CUIABÁ
Estado e Prefeitura unem forças para viabilizar 10 mil unidades habitacionais em Cuiabá
CUIABÁ
O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, oficializou na tarde desta sexta-feira (8) uma parceria com a Prefeitura de Cuiabá para a construção de 10 mil unidades habitacionais na capital. O anúncio foi feito ao lado do prefeito Abilio Brunini, durante uma visita à Câmara Municipal de Vereadores.
A iniciativa marca o início de uma força-tarefa entre Estado e município para enfrentar o déficit habitacional em Cuiabá, estimado em cerca de 44 mil moradias. O projeto será desenvolvido por meio do programa Ser Família Habitação, com participação do Governo do Estado, Prefeitura e iniciativa privada.
Ao anunciar a parceria, Pivetta destacou que o programa deve se tornar o maior já realizado na história de Cuiabá e de Mato Grosso. “O Ser Família Habitação, com o Governo do Estado, vai lançar 10 mil unidades. A gente vai conseguir entregar o maior programa habitacional que esse Estado e esse município já tiveram. Então é uma grande parceria. Cuiabá e Estado de Mato Grosso, ambos indo no rumo certo”, afirmou o governador.
O prefeito Abilio Brunini ressaltou que a união entre Estado e município será fundamental para garantir moradia digna às famílias cuiabanas. “Estamos unindo esforços para enfrentar um dos maiores desafios da cidade, que é o déficit habitacional. Com o apoio do Governo do Estado, queremos garantir a construção de 10 mil unidades e ampliar o acesso à moradia digna para a nossa população”, declarou.
A parceria entre Prefeitura e Governo do Estado começou a ser estruturada após reuniões técnicas realizadas no Palácio Paiaguás, quando foram definidos os primeiros encaminhamentos para acelerar projetos habitacionais e ampliar investimentos em Cuiabá. A proposta prevê modelos complementares, como utilização de áreas públicas, parcerias com construtoras e programas de loteamento urbanizado com subsídios para famílias de baixa renda.
Durante a agenda desta sexta-feira, Abilio e Pivetta também anunciaram a inauguração do novo Ganha Tempo do Pedra 90, marcada para segunda-feira (11). Segundo os gestores, a unidade contará com serviços estaduais e reforço na estrutura de segurança da região, incluindo delegacia e destacamento da Polícia Militar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura de Cuiabá soluciona mais dois pontos críticos de drenagem em cinco dias
A Prefeitura de Cuiabá concluiu a recuperação de mais dois pontos considerados críticos na infraestrutura viária da capital. As intervenções foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras e contemplaram problemas antigos de drenagem na Rua Crisóstomo, localizada no bairro Santa Rosa, e no Córrego 8 de Abril.
As ações fazem parte do trabalho contínuo da administração municipal para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança a motoristas, pedestres e moradores das regiões afetadas. Segundo a Secretaria, os locais apresentavam falhas estruturais que exigiam intervenções emergenciais para evitar novos danos e transtornos à população.
No Córrego 8 de Abril, a execução da obra exigiu a interdição total do trânsito por dois dias. Durante o período, equipes técnicas realizaram a recuperação da estrutura de drenagem e a recomposição da via. Com a conclusão dos serviços, o tráfego foi totalmente liberado nesta quarta-feira, restabelecendo a circulação normal de veículos na região.
Já na Rua Crisóstomo, no bairro Santa Rosa, os trabalhos resultaram na correção de problemas históricos relacionados à estrutura de drenagem, contribuindo para minimizar os impactos, principalmente para os moradores. A ação durou cinco dias, com início na semana passada e conclusão nesta quarta-feira. Foi realizada a recuperação de uma caixa de drenagem de grande porte, reforçando a estrutura para suportar a demanda.
As equipes seguem em ação contínua, executando obras preventivas e corretivas para ampliar a durabilidade das vias e garantir mais segurança à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


