CUIABÁ
Prefeito recebe visita do ministro da CGU e discute fortalecimento interno do Município junto ao governo federal
CUIABÁ
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu a visita do ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Mendes de Carvalho, para discutir o fortalecimento interno do município junto ao Governo Federal. O encontro, ocorrido na tarde desta quinta-feira (4), contou com a presença do controlador-geral do município, Hélio Santos Souza.
“Tivemos a honra de receber a visita do ministro da Controladoria Geral da União para falarmos sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido na CGU, especialmente no que diz respeito à integridade, transparência, compliance, e uma forma de contribuir e de estimular um fortalecimento efetivo do controle interno dentro dos entes federativos”, explicou o prefeito.
Conforme o gestor, além da troca de ideias e experiências, o encontro serviu para ouvir do controlador-geral da União sobre as principais metas do trabalho realizado no governo federal.
“Estamos avançando bastante nos quesitos da transparência, da integridade e do compliance, isso porque há um grande fortalecimento do controle interno. Com isso, nós conseguimos administrar cada vez mais com segurança e com uma blindagem política e administrativa muito maior. Então, fico muito feliz e honrado em receber essa visita do ministro e toda a sua equipe”, reiterou Emanuel.
Segundo o controlador-geral do município, Hélio Santos, a parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a CGU diante do programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ foi um dos assuntos discutidos entre o grupo.
“Essa visita do ministro ao município foi muito boa para destacar e falar sobre essa parceria, que tem sido bastante duradoura e muito proveitosa aqui para Cuiabá”, avaliou.
O projeto
O programa ‘Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania (UPT)’ é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, cujo objetivo é despertar em estudantes o senso de cidadania, ética, participação e responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações.
As experiências proporcionadas pelo processo de ensino-aprendizagem colaborativo são desenvolvidas em sala de aula ou ambiente virtual de aprendizagem com a participação de um educador, que pode contar com uma capacitação no Programa, em formato EAD (plataforma AVAMEC).
O UPT é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e dispõe de materiais indicados para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). Além disso, há materiais complementares como vídeos, tirinhas e histórias que podem ser usados livremente pelo educador em qualquer fase escolar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


