CUIABÁ
Em quatro meses, Secretaria Municipal de Saúde zerou fila de exames, convocou concursados e gerou economia aos cofres públicos
CUIABÁ
A administração da saúde pública de Cuiabá pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) fechou o mês de abril com realizações que comprovam o funcionamento das boas práticas na nova gestão, que assumiu em janeiro deste ano, após período interventivo do Governo do Estado (março a dezembro de 2023). “Mesmo diante de um cenário de calamidade pública, o trabalho que vem sendo realizado até aqui é avançado e positivo, estamos corrigindo falhas herdadas de um gabinete que surgiu com o falso mote de solucionar problemas. O trabalho que realizamos beneficia toda a população de Cuiabá e também dos demais 140 municípios já que a capital atende a todos”, afirmou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. Ele relembrou ainda que nesta semana mais 29 médicos. via contratação emergencial, serão contratados para fortalecer o atendimento na rede municipal. “De forma incessante, atuamos. Temos como premissa o cuidado com as pessoas”, finalizou.
Posse a 485 novos servidores da Saúde de Cuiabá
A Secretaria Municipal de Saúde convocou e deu posse a 485 novos servidores que foram classificados no concurso público aberto e finalizado pela pasta.
Graças à administração de Emanuel Pinheiro, o Município realizou em 2022/2023 o maior concurso desde 2014 para a área da saúde, com a oferta de 2.162 vagas. No total, mais de 38 mil pessoas disputaram as vagas. A gestão também disponibilizou seis novos cargos: médico APS (Atenção Primária em Saúde), agente de farmácia, profissional de saúde coletiva APS, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.
Regularização de pagamentos aos hospitais filantrópicos
Em acordo com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) a administração da SMS realizou acordo com hospitais filantrópicos com relação a dívidas do período de intervenção, cobradas apenas após o fim desse período.
O acordo foi firmado com mediação do promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Netto, da 7ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Saúde de Cuiabá com relação aos débitos incontroversos.
Fim do contrato suspeito firmado entre o Gabinete de Intervenção e a Medtrauma
O prefeito Emanuel Pinheiro determinou a rescisão do contrato firmado pelo Gabinete de Intervenção com a empresa Medtrauma Medicina Especializada. A empresa investigada pela Operação Espelho é investigada por esquema na Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Relatório de auditoria realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM) demonstrou indícios de irregularidades e sobrepreço de até 3000%. A rescisão gerou economia aos cofres públicos.
Motos para agentes comunitários
Em março foram entregues 13 motos, das quais dez foram utilizadas pelos agentes comunitários de saúde (ACS) que trabalham na área rural e três ficarão com a equipe de Obras da Secretaria Municipal de Saúde. A entrega dos veículos foi realizada pelo secretário de Saúde, Deiver Teixeira e pelo adjunto de Atenção Primária, José Ricardo Santana.
Zerou fila de 35 procedimentos
A Central de Regulação da SMS zerou a fila de 31 exames e consultas na fila de espera. A Central realizou mutirões, como de mamografia e tomografia.
Além destes foram zerados procedimentos como: Consulta em cardiologia pediátrica, Consulta em Nefrologia Adulto em Cuiabá, Consulta em Oftalmologia de Retina, Consulta em Ortopedia – Mão, Consulta em Ortopedia – Pé, Consulta em Pediatria – em Cuiabá, Consulta em Pneumologista Pediátrica, entre outros
Espaço de Acolhimento da Mulher na UPA Verdão
O 2º Espaço de Acolhimento da Mulher foi inaugurado na UPA Verdão no dia 30 de março. O local irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, de segunda a segunda, a fim de oferecer todo suporte necessário a essas mulheres. A ação atende à recente lei federal que assegura dignidade nos atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica no Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.
Convênio com UFMT para capacitar servidores e oferecer residência médica a estudantes
Em 28 de fevereiro, o secretário de Saúde, Deiver Teixeira, assinou convênio que permitirá a qualificação de servidores da SMS e a realização de residência médica de estudantes de medicina da UFMT e de outros cursos em unidades de saúde do município. O prazo de vigência do convênio é de cinco anos.
O acordo de cooperação técnica é denominado Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAPS), um acordo de colaboração firmado entre entes federativos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) para organizar e integrar as ações e os serviços de saúde.
Veja mais ações:
Dia D da Testagem contra a covid-19 em Cuiabá
Reforma e manutenção da Unidade de Saúde da Família do Coxipó do Ouro
Determinação para realização de concurso público na Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP)
Processos seletivos SMS e ECSP
Realização de inventário no CDMIC
Ampliação para 88 Equipes de Saúde Bucal
Ampliação para 190 Equipes de Saúde da Família
Mutirão que zerou exames de tomografias realizado pela Central de Regulação em parceria com o HMC e o HPSMC
Retomada de obras do PSF Pedra 90 III e IV abandonado durante Intervenção
Realização de mutirão nas USFs sobre Saúde da Mulher
Manutenção em 7 unidades entregues pela intervenção com falhas estruturais
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Ginásio Verdinho recebe finais do futsal dos Jogos Estudantis Cuiabanos nesta quinta e sexta-feira
As finais da modalidade futsal dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2026 prometem movimentar o Ginásio Verdinho nesta quinta-feira e sexta-feira, reunindo os melhores atletas escolares da capital em confrontos decisivos que definirão os representantes de Cuiabá na etapa estadual da competição. As partidas serão realizadas nos dias 25 e 26 de junho.
Segundo o coordenador do futsal, professor Wendel Silva Pereira, a expectativa é de grande presença de público.
“Convidamos toda a torcida para prestigiar as decisões no Ginásio Verdinho, sempre a partir das 17h”, reforça.
A disputa pelos títulos começa na quinta-feira (25), com as decisões da Categoria A (15 a 17 anos):
17h | Masculino: Colégio Fato Educacional x Colégio Isaac Newton (CIN)
18h | Feminino: Colégio Coração de Jesus x Colégio Isaac Newton
Na sexta-feira (26), será a vez dos estudantes da Categoria B (12 a 14 anos) entrarem em quadra:
17h | Feminino: EECM Victorino Monteiro da Silva x Colégio Maxi
18h | Masculino: Colégio Isaac Newton x Colégio Coração de Jesus
A importância das finais vai além da conquista das medalhas. Na Categoria A, o técnico da equipe campeã será responsável por comandar a Seleção Cuiabana nos Jogos Escolares Mato-grossenses, que serão realizados em Sinop. Já na Categoria B, a escola vencedora garantirá vaga direta para representar a capital na fase estadual, em Sapezal. Ambas as competições servem como classificatórias para os campeonatos brasileiros escolares.
Equilíbrio e emoção marcaram as semifinais
O professor Wendel Silva Pereira destacou o alto nível técnico e o equilíbrio que marcaram a definição dos finalistas.
“As semifinais masculinas da Categoria A foram extremamente equilibradas. O Colégio Fato garantiu sua vaga após um jogo duríssimo contra o Padre Ernesto, enquanto o Colégio Isaac Newton avançou ao vencer o Padre Vanir, consolidando a grande final entre CIN e Fato. Na Categoria B, a decisão foi definida após o CIN vencer a Escola Victorino, e o Coração de Jesus superar o Colégio Maxi em um confronto marcado pelo respeito mútuo e pelo alto nível técnico.
No feminino, as disputas também foram intensas. Pela Categoria A, a final será entre o CIN, que venceu a Escola Clênia, e o Coração de Jesus, que superou o Victorino. Já na Categoria B, o Victorino garantiu sua vaga com uma vitória expressiva por 10 a 0 sobre a Nova Pedagogia. Um dos momentos mais marcantes das semifinais aconteceu no duelo entre Coração de Jesus e Maxi. Após abrir 2 a 0, o Coração de Jesus viu o adversário buscar a virada no segundo tempo. O destaque da partida foi a camisa 9 do Coração de Jesus, atleta de apenas 12 anos que demonstrou grande talento e potencial para o futuro.”
Crescimento do futsal escolar
O caminho até as finais consolidou o alto nível técnico desta edição dos JECs, que contou com a participação de 35 escolas das redes pública estadual e privada. Desde as fases eliminatórias, disputadas em espaços como o Ginásio Dom Aquino, o equilíbrio das partidas e a maturidade dos atletas chamaram a atenção da comissão organizadora.
De acordo com o coordenador-geral dos Jogos Estudantis Cuiabanos, professor Dinho Ribeiro, o crescimento do futsal escolar na capital ficou evidente pela alternância de forças entre equipes tradicionais e novas escolas, que surpreenderam ao longo da competição. Segundo ele, esse fortalecimento também reflete o aumento da participação das instituições de ensino e o trabalho desenvolvido no ambiente escolar.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, ressaltou o papel do campeonato na formação dos jovens atletas e reafirmou o compromisso da gestão com o esporte de base.
“Os Jogos Estudantis Cuiabanos são o coração do nosso esporte de base. Ver o Ginásio Verdinho recebendo atletas de alto nível e acompanhar a evolução desses meninos e meninas nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Mais do que revelar talentos para representar Cuiabá nas etapas estadual e nacional, nosso maior objetivo é utilizar o esporte como ferramenta de transformação social, disciplina e cidadania. Convidamos toda a população para prestigiar essa grande festa e apoiar a nossa juventude.”
Para os estudantes, a trajetória até as finais foi construída com meses de dedicação e treinamentos intensos ao longo do primeiro semestre. Na busca pelos títulos, treinadores e organizadores destacam que os Jogos Estudantis Cuiabanos cumprem papel fundamental na inclusão social e na formação cidadã, promovendo valores como respeito, trabalho em equipe, disciplina e superação.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


