CUIABÁ
Trecho de pista será bloqueado nesta quinta-feira (17)
CUIABÁ
Por conta das obras do Complexo Viário Leblon, executadas pelo governo do Estado, um trecho da pista do Viaduto da Avenida Miguel Sutil será bloqueado nesta quinta-feira (17).
Por isso, será adotado um sistema de fluxo e contrafluxo de veículos no sentido Miguel Sutil/Fernando Corrêa e sentido Miguel Sutil-Rodoviária que vai durar das 10h às 17h00. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estarão no local para orientar motoristas.
A restrição é necessária para garantir a segurança dos motoristas, pois vários caminhões estarão no local para despejar materiais de concreto necessários a implantação da terceira via que vai estender a Avenida Miguel Sutil à lateral da alça que liga a Avenida Historiador Rubens de Mendonça com a Avenida Miguel Sutil, nas proximidades da loja de motos Honda.
As obras do Complexo Viário Leblon são realizadas pelo governo do Estado e realizam uma série de intervenções no entorno da Trincheira Jurumirim, na Avenida Miguel Sutil.
O diretor de trânsito Pedro César Gonçalves orienta motoristas a ter prudência. “Uma solução é buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos”, enfatiza.
#PraCegoVer
A matéria é ilustrada com a captação de uma imagem aérea das obras do Complexo Viário Jardim Leblon. Nela, se visualiza prédios comerciais e a extensão da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a popular Avenida do CPA.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
UPA Morada do Ouro registra vazamentos pontuais, mas mantém atendimentos normais
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que pontos isolados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro registraram vazamentos de água durante a forte chuva. A situação ocorreu em razão da obra de substituição completa do telhado e das calhas da unidade, iniciada no fim de maio e ainda em execução. O caso foi registrado na noite de segunda-feira (22).
Como parte da reforma, alguns trechos da cobertura permanecem temporariamente abertos para a troca das telhas, calhas e demais estruturas do telhado. Nesses locais, a ocorrência de chuvas intensas pode provocar infiltrações pontuais, situação considerada possível durante esse tipo de intervenção.
Apesar dos vazamentos, nenhum atendimento foi comprometido. A UPA permaneceu funcionando normalmente durante toda a noite e segue operando nesta terça-feira (23), sem interrupção de consultas, exames ou atendimentos de urgência e emergência. Os consultórios, salas de exames e demais setores assistenciais não foram afetados, garantindo a continuidade da assistência prestada à população.
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Adjunta de Atenção Secundária, juntamente com a empresa responsável pela execução da obra, estiveram na unidade realizando os reparos necessários e acompanhando a evolução dos serviços para restabelecer completamente as áreas atingidas.
A escolha do período para execução da reforma levou em consideração as condições climáticas da região. Historicamente, o mês de junho, início do inverno, é marcado pelo período de estiagem no Centro-Oeste, com baixo volume de chuvas, sendo considerado o momento mais adequado para intervenções em coberturas. No entanto, as precipitações registradas nos últimos dias foram atípicas para esta época do ano.
A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a manutenção é uma obra estrutural necessária e que a resposta das equipes foi imediata.
“Estamos realizando uma intervenção importante e aguardada há anos. Durante a substituição completa do telhado e das calhas, é possível que ocorram situações pontuais como essa, especialmente diante de uma chuva fora do padrão esperado para esta época do ano. Assim que identificamos os vazamentos, nossas equipes e a empresa responsável foram acionadas e já estão trabalhando no local. O principal é que nenhum atendimento foi interrompido e a população continuou sendo assistida normalmente”, afirmou.
A necessidade das melhorias foi identificada durante visita técnica realizada em abril deste ano pela secretária Deisi Bocalon e pelo secretário adjunto Odair Mendonça. Na ocasião, foram levantadas as principais demandas estruturais da UPA Morada do Ouro e iniciado o planejamento de uma ampla reforma.
“A troca do telhado é uma intervenção de grande porte, necessária para solucionar problemas estruturais antigos. A obra segue dentro do cronograma e está sendo acompanhada diariamente pela equipe técnica para garantir a segurança da unidade e a continuidade dos atendimentos”, disse o secretário adjunto de Atenção Secundária, Odair Mendonsa.
Além da substituição do telhado e das calhas, o projeto contempla a reestruturação dos banheiros, troca de portas, pintura geral, reforço na limpeza e instalação de exaustores, promovendo melhores condições para pacientes e profissionais.
A UPA Morada do Ouro realiza, em média, 400 atendimentos por dia e conta com sete médicos de plantão, sendo dois pediatras e cinco clínicos gerais, além de profissionais que atuam no box de emergência e médicos visitadores, garantindo assistência contínua à população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


