CUIABÁ
Médicos do HMC e Hospital São Benedito salvam vidas diariamente
CUIABÁ
No dia 18 de outubro, celebramos o Dia do Médico, a data faz lembrar a importante missão deste profissional, que salva vidas diariamente. No Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC) e Hospital Municipal São Benedito (HMSB) esses profissionais se dividem em diversas especialidades.
São os médicos que atuam na recuperação da saúde e na manutenção da vida através dos atendimentos via consulta, exames, cirurgias e outros procedimentos. A produtividade dos médicos é evidenciada nos dados estatísticos das unidades hospitalares.
O Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, que fica dentro do Hospital Municipal de Cuiabá, a equipe médica atendeu 25.790 pessoas de janeiro a agosto deste ano (setor Urgência e Emergência). A maioria dos atendimentos são de traumatologia, advindos de ambulâncias e Serviço de Atendimento Móvel ao Usuário (SAMU).
No período de janeiro a agosto de 2022 fechou com 126 atendimentos no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), 563 no Centro de Informação Antiveneno (CIAVE), 25.876 consultas ambulatoriais com diversas especialidades, 4.010 cirurgias, 6.405 internação adulta e 480 internação pediátrica. Totalizando entre Pronto-Socorro e HMC mais de 63 mil atendimentos.
O período de março a agosto de 2022 o Hospital Municipal São Benedito realizou entre os atendimentos da ortopedia e neurocirurgia 212 atendimentos no mês de março, 711 em abril, 566 em maio, 630 em junho, 676 em julho e 687 atendimentos no mês de agosto. Entre os meses de janeiro a fevereiro a unidade passava por processo de reestruturação para o retorno ao perfil original da unidade, já que ficou atendendo exclusivamente casos covid.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra os hospitais municipais, sob a gestão do Prefeito Emanuel Pinheiro, destacou que a produção das unidades é bem significativa e representa a importância dos serviços dos médicos.
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, as unidades hospitalares são referências em ortopedia, traumatologia e neurocirurgia no Estado de Mato Grosso.
“É um orgulho para nós ter tantos profissionais dedicados ao exercício de salvar vidas. São valorosos médicos que atuam com dedicação e amor aos cuidados dos usuários do Sistema Único de Saúde. Agradeço a todos os médicos por ajudarem a cuidar da nossa gente. Nossa meta é sempre o melhor, e isso só é possível graças a vocês”, pontuou o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT
CUIABÁ
UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que pontos isolados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro registraram vazamentos de água durante a forte chuva. A situação ocorreu em razão da obra de substituição completa do telhado e das calhas da unidade, iniciada no fim de maio e ainda em execução. O caso foi registrado na noite de segunda-feira (22).
Como parte da reforma, alguns trechos da cobertura permanecem temporariamente abertos para a troca das telhas, calhas e demais estruturas do telhado. Nesses locais, a ocorrência de chuvas intensas pode provocar infiltrações pontuais, situação considerada possível durante esse tipo de intervenção.
Apesar dos vazamentos, nenhum atendimento foi comprometido. A UPA permaneceu funcionando normalmente durante toda a noite e segue operando nesta terça-feira (23), sem interrupção de consultas, exames ou atendimentos de urgência e emergência. Os consultórios, salas de exames e demais setores assistenciais não foram afetados, garantindo a continuidade da assistência prestada à população.
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, juntamente com a empresa responsável pela execução da obra, estiveram na unidade realizando os reparos necessários e acompanhando a evolução dos serviços para restabelecer completamente as áreas atingidas.
A escolha do período para execução da reforma levou em consideração as condições climáticas da região. Historicamente, o mês de junho, início do inverno, é marcado pelo período de estiagem no Centro-Oeste, com baixo volume de chuvas, sendo considerado o momento mais adequado para intervenções em coberturas. No entanto, as precipitações registradas nos últimos dias foram atípicas para esta época do ano.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a manutenção é uma obra estrutural necessária e que a resposta das equipes foi imediata.
“Estamos realizando uma intervenção importante e aguardada há anos. Durante a substituição completa do telhado e das calhas, é possível que ocorram situações pontuais como essa, especialmente diante de uma chuva fora do padrão esperado para esta época do ano. Assim que identificamos os vazamentos, nossas equipes e a empresa responsável foram acionadas e já estão trabalhando no local. O principal é que nenhum atendimento foi interrompido e a população continuou sendo assistida normalmente”, afirmou.
A necessidade das melhorias foi identificada durante visita técnica realizada em abril deste ano pela secretária Deisi Bocalon e pelo secretário adjunto Odair Mendonça. Na ocasião, foram levantadas as principais demandas estruturais da UPA Morada do Ouro e iniciado o planejamento de uma ampla reforma.
“A troca do telhado é uma intervenção de grande porte, necessária para solucionar problemas estruturais antigos. A obra segue dentro do cronograma e está sendo acompanhada diariamente pela equipe técnica para garantir a segurança da unidade e a continuidade dos atendimentos”, disse o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.
Além da substituição do telhado e das calhas, o projeto contempla a reestruturação dos banheiros, troca de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, promovendo melhores condições para pacientes e profissionais.
A UPA Morada do Ouro realiza, em média, 400 atendimentos por dia e conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, garantindo assistência contínua à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


