CUIABÁ
Durante entrega de cobertores, equipe da Assistência Social encaminha mais uma pessoa para unidade de acolhimento
CUIABÁ
Durante ação de entrega de cobertores em virtude da nova frente fria registrada em Cuiabá desde a última terça-feira (03) à população em situação de rua, a equipe de abordagem da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência encontrou uma pessoa na região da Rodoviária.
Além disso, 40 pessoas foram acolhidas após procurarem a unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- Creas, sendo essa a responsável por realizar os devidos encaminhamentos.
Tratava-se de um homem bem trajado, boa aparência, no meio da Avenida pedindo ajuda para comprar passagem de volta. Segundo ele, morava em Paranaguá/PR, mas deseja ir para cidade de João Pessoa, na Paraíba a fim de encontrar seus familiares. “Encontramos esse senhor, no meio de uma avenida, super movimentada, correndo o risco de ser atropelado. A nossa equipe realizou a abordagem e o mesmo aceitou o acolhimento emergencial, onde foi encaminhado para a unidade de acolhimento de adultos, Manoel Miráglia”, explicou a coordenadora de Proteção Social, Fabiana Soares. A solicitação da passagem já foi feita e ele será reencaminhado.
Durante esse período foram entregues 600 cobertores da campanha ‘Aquece Cuiabá’, coordenada pelo Núcleo da Primeira-dama desde o ano de 2017. “Essa é uma ação permanente da Assistência Social sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro. Quem está na rua sofre com o frio e é nosso dever oferecer condições para que essas pessoas passem por esse período com dignidade”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.
Além dos cobertores, diariamente a equipe realiza a entrega de 450 refeições, sendo 300 nos pontos de concentração da população em situação de rua e 150 aos trabalhadores do Aterro Sanitário. Essa ação acontece desde o início da adoção das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, no mês de março de 2020.
“É muito gratificante perceber que de uma forma ou de outra, estamos contribuindo para oferecer dignidade a essas pessoas que dependem do poder público. Graças ao empenho do nosso prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama, Marcia Pinheiro, estamos mantendo a tradição, oferecendo acalento para os cuiabanos acostumados com o clima quente de Cuiabá”, concluiu a secretária.
CUIABÁ
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.
Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.
Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.
Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.
Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.
Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”
Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


