CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Gestão Emanuel Pinheiro e TJ entregam 342 títulos aos moradores do Dr. Fábio I e II

Publicados

CUIABÁ

Emoção, alegria, segurança e realização de sonhos. Esses foram os sentimentos mais destacados por todos que participaram da entrega de 342 títulos definitivos de propriedade pela gestão Emanuel Pinheiro, aos moradores dos bairros Dr. Fábio I e II, na noite de quinta-feira (31). O corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, o vice-prefeito José Roberto Stopa e do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Marcrean Santos, entregaram a escritura definitiva, registrada em cartório, sem nenhum custo, a cerca de 1.500 moradores do Dr. Fábio e região somente neste ano.

O evento desta quinta-feira é uma parceria com a Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso, que realiza, por meio do Conselho Nacional de Justiça, a Semana Nacional de Regularização Fundiária Solo Seguro. Durante toda a semana, foram entregues títulos em oito bairros da capital.

“Nosso compromisso é garantir serviços e efetivar ações que se traduzam na melhoria de vida aos que mais necessitam. A ação da Prefeitura de Cuiabá é um sinal de respeito a todos que ajudam a construir essa cidade e necessitavam da segurança jurídica de seus imóveis”, avaliou o prefeito da capital.

“Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, quero agradecer e muito a sua presença desembargador Juvenal Pereira, porque ela tem um simbolismo muito grande. Determina o compromisso do Judiciário para com a regularização fundiária, representa de forma muito especial e direciona o que o município e o Estado vêm fazer no quesito regularização fundiária. E o senhor pode ter certeza, que no município de Cuiabá nós vamos continuar avançando e, num futuro muito breve, estaremos regularizando muitos outros bairros, como o São Francisco e o Jardim Passaredo”, declarou José Roberto.

Stopa lembrou que em 2016, no primeiro ano, do primeiro mandato de Emanuel Pinheiro, o problema principal em Cuiabá era o asfalto, problema sentido na pele por todos os antigos moradores do Dr. Fábio. “E foi uma luta muito grande dos líderes da região para que a gente desse dignidade ao Dr. Fábio I, ao Dr. Fábio II, ao Altos da Serra I. E também, em breve, ao Altos da Serra II, porque até novembro ou dezembro estaremos entregando o bairro totalmente asfaltado”.

Leia Também:  Feira Natalina movimenta o Complexo Biocultural do Porto com cultura, gastronomia e educação ambiental

Histórias de sucesso

Corregedor-geral de Justiça de Mato Grosso, o desembargador Juvenal Pereira da Silva destacou a satisfação de estar no Dr. Fábio, ressaltando que conhece muito bem a história do bairro. Lembrou que em 1997, quando era juiz da 3ª Vara, havia uma ação judicial que envolvia a comunidade. “Creio que muitos dos senhores, num acordo com a dona Luzia Isabel, pagaram muitas prestações para adquirirem os lotes e hoje, aqui, muitos destes estão sendo regularizados”.

O corregedor enfatizou o “brilhante trabalho” que o prefeito Emanuel Pinheiro tem desenvolvido em Cuiabá. Ressaltou também a dedicação dos servidores da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, citando o nome da assessora especial, Joelma de Souza. “Joelma que muito contribuiu para essa ação nesta noite, sempre junto conosco na Corregedoria, tratando não só deste assunto, como de outros de interesse da sociedade cuiabana”.

E também enfatizou os esforços empreendidos pelo secretário Marcrean Santos. “Vereador Marcrean, hoje secretário municipal de Habitação, e que tem empreendido esforços para a regularização de terras, terrenos, no município de Cuiabá. E todos os senhores sabem deste trabalho que ele vem desenvolvendo em prol do povo cuiabano”.

O desembargador reforçou que o título definitivo, a escritura pública, devidamente matriculada, sem qualquer ônus para os moradores, é um grande avanço social e uma garantia jurídica.

“Hoje estamos testemunhando a concretizando dos sonhos que, ao longo das gerações, impactaram vidas e fortaleceram laços. Este evento é a materialização do poder transformador que a Justiça pode exercer na vida das pessoas. Estamos aqui para celebrar algo profundo e duradouro, o direito inalienável de cada família a um lar seguro, digno e legitimamente reconhecido”.

Enfatizou que cada morador que recebeu seu título representa uma história de sucesso, de batalha e de futuros mais seguros. “Temos recebido fotos, que são a prova do caminho que cada um percorreu. Testemunho do compromisso mútuo e da colaboração entre instituições e comunidades. Parabéns a cada família que hoje não só celebra o recebimento da posse definitiva de suas propriedades, podendo dela dispor da melhor forma que as prover. Senhores, a partir deste documento, têm a segurança jurídica da propriedade reconhecida por todos. Parabéns aos parceiros e colaboradores que tornaram esse evento possível e de alegria”.

Leia Também:  Secretaria de Saúde teme caos na rede por falta de médicos

Registrado, sem custo

O secretário Marcrean Santos reforçou que todos os títulos entregues pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro já estão registrados em cartório e que não possuem qualquer custo aos moradores.

“Me alegro muito estar aqui esta noite. Essa semana toda entregamos títulos em vários bairros de Cuiabá. Há pessoas que estão há 20, 30 anos esperando o momento de estar recebendo seu título registrado em cartório, o que é um direito de cidadania. Com esse documento pode fazer financiamento, pode dizer, sem dúvida alguma, agora sou proprietário de direito e de fato da minha casa, porque tenho o documento registrado”.

Marcrean reforça que muitos moradores de Cuiabá, há muitos anos, recebiam um documento que, se não fosse registrado em cartório, perdia a validade em um ano. Sem essa informação, ou sem ter como arcar com os custos, os moradores deixaram os papéis guardados. “Agora vocês estão recebendo esse título registrado, sem custo algum para o munícipe. Agora podem pedir um financiamento me banco para melhorar ou ampliar o imóvel. Este documento presenta uma valorização no valor venal do imóvel de pelo menos 30%”.

O secretário agradeceu a todos os servidores da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária pelo trabalho, pelo empenho, assim como as lideranças comunitárias pela luta. “Agora chegou o documento tão esperado por vocês”.

Também participaram do evento o secretário de Governo, Edilson Odilon, e o vereador por Cuiabá, Cezinha Nascimento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Zeladoria urbana avança em Cuiabá com limpeza de 90 praças e 20 avenidas em janeiro

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  "Os benefícios para o município e para a sociedade ao alcançar a universalização do saneamento básico superam as resistências e críticas", defende Emanuel Pinheiro ao receber prêmio do Trata Brasil

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA