os jogos do Brasil. Nesta edição, 57 ruas participam da disputa, com o envio de 228 vídeos produzidos pelos moradores. O conteúdo já soma mais de 562 mil visualizações nas redes sociais da Prefeitura.

A iniciativa ganhou força após a grande participação popular registrada na última transmissão. Diante do engajamento dos moradores e das chuvas durante a partida anterior, o prefeito Abilio Brunini decidiu manter os telões nas quatro ruas vencedoras da edição passada e ampliar a ação com mais duas novas localidades.

Leia Também:  Gestão Emanuel Pinheiro entrega a moradores do Jardim Imperial escola totalmente reformada e reequipada

Com isso, o jogo da Seleção Brasileira, marcado para esta quarta-feira (24), às 18h, será transmitido em seis pontos da cidade. Permanecem contempladas a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada.

O resultado final será divulgado ainda nesta terça-feira, definindo as duas novas ruas que passarão a integrar os pontos oficiais de transmissão do jogo da Seleção Brasileira em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA