CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

CUIABÁ

Prefeito revoga exonerações de profissionais da odontologia pelo gabinete de intervenção do Estado e garante retomada dos atendimentos nos Centros de Especialidades Odontológicas

Publicados

CUIABÁ

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a revogação das exonerações de 33 profissionais da odontologia, entre técnicos de Saúde Bucal (TSBs) e dentistas, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) nos bairros Jardim Vitória, Leblon e Tijucal. Essas exonerações, realizadas pelo gabinete de intervenção do Estado, ocorreram de forma abrupta e sem justificativa, às 20h da última sexta-feira (29/12), coincidindo com o fim do período de autonomia na Saúde do município, que se estendeu até o dia 31 de dezembro.

Essa medida contradiz as alegações do gabinete de intervenção do Estado, revelando que, ao invés de promover melhorias na saúde municipal, resultou em perdas significativas no atendimento à população. A situação está em processo de apuração, e os detalhes serão divulgados publicamente para conhecimento das autoridades e da população, que é a parte mais afetada.

A exoneração desses profissionais resultou na inviabilização dos atendimentos nos CEOs dos bairros Jardim Vitória, Leblon e Tijucal, levando à necessidade de reorganização das escalas nessas unidades, prejudicando diretamente a população que busca pelos serviços. Apesar de alguns TSBs terem sido convocados do concurso público, a quantidade é insuficiente, especialmente considerando a expansão da gestão Emanuel Pinheiro, que implementou mais de 58 Postos de Saúde da Família (PSFs), além dos CEOs já existentes. Isso requer a revisão dos lotacionogramas e a espera pela apresentação dos novos servidores. “Vamos adotar todas as medidas cabíveis que possibilitem o atendimento de qualidade à população”, reforçou o gestor que desde o dia 1º de janeiro de 2024 está novamente à frente da administração da Saúde Pública na capital.

Leia Também:  Desembargador Orlando Perri reconhece avanços na Saúde na gestão Emanuel Pinheiro

Dos 33 profissionais exonerados, 30 são técnicos de Saúde Bucal (TSB) e três são cirurgiões dentistas, ressaltando-se que esses profissionais ainda estavam sob contrato do processo seletivo vigente. Mesmo considerando a convocação dos dentistas aprovados no concurso de 2023, a ausência dos técnicos comprometeria seriamente o funcionamento dos CEOs, que dependem de sua assistência nos atendimentos.

Além destes servidores, no mesmo mês de dezembro, 38 profissionais de nível técnico foram exonerados de forma semelhante e sem justificativas, incluindo 20 agentes de saúde e profissionais de nível superior.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Leia Também:  Defesa Civil de Cuiabá atua em apoio ao Bombeiro no combate a incêndio de grandes proporções

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

CUIABÁ

POLÍCIA

POLÍTICA MT

MATO GROSSO

MAIS LIDAS DA SEMANA