CUIABÁ
Unidades educacionais da rede pública municipal de ensino participam de encontro sobre o Programa Saúde na Escola
CUIABÁ
Profissionais da educação e responsáveis técnicos da saúde participaram nesta terça-feira (31), no Auditório Maestro China da Secretaria Municipal de Educação, de um encontro visando a capacitação para as ações do Programa Saúde na Escola 2021-2022. Durante o encontro, os participantes discutiram a elaboração do plano de ação para este ano.
O Programa Saúde na Escola (PSE), é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituída em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. O Programa é voltado as crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, com o objetivo de promover saúde e educação integral, para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileira.
Na abertura do encontro, a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Guimarães falou sobre as expectativas da gestão em relação as ações que serão realizadas. “O Programa Saúde na Escola veio para articular ações conjuntas entre a Saúde e Educação em prol do desenvolvimento integral das crianças, por meio de uma aprendizagem mais dinâmica. A escola precisa da parceria de outros atores sociais na educação das nossas crianças e adolescentes unindo os conhecimentos e competências pedagógicas e técnicas que possam auxiliar na construção. em parceria, de uma Educação mais humana e de qualidade”, disse Marcela Guimarães.
Ao todo, participaram do encontro, 72 coordenadores das unidades educacionais e 58 responsáveis técnicos das Estratégias de Saúde da Família (PSF), das quatro regionais, Sul e Oeste (pela manhã) e Norte e Leste (no período da tarde). Durante o evento, a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sérgio Luiz Ferreira da Silva, CMEI Serginho, Rosângela de Jesus, falou da experiência realizada na unidade e também no CMEI Paulo Ronan. “É extremamente importante olharmos para as nossas crianças e vermos as suas necessidades e, a partir daí, buscar ajuda”, disse a diretora.
Neste ciclo do Programa Saúde na Escola estão previstas ações em saúde ambiental; promoção de atividade física, alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal, auditiva e ocular e prevenção à Covid-19.
A responsável técnica do Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde, Izabelle Essashika explicou como serão realizadas as ações. “O público alvo é a comunidade escolar e. as escolas fazem adesão ao programa que leva em conta, a vulnerabilidade social dos estudantes. Todas as ações são articuladas entre Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, que são os responsáveis pelo Programa. As ações são definidas de acordo com a capacidade operacional da escola”, disse ela.
Ohana Alves Medeiros Neres, assessora da Secretaria Municipal de Educação explicou que este é um momento de apresentação do Programa aos coordenadores escolares. “Muitas ações já estão sendo desenvolvidas pelas unidades educacionais, como as orientações e prevenções contra a Covid-19; orientações de higiene e ações de prevenção em saúde e preservação ambiental. Agora as unidades irão organizar seu calendário e informar essas ações às unidades de saúde”, explicou.
CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto Bom de Bola, Bom de Escola com atletas do exterior
A Prefeitura de Cuiabá apresenta nesta terça-feira (23) o projeto Bom de Bola, Bom de Escola, iniciativa que amplia as ações de formação esportiva gratuita para crianças e adolescentes da capital. O evento contará com a presença do prefeito Abilio Brunini, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Jefferson Neves, vereadores, secretários municipais e representantes do esporte mato-grossense.
A programação terá como destaque a participação de dois atletas cuiabanos que atualmente atuam no futebol internacional: Rikelme Hernandes, jogador do Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, e Lucas Calegari, lateral-direito do Eyüpspor, equipe da primeira divisão da Turquia. Os atletas irão compartilhar experiências de suas trajetórias profissionais e participar das atividades de apresentação do programa.
O projeto integra a ampliação do programa Bom Esporte, Bom de Escola e prevê atendimento gratuito a 600 crianças e adolescentes em polos distribuídos por diferentes regiões de Cuiabá. A iniciativa garantirá aos participantes acesso a treinamentos esportivos, uniformes, alimentação, materiais esportivos e acompanhamento técnico especializado.
Além da prática esportiva, o programa terá acompanhamento do desempenho escolar dos alunos, fortalecendo a proposta de integração entre educação e esporte. A meta é estimular a permanência dos jovens na escola, promover inclusão social e oferecer novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
A presença de atletas que alcançaram destaque fora do país reforça um dos principais objetivos do projeto: mostrar às novas gerações que a dedicação aos estudos e ao esporte pode abrir caminhos e transformar realidades. A expectativa da Prefeitura é ampliar o alcance da iniciativa nos próximos anos, com a criação de novas vagas e parcerias voltadas à formação esportiva de crianças e adolescentes da capital.
Serviço
Evento: Apresentação do projeto Bom de Bola, Bom de Escola
Data: 23 de junho de 2026 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Mini Estádio João Faustino Lima, bairro Praeirinho, Cuiabá
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT


