CUIABÁ
Empresas de telefonia e comunicação terão que retirar os cabos inutilizados dos postes da Capital
CUIABÁ
A fim de tornar mais rígida e eficiente a retirada de fios e cabos inutilizados dos postes da cidade, o vereador Mauro Brito Junior (PV) apresentou um projeto de lei que visa responsabilizar as empresas de telefonia e internet pelo serviço.
A intenção é compartilhar as responsabilidades dessas concessionárias com a concessionária de energisa, que é detentora dos postes da Capital.
Para tanto, o parlamentar quer acrescentar um parágrafo único ao artigo 2º da Lei Complementar nº 484 de julho de 2020, que terá a seguinte redação: “A retirada de fios e cabos inutilizados devem ser de responsabilidade da concessionária de energia elétrica, assim como das empresas de telefonia e internet que utilizam os postes”.
Além de poluir a paisagem, os cabos muitas vezes chegam a atrapalhar o trânsito e a passagem de pedestres, pois caem dos postes e ficam.
“Também é bom ressaltar o risco que pode oferecer à população, pois os cabos, mesmo que inutilizados, estão em contato com outros fios nos postes, os quais podem ter alta voltagem”, acrescentou o vereador.
A Lei Complementar nº 484 de julho de 2020 já trata sobre o assunto, e prevê a retirada, obrigatória, dos fios e cabos inutilizados dos postes da cidade. Atualmente, contudo, essa responsabilidade é apenas da concessionária de energia.
Acontece que, os postes não são utilizados apenas pela Energisa. “As empresas de telefonia e comunicação também usufruem e devem compartilhar da responsabilidade”, completou Marcus Brito Junior (PV).
Ofício à Ordem Pública
Em março do ano passado, o parlamentar enviou um ofício à Secretaria de Ordem Pública, solicitando que a mesma cobrasse da concessionária de energia a execução desse serviço.
A pasta respondeu afirmando que a retirada desses cabos vinha sendo cobrada, mas ainda se vê muitos fios soltos pela cidade.
“Isso me motivou a tomar uma medida mais efetiva, que é a apresentação deste projeto de lei”, finalizou o vereador.
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


