CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Audiência presidida por Chico 2000 debate focos de incêndios e risco de seca extrema

Publicados

CUIABÁ

24/05/2024
Audiência presidida por Chico 2000 debate focos de incêndios e risco de seca extrema
O Pantanal é o bioma com maior aumento em focos de incêndios florestais em Mato Grosso no ano passado. Foram 3.953 focos em 2023 e 462 em 2022, um aumento de 755,63%. No comparativo dos últimos 10 anos foram 44,28% de aumento. Os dados são do Corpo de Bombeiros, que apresentou na quinta-feira (23), o Plano de Operação da Temporada de Incêndios Florestais, durante a audiência pública proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Chico 2000 (PL).&nbsp
Na audiência realizada na tarde de quinta-feira (23.05), o tenente-coronel Paulo César Crivelli apresentou o Plano de Operação, que mostrou que de 2021 a 2023, Mato Grosso esteve em 2º lugar em focos de incêndios, com 73.282, perdendo apenas para o Pará. Os biomas do Cerrado e Amazônia tiveram redução dos casos de focos de incêndio no ano passado e nos últimos 10 anos. Contudo, a região amazônica concentra o maior número de focos de calor com 12.768.&nbsp
O debate é importante porque, apesar de os focos de incêndios não estarem tão presentes na capital, o fogo no Pantanal e na Floresta atinge a capital e outras cidades no entorno, causando problemas de saúde e também ambientais, como o aquecimento e os efeitos da mudança climática que está atingindo o país, como no Rio Grande do Sul, atualmente.&nbsp
“Sabemos da importância desta audiência e de debater este assunto, infelizmente, muitos só se lembram da importância quando estão diante da ocorrência, e não sabem o que fazer ou a quem recorrer quando estão diante delas. Nem todos se interessam também quando têm oportunidade de aprender, mas o importante é estarmos aqui e a Câmara de Cuiabá não medirá esforços para garantir a ampla divulgação deste assunto e estará também à disposição das autoridades”, afirmou Chico 2000 durante a audiência.&nbsp
Dentre as ações preventivas necessárias estão atividades de educação ambiental, ações junto às prefeituras, propriedades rurais, especialmente na região da Transpantaneira e Porto Jofre e a discussão com a sociedade.&nbsp
“Também são ações para mitigar os incêndios a realização de audiências públicas como essa que está sendo realizada aqui, palestras de conscientização de crianças e adultos. Temos a previsão de fazer concurso de desenho e redação nas escolas e o curso de formação de brigadista florestal. Além dos brigadistas que vão atuar nas brigadas estaduais e municipais, nós também formamos brigadistas para atuar em áreas particulares. O proprietário rural que queira proteger a sua área, basta procurar o Corpo de Bombeiros e nós orientamos sobre o que precisa e treinamos todo o pessoal para estar preparado para fazer o início do combate, para ter certeza que o fogo não vai se propagar e destruir a plantação ou o pasto”, disse Crivelli.&nbsp&nbsp
O comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Heitor Fernandes da Luz, disse que a previsão é de que este ano seja ainda pior e com mais riscos de incêndios florestais, pois deve ser ainda mais seco do que no ano passado. Os relatórios de resumo climáticos apontam que em 2024 a dificuldade será ainda maior.&nbsp
“As macrorregiões que têm uma incidência maior de chuvas e sofrem com enchentes terão uma intensidade maior, como a gente já está vendo isso no Rio Grande do Sul todos os dias. Nas regiões mais secas, tudo indica que será ainda mais seco. O relatório da Agência Nacional de Águas aponta uma crise hidrográfica. Essa é a nossa realidade para 2024. Por isso, a gente precisa trabalhar com a conscientização e aumentar as parcerias para a gente poder ter uma resposta maior no período, quando começar agora mês de julho realmente o período maior da temporada de incêndios florestais”.&nbsp
Chico 2000 aproveitou para saber sobre as causas dos incêndios os Bombeiros de que forma os incêndios começam, se eles são de causa natural devido à seca ou descarga elétrica, ou se é por ação do homem, que coloca fogo. E o tenente-coronel Crivelli ressaltou que o fogo iniciado pelo homem pode ser tanto acidental quanto proposital.
“Quero agradecer a todos por essa discussão, essas informações. Deixo esta Casa a disposição de todos e dentro do alcance, a gente dar essa divulgação deste Plano para poder nortear a população sobre as providências necessárias diante a situação de fogo”, encerrou o presidente da Câmara.
Também estiveram presente na audiência o vereador Rogério Varanda (PSDB), Luiz Antônio Nogueira Garcia, gerente de Combate a Fonte Poluidoras e Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Edilson Odilon, secretário-adjunto de Governo, Oséas Souza, da Defesa Civil do Município, o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, Ozeias Souza de Oliveira e o comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Ten Cel PM Fagner Augusto do Nascimento.
Secom – Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Projeto "Quintal Legal: Xô pra lá Mosquito" será lançado nesta terça-feira (26), às 14h30
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Sugestão de Pauta: Projeto "Quintal Legal: Xô pra lá Mosquito" será lançado nesta terça-feira (26), às 14h30

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá promove Feira do Idoso Empreendedor na Praça Alencastro

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA