CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Entre cultura, música e tradição, festa dos 307 anos traduziu o orgulho de ser cuiabano

Publicados

CUIABÁ

Quem não participou da festa de 307 anos de Cuiabá perdeu mais do que um evento comemorativo, pois deixou de vivenciar uma experiência marcada pela diversidade de ritmos, cores e expressões culturais que tomaram conta do Parque das Águas, nos quatro dias de programação, de 7 a 10 de abril. A celebração, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e pela Prefeitura de Cuiabá, com coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, agradou pessoas de todas as idades, famílias e quem estava “turistando” pela capital. Além dos shows e das opções gastronômicas, a segurança e a estrutura foram destaques do evento, considerado à altura da grandeza de Cuiabá e do que o povo merece.

“Estou gostando muito, principalmente porque estou observando que reúne jovens, adultos, pessoas de mais idade e famílias. E isso é muito importante nos dias atuais. Sou de Uberlândia (MG), estou a passeio em Cuiabá e gosto de opções de lazer. Lá na minha cidade tem algumas opções, mas não como esta e como as que já vi aqui em Cuiabá. Vim nesta noite do lambadão e tive a grata alegria, porque é muito gostoso”, relatou Maricelma Sarapy Davantel.

Ela também conheceu o Museu do Rio, em Cuiabá, e ficou encantada com a variedade de peixes. Afirmou que, em Uberlândia, não há opções semelhantes e que pretende voltar ao Museu do Rio, no Porto. “Hoje vou aproveitar a festa aqui no Parque das Águas, que está fantástica, uma coisa de cada vez”, pontuou.

Leia Também:  EMEB Professora Gracildes Melo Dantas será pioneira no desenvolvimento do programa "Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania" em formato digital

Elizabeth Courassa e o irmão, Mario Sérgio Courassa, com a esposa, Francisca Luzia Courassa, acompanhavam a turista e estavam igualmente satisfeitos com as atrações regionais. “Maravilhoso! Maravilhoso!”, exclamou Elizabeth.

“Eu vim também em outros dias da programação, que está excelente, totalmente diferente de todos os anos. É algo que faz você ficar feliz e se orgulhar, porque isso é Cuiabá, e Cuiabá merece sempre eventos como este, muito bem estruturado e acolhedor, que reflete o calor humano. Parabéns à administração e ao prefeito Abilio Brunini por essa iniciativa”, disse Mario.

Para os participantes, festa é isso: alegria, comida, diversão e muita música.

Leidiane Almeida de Medeiros, moradora do bairro Planalto, em Cuiabá, só pôde ir no último dia da programação. “Esse foi o dia que tive para aproveitar. Eu gosto de música e fiquei sabendo da variedade de shows gratuitos que havia na programação. E vi que tem bastante comida, né? Tem comida, tem atração, eu gosto disso. Esse aniversário de Cuiabá foi um evento que conseguiu agregar um pouco de tudo e permitir curtir bastante coisa”, pontuou.

O marido de Leidiane, Wesley Ribeiro de Lima, também disse que gostou. “Cuiabano que gosta do rasqueado gosta de brincar, gosta de curtir, né? O evento está ótimo. E o mais importante: nesses dias todos de programação, não houve nenhuma briga, não houve nada. Então, é uma confraternização gostosa. Não teve nenhuma ocorrência, nenhum problema até agora, está tudo muito bom”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá paga salários com bônus de desempenho aos professores e técnicos da educação

Seu Luiz Nicolau Kunzler, morador do residencial Santa Inês, é um típico observador que aprecia bons lugares. Compareceu sozinho ao último dia do evento, na sexta-feira (10), do jeito que ele gosta. “Eu aproveito, estou fazendo turismo aqui em Cuiabá”, brincou, antes de prosseguir. “Eu sempre venho caminhar aqui no Parque das Águas, onde, nestes dias, tem sido o palco das festividades alusivas ao aniversário de Cuiabá. E, por sinal, está muito bom. Eu convido as pessoas para que sempre venham a esses eventos, porque é muito importante. O visual aqui é muito bonito. Nós temos uma lagoa bonita, um povo maravilhoso, um lugar que nos proporciona segurança, e isso é muito importante. E tem convívio familiar”, frisou.

Para o secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, a sensação é de dever cumprido. “Quem esteve presente na celebração dos 307 anos de Cuiabá pôde sentir, de perto, a força da nossa identidade cultural. Preparamos uma programação pensada para valorizar a diversidade de ritmos e expressões que representam o nosso povo, e o resultado foi um evento acolhedor, seguro e que ficará na memória. Mais do que uma festa, foi uma experiência que reforça o orgulho de ser cuiabano e mostra que a cultura é um dos nossos maiores patrimônios”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.

A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.

O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.

Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Educação e 1ª Vara da Infância e Juventude celebram convênio para cessão de profissionais

A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.

Serviço

Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA